Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Josenilson Lima.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida a partir de uma oficina com atividades didáticas explorando em alguns momentos e outros não, o uso da calculadora em salas de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática, futuros professores, quanto ao uso da calculadora no processo de ensino de matemática? Tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos em matemática sobre o uso da calculadora no ensino da matemática, analisar as contribuições da oficina desenvolvida no processo de reflexão sobre o momento adequado para o uso da calculadora em salas de aula. Para compreendermos a temática, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e pedagógicos da calculadora. A partir de tais estudos, organizamos e desenvolvemos uma oficina com futuros professores e propomos reflexões a partir das situações vivenciadas. A oficina foi realizada com seis graduandos do curso de matemática, futuros professores de matemática. As análises dos dados nos indicaram a importância de se intensificar as discussões sobre o uso da calculadora nas disciplinas da licenciatura em matemática, apresentando aos futuros professores suas potencialidades no ensino da matemática e o rompimento de alguns paradigmas de que o uso de calculadora atrapalha a aprendizagem da matemática.
id UFCG_fccd757e5baccf57d267519828549f5e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17806
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em MatemáticaConceptions about the use of the calculator in the classroom: a experience with undergraduate sstudents in the Undergraduate Course in MathConcepciones sobre el uso de la calculadora en el aula: un experiencia con estuarios de pregrado en el Curso de Pregrado en MatemáticaEnsino de matemáticaCalculadoraPrática pedagógicaFuturos professoresSala de aula - calculadoraMatemática - curso - CuitéMathematics teachingCalculatorPedagogical practiceFuture teachersClassroom - calculatorMathematics - Course - CuitéEnseñanza de las matemáticasPráctica pedagógicaFuturos profesoresAula - calculadoraMatemáticaEste trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida a partir de uma oficina com atividades didáticas explorando em alguns momentos e outros não, o uso da calculadora em salas de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática, futuros professores, quanto ao uso da calculadora no processo de ensino de matemática? Tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos em matemática sobre o uso da calculadora no ensino da matemática, analisar as contribuições da oficina desenvolvida no processo de reflexão sobre o momento adequado para o uso da calculadora em salas de aula. Para compreendermos a temática, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e pedagógicos da calculadora. A partir de tais estudos, organizamos e desenvolvemos uma oficina com futuros professores e propomos reflexões a partir das situações vivenciadas. A oficina foi realizada com seis graduandos do curso de matemática, futuros professores de matemática. As análises dos dados nos indicaram a importância de se intensificar as discussões sobre o uso da calculadora nas disciplinas da licenciatura em matemática, apresentando aos futuros professores suas potencialidades no ensino da matemática e o rompimento de alguns paradigmas de que o uso de calculadora atrapalha a aprendizagem da matemática.This work aims to present a research developed from a workshop with didactic activities exploring in some moments and others not, the use of the calculator in classrooms. The research is characterized as qualitative and was developed from the following question: What are the conceptions of undergraduate students in mathematics, future teachers, regarding the use of the calculator in the process of teaching mathematics? It aims to investigate students' conceptions of mathematics about the use of the calculator in mathematics teaching, analyze the contributions of the workshop developed in the process of reflection on the appropriate time for the use of the calculator in classrooms. To understand the theme, we did a bibliographical research on the historical, cultural and pedagogical aspects of the calculator. The workshop was held with six undergraduate math graduates, future math teachers. The analysis of the data showed us the importance of intensifying the discussions about the use of the calculator in the subjects of the degree in mathematics, presenting to the future teachers their potentialities in the teaching of mathematics and the breaking of some paradigms of which the use of calculator blocks the learning Of mathematics.Este trabajo tiene como objetivo presentar una investigación desarrollada a partir de un taller con actividades didácticas explorando en unos momentos y no en otros, el uso de la calculadora en las aulas. