Imagens em perspectiva: memória e poder na literatura de cordel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES FILHO, José.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9149
Resumo: Este trabalho realiza um estudo em torno das imagens atreladas a literatura de cordel. O objetivo principal foi problematizar estes artefatos, discutindo-os enquanto portadores de mensagens e diálogos, bem como elaboradores de memórias visuais que se perpetuam e reinventam-se em diversas temporalidades. Pensando isso, cabe pontuar que as imagens deste trabalho abordam questões distintas que se abrem em diálogos com imagens de outros suportes (jornais, revistas, livros). A pesquisa está inserida no campo da História Cultural, com o olhar destinado a analisar as imagens enquanto produtos culturais. Dessa maneira, as fontes iconográficas foram entendidas nesta pesquisa não apenas como simples ilustrações, mas como objetos portadores de historicidade, intencionalidades, enquanto via de acesso às práticas culturais. Para a realização da análise das imagens utilizou-se os conceitos de Pathosformenl (fórmulas de emoção), desenvolvido por Aby Warburg (2005) e reapropriado com outros enfoques por Carlos Ginzburg (2014); e Cultura Visual, conceito advindo dos Estados Unidos na década de 1990 e que possui uma relevante contribuição com trabalhos de Ana Maud, Paulo Knauss e Ulpiano de Menezes. Estes conceitos foram utilizados com o intuito de apresentar a sua funcionalidade às imagens da literatura de cordel, a qual é entendida nesta pesquisa como potencializadora de narrativas culturais, políticas e sociais.
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