Atos educativos com adultos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luis Eduardo Abrantes da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11558
Resumo: As Infecções Sexualmente Transmissíveis são consideradas grande problema de saúde pública que vêm se alastrando durante décadas, onde todos os grupos sociais de qualquer faixa etária estão susceptíveis a adquirir alguma dessas infecções, sejam elas transmitidas de forma direta ou indireta. São transmitidas, na maioria das vezes, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem a utilização da camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que já se encontra infectada. Este estudo torna-se relevante por abordar e trabalhar por meio de atos educativos os saberes dos jovens adultos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, já que a mesma ainda é vivenciada como um tabu entre os mesmos. O presente estudo objetivou-se a realização de ações educativas em busca do empoderamento dos adultos jovens acerca da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Trata-se de estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa e mediado pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com estudantes do terceiro ano do ensino médio do Educação de Jovens Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Foi utilizado como método de análise o Discurso do Sujeito Coletivo. Este estudo teve início mediante a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer de nº 3.412.870. Esta pesquisa seguiu quatro etapas para sua realização, sendo a primeira o diagnóstico situacional na qual elencou todas as necessidades e problemáticas envoltas da definição, transmissão, prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Na segunda etapa, foi o planejamento das ações educativas de acordo com os achados. Na terceira etapa, foi a implementação das ações planejadas, na qual objetivou-se sanar todas as necessidades e problemas encontrados. A última e quarta etapa, foi a avaliação das ações implementadas, na qual foi expressada como positiva pelos adultos jovens nos seus discursos pós intervenções. Por fim, foi possível identificar que as intervenções educativas atingiram os objetivos propostos nessa pesquisa, oportunizando maior agregação de conhecimentos nos adultos jovens acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
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Este estudo torna-se relevante por abordar e trabalhar por meio de atos educativos os saberes dos jovens adultos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, já que a mesma ainda é vivenciada como um tabu entre os mesmos. O presente estudo objetivou-se a realização de ações educativas em busca do empoderamento dos adultos jovens acerca da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Trata-se de estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa e mediado pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com estudantes do terceiro ano do ensino médio do Educação de Jovens Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Foi utilizado como método de análise o Discurso do Sujeito Coletivo. Este estudo teve início mediante a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer de nº 3.412.870. Esta pesquisa seguiu quatro etapas para sua realização, sendo a primeira o diagnóstico situacional na qual elencou todas as necessidades e problemáticas envoltas da definição, transmissão, prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Na segunda etapa, foi o planejamento das ações educativas de acordo com os achados. Na terceira etapa, foi a implementação das ações planejadas, na qual objetivou-se sanar todas as necessidades e problemas encontrados. A última e quarta etapa, foi a avaliação das ações implementadas, na qual foi expressada como positiva pelos adultos jovens nos seus discursos pós intervenções. Por fim, foi possível identificar que as intervenções educativas atingiram os objetivos propostos nessa pesquisa, oportunizando maior agregação de conhecimentos nos adultos jovens acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis.Sexually Transmitted Infections are considered major public health problem that come spreading for decades, where all social groups of any age are likely to acquire some of these infections, whether they are transmitted either directly or indirectly. Are transmitted, most of the times, by means of sexual contact (oral, vaginal, anal) without the use of the male condom or female, with a person who is already infected. This study becomes relevant for addressing and working through acts of education the knowledge of young adults about sexually transmitted infections, since the same is still experienced as a taboo between them. The present study aimed to the achievement of educational actions in pursuit of the empowerment of young adults about the prevention of sexually transmitted infections. It is a descriptive study of a qualitative approach and mediated by the action research. This study was conducted with students in the third year of secondary school of education of young adults in the State School education, primary and secondary Bishop Moses Coelho, located in the city of Cajazeiras-PB. It was used as a method of analysis of the discourse of the Collective Subject. This study began through the approval in the Committee of Ethics and Research under the opinion nº 3,412.870. This study followed four steps for its implementation, the first being the situational diagnosis in which elencou all needs and problems shrouded the definition, transmission, prevention and treatment of sexually transmitted infections. In the second stage, was the planning of educational actions in accordance with the findings. In the third step, was the implementation of the planned actions, in which aimed to remedy all the needs and problems encountered. The last and fourth stage, was the evaluation of the actions implemented, which was expressed as positive by young adults in their speeches after interventions. Finally, it was possible to identify that the educational interventions reached the objectives proposed in this study, allowing greater aggregation of knowledge in young adults about sexually transmitted infections.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860ANDRADE, Mayara Evangelista de.FREIRE, Roberta de Miranda Henriques.SILVA, Luis Eduardo Abrantes da.2019-11-282020-02-06T14:01:02Z2020-02-062020-02-06T14:01:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11558SILVA, Luis Eduardo Abrantes da. Atos educativos com adultos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis. 2019. 72f. 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