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y se desarrolló a partir de la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las concepciones de los estudiantes de la carrera de Matemáticas, futuros profesores, sobre el uso de la calculadora en el proceso de enseñanza de las matemáticas? Tiene como objetivo investigar las concepciones de los estudiantes de pregrado en matemáticas sobre el uso de la calculadora en la enseñanza de las matemáticas, para analizar los aportes del taller desarrollados en el proceso de reflexión sobre el tiempo adecuado para el uso de la calculadora en las aulas. Para entender el tema, realizamos una investigación bibliográfica sobre aspectos históricos, culturales y pedagógicos de la calculadora. A partir de dichos estudios, organizamos y desarrollamos un taller con futuros profesores y proponemos reflexiones a partir de las situaciones vividas. El taller se llevó a cabo con seis estudiantes de licenciatura en matemáticas, futuros profesores de matemáticas. El análisis de los datos indicó la importancia de intensificar las discusiones sobre el uso de la calculadora en las disciplinas de la licenciatura en matemáticas, presentando a los futuros profesores con su potencial en la enseñanza de las matemáticas y la ruptura de algunos paradigmas que dificulta el uso de una calculadora aprendizaje de las matemáticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SANTOS, J. A. F. L.http://lattes.cnpq.br/4866964083641498SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.BRITO, Leonardo Lira de.Barbosa, Josenilson Lima.20172021-03-24T13:24:47Z2021-03-222021-03-24T13:24:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806BARBOSA, Josenilson Lima. Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:15:09Zoai:localhost:riufcg/17806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:15:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
Conceptions about the use of the calculator in the classroom: a experience with undergraduate sstudents in the Undergraduate Course in Math
Concepciones sobre el uso de la calculadora en el aula: un experiencia con estuarios de pregrado en el Curso de Pregrado en Matemática
title Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
spellingShingle Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
Barbosa, Josenilson Lima.
Ensino de matemática
Calculadora
Prática pedagógica
Futuros professores
Sala de aula - calculadora
Matemática - curso - Cuité
Mathematics teaching
Calculator
Pedagogical practice
Future teachers
Classroom - calculator
Mathematics - Course - Cuité
Enseñanza de las matemáticas
Práctica pedagógica
Futuros profesores
Aula - calculadora
Matemática
title_short Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
title_full Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
title_fullStr Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
title_sort Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática
author Barbosa, Josenilson Lima.
author_facet Barbosa, Josenilson Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
SANTOS, J. A. F. L.
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498
SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Josenilson Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Calculadora
Prática pedagógica
Futuros professores
Sala de aula - calculadora
Matemática - curso - Cuité
Mathematics teaching
Calculator
Pedagogical practice
Future teachers
Classroom - calculator
Mathematics - Course - Cuité
Enseñanza de las matemáticas
Práctica pedagógica
Futuros profesores
Aula - calculadora
Matemática
topic Ensino de matemática
Calculadora
Prática pedagógica
Futuros professores
Sala de aula - calculadora
Matemática - curso - Cuité
Mathematics teaching
Calculator
Pedagogical practice
Future teachers
Classroom - calculator
Mathematics - Course - Cuité
Enseñanza de las matemáticas
Práctica pedagógica
Futuros profesores
Aula - calculadora
Matemática
description Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida a partir de uma oficina com atividades didáticas explorando em alguns momentos e outros não, o uso da calculadora em salas de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática, futuros professores, quanto ao uso da calculadora no processo de ensino de matemática? Tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos em matemática sobre o uso da calculadora no ensino da matemática, analisar as contribuições da oficina desenvolvida no processo de reflexão sobre o momento adequado para o uso da calculadora em salas de aula. Para compreendermos a temática, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e pedagógicos da calculadora. A partir de tais estudos, organizamos e desenvolvemos uma oficina com futuros professores e propomos reflexões a partir das situações vivenciadas. A oficina foi realizada com seis graduandos do curso de matemática, futuros professores de matemática. As análises dos dados nos indicaram a importância de se intensificar as discussões sobre o uso da calculadora nas disciplinas da licenciatura em matemática, apresentando aos futuros professores suas potencialidades no ensino da matemática e o rompimento de alguns paradigmas de que o uso de calculadora atrapalha a aprendizagem da matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-03-24T13:24:47Z
2021-03-22
2021-03-24T13:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806
BARBOSA, Josenilson Lima. Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806
identifier_str_mv BARBOSA, Josenilson Lima. Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744482923446272