A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORDEUS, Vitória Galdino.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418
Resumo: Os componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo.
id UFCG_fe7ddfdcaf04783a6a53aeed30f568d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29418
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.Geography and the teaching of physical and natural components of geographic space.Geografia - ensinoComponentes físico - naturaisEspaço geográficoGeography - teachingPhysical - natural componentsGeographic spaceGeografia.Os componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo.The physical-natural components of the geographic space are essential for the formation of students as critical citizens, through these knowledge students will be able to observe and understand the configuration and problems of the space around them. However, in order for this to happen, it is important that such components are addressed in the classroom in a way that this critical eye can be developed so that the teaching-learning process is not impaired. Thus, this research work aims to investigate the impasses and perspectives of the Geography teacher throughout the teaching-learning process of the physical-natural components. This work is of a qualitative nature, at first, a bibliographic survey was carried out, using doctoral theses, master's dissertations, books and articles on the teaching of physical-natural components. Thereafter, interviews were conducted with three Geography teachers, the results obtained through the interviews were essential for the research, bringing relevant statements on the teaching of the physical-natural components of geographic space. Through the interviews, we can observe that the way in which Physical Geography content is sometimes approached in higher education can cause difficulties in the way that the future Geography teacher will build this knowledge with the students. The answers also emphasize the importance of overcoming fragmented forms of knowledge construction, it is necessary to bring man and his modifications in space to the teaching components, so that learning takes place in a profitable way, in which the student, in addition to being able to develop his criticality is also capable of reading the space in which he lives and the world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.PORDEUS, Vitória Galdino.2023-02-082023-04-19T12:00:51Z2023-04-192023-04-19T12:00:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418PORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-19T12:00:51Zoai:localhost:riufcg/29418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-19T12:00:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
Geography and the teaching of physical and natural components of geographic space.
title A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
spellingShingle A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
PORDEUS, Vitória Galdino.
Geografia - ensino
Componentes físico - naturais
Espaço geográfico
Geography - teaching
Physical - natural components
Geographic space
Geografia.
title_short A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
title_full A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
title_fullStr A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
title_full_unstemmed A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
title_sort A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.
author PORDEUS, Vitória Galdino.
author_facet PORDEUS, Vitória Galdino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PORDEUS, Vitória Galdino.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Componentes físico - naturais
Espaço geográfico
Geography - teaching
Physical - natural components
Geographic space
Geografia.
topic Geografia - ensino
Componentes físico - naturais
Espaço geográfico
Geography - teaching
Physical - natural components
Geographic space
Geografia.
description Os componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
2023-04-19T12:00:51Z
2023-04-19
2023-04-19T12:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418
PORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418
identifier_str_mv PORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573562355712