Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Hamilton Martins de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733
Resumo: As rotatórias surgiram como ótimas soluções para os problemas de tráfego de grandes centros urbanos com a melhoria na segurança, pois aumenta a capacidade da interseção e diminui o tempo de espera, porém uma interseção mal projetada pode interferir nesses aspectos. Neste trabalho objetivou analisar a operacionalidade e eficiência de uma rotatória do município de Campina Grande-PB no que tange o nível de serviço e atraso. Para análise dessa interseção foi construída matriz de origem-destino escolhendo o horário e dois dias da semana considerados com maior fluxo, os dados foram coletados a partir de uma gravação com celular e um tripé divididos em quatro vídeos de 15 minutos. O software utilizado para microssimulação foi o PTV Vissim (Traffic Simulation Software) e optou por utilizar os modelos Wiedemann 74 e o 99 para a partir dos resultados obtidos definir o modelo com melhor representatividade, usando a quantidade de veículos contabilizados no mesmo intervalo de tempo da simulação como valor de referência para calibração, os parâmetros ajustados foram escolhidos com base na literatura. A determinação do gap crítico foi realizada com a coleta de dados na via com maior volume de modo a obter o maior número de brechas aceitas e rejeitadas. Com essas brechas calculou-se a crítica pelos métodos determinísticos de Raff