Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494 |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em estudo de caso do processo de aquisição de serviços terceirizados utilizado por uma incorporadora e construtora de obras da cidade de Curitiba. O diagnóstico do processo foi realizado através de verificação presencial, descrição por seus participantes, análise da logística das atividades e sua inter-relação com outros setores, identificação de mecanismos de controle de falhas, declarações de não conformidades mais frequentes no processo e no diagnóstico do processo frente aos critérios aplicáveis do Modelo de Excelência da Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Como resultados do diagnóstico foram evidenciados a existência de práticas bem definidas, porém não adotadas integralmente, resultando em falhas de comunicação e indicadores e práticas de gestão pouco eficientes ferramentas de identificação, análise e redução de falhas. A análise apresentada neste diagnóstico permitiu demonstrar as possibilidades de melhoria de maneira que bons resultados obtidos neste processo gerem impactos positivos em outras atividades da empresa, de maneira a contribuir para a conscientização da organização sobre a importância e os benefícios que decorrem da adoção das boas práticas de excelência na gestão empresarial. |
id |
UFCG_fe1df5961db8470407c6c43b0571c5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30494 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-06-30T18:31:06Z No. of bitstreams: 1 DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 117419 bytes, checksum: ba6ce91206c55f71f1cc03e4a66929a3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-30T18:31:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 117419 bytes, checksum: ba6ce91206c55f71f1cc03e4a66929a3 (MD5) Previous issue date: 2017A presente pesquisa consiste em estudo de caso do processo de aquisição de serviços terceirizados utilizado por uma incorporadora e construtora de obras da cidade de Curitiba. O diagnóstico do processo foi realizado através de verificação presencial, descrição por seus participantes, análise da logística das atividades e sua inter-relação com outros setores, identificação de mecanismos de controle de falhas, declarações de não conformidades mais frequentes no processo e no diagnóstico do processo frente aos critérios aplicáveis do Modelo de Excelência da Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Como resultados do diagnóstico foram evidenciados a existência de práticas bem definidas, porém não adotadas integralmente, resultando em falhas de comunicação e indicadores e práticas de gestão pouco eficientes ferramentas de identificação, análise e redução de falhas. A análise apresentada neste diagnóstico permitiu demonstrar as possibilidades de melhoria de maneira que bons resultados obtidos neste processo gerem impactos positivos em outras atividades da empresa, de maneira a contribuir para a conscientização da organização sobre a importância e os benefícios que decorrem da adoção das boas práticas de excelência na gestão empresarial.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Serviço terceirizados - aquisiçãoModelo de excelência em gestãoExcelência em gestãoFundação Nacional de Qualidade - FNQFNQ - Fundação Nacional de QualidadeOutsourced service - acquisitionManagement excellence modelExcellence in managementNational Quality Foundation - FNQFNQ - National Quality FoundationService externalisé - acquisitionModèle d'excellence en gestionExcellence en gestionFondation nationale de la qualité - FNQFNQ - Fondation Nationale de la QualitéServicio externalizado - adquisiciónModelo de excelencia en la gestiónExcelencia en la gestiónFundación Nacional de la Calidad - FNQFNQ - Fundación Nacional de la Calidad5Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão.Diagnosis of the process of acquiring outsourced services in a construction company based on the model of excellence in management.20172023-06-30T18:31:06Z2023-06-302023-06-30T18:31:06Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494NERCOLINI, Roberta Vicenzi; TAKEDA, Othavio Toniasso; GOMES, Rodrigo Nascimento. Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporNERCOLINI, Roberta Vicenzi.TAKEDA, Othavio Toniasso.GOMES, Rodrigo Nascimento.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfDIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfapplication/pdf117419http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30494/1/DIAGN%C3%93STICO+DO+PROCESSO+DE+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SERVI%C3%87OS+TERCEIRIZADOS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdfba6ce91206c55f71f1cc03e4a66929a3MD51riufcg/304942023-11-29 08:38:54.394oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:36:49.281587Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnosis of the process of acquiring outsourced services in a construction company based on the model of excellence in management. |
title |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
spellingShingle |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. NERCOLINI, Roberta Vicenzi. Engenharia de Produção. Serviço terceirizados - aquisição Modelo de excelência em gestão Excelência em gestão Fundação Nacional de Qualidade - FNQ FNQ - Fundação Nacional de Qualidade Outsourced service - acquisition Management excellence model Excellence in management National Quality Foundation - FNQ FNQ - National Quality Foundation Service externalisé - acquisition Modèle d'excellence en gestion Excellence en gestion Fondation nationale de la qualité - FNQ FNQ - Fondation Nationale de la Qualité Servicio externalizado - adquisición Modelo de excelencia en la gestión Excelencia en la gestión Fundación Nacional de la Calidad - FNQ FNQ - Fundación Nacional de la Calidad |
title_short |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
title_full |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
title_fullStr |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
title_sort |
Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. |
author |
NERCOLINI, Roberta Vicenzi. |
author_facet |
NERCOLINI, Roberta Vicenzi. TAKEDA, Othavio Toniasso. GOMES, Rodrigo Nascimento. |
author_role |
author |
author2 |
TAKEDA, Othavio Toniasso. GOMES, Rodrigo Nascimento. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NERCOLINI, Roberta Vicenzi. TAKEDA, Othavio Toniasso. GOMES, Rodrigo Nascimento. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia de Produção. |
topic |
Engenharia de Produção. Serviço terceirizados - aquisição Modelo de excelência em gestão Excelência em gestão Fundação Nacional de Qualidade - FNQ FNQ - Fundação Nacional de Qualidade Outsourced service - acquisition Management excellence model Excellence in management National Quality Foundation - FNQ FNQ - National Quality Foundation Service externalisé - acquisition Modèle d'excellence en gestion Excellence en gestion Fondation nationale de la qualité - FNQ FNQ - Fondation Nationale de la Qualité Servicio externalizado - adquisición Modelo de excelencia en la gestión Excelencia en la gestión Fundación Nacional de la Calidad - FNQ FNQ - Fundación Nacional de la Calidad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço terceirizados - aquisição Modelo de excelência em gestão Excelência em gestão Fundação Nacional de Qualidade - FNQ FNQ - Fundação Nacional de Qualidade Outsourced service - acquisition Management excellence model Excellence in management National Quality Foundation - FNQ FNQ - National Quality Foundation Service externalisé - acquisition Modèle d'excellence en gestion Excellence en gestion Fondation nationale de la qualité - FNQ FNQ - Fondation Nationale de la Qualité Servicio externalizado - adquisición Modelo de excelencia en la gestión Excelencia en la gestión Fundación Nacional de la Calidad - FNQ FNQ - Fundación Nacional de la Calidad |
description |
A presente pesquisa consiste em estudo de caso do processo de aquisição de serviços terceirizados utilizado por uma incorporadora e construtora de obras da cidade de Curitiba. O diagnóstico do processo foi realizado através de verificação presencial, descrição por seus participantes, análise da logística das atividades e sua inter-relação com outros setores, identificação de mecanismos de controle de falhas, declarações de não conformidades mais frequentes no processo e no diagnóstico do processo frente aos critérios aplicáveis do Modelo de Excelência da Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Como resultados do diagnóstico foram evidenciados a existência de práticas bem definidas, porém não adotadas integralmente, resultando em falhas de comunicação e indicadores e práticas de gestão pouco eficientes ferramentas de identificação, análise e redução de falhas. A análise apresentada neste diagnóstico permitiu demonstrar as possibilidades de melhoria de maneira que bons resultados obtidos neste processo gerem impactos positivos em outras atividades da empresa, de maneira a contribuir para a conscientização da organização sobre a importância e os benefícios que decorrem da adoção das boas práticas de excelência na gestão empresarial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T18:31:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-30 2023-06-30T18:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NERCOLINI, Roberta Vicenzi; TAKEDA, Othavio Toniasso; GOMES, Rodrigo Nascimento. Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494 |
identifier_str_mv |
NERCOLINI, Roberta Vicenzi; TAKEDA, Othavio Toniasso; GOMES, Rodrigo Nascimento. Diagnóstico do processo de aquisição de serviços terceirizados em construtora de obras baseado no modelo de excelência em gestão. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30494/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30494/1/DIAGN%C3%93STICO+DO+PROCESSO+DE+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SERVI%C3%87OS+TERCEIRIZADOS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ba6ce91206c55f71f1cc03e4a66929a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396877186498560 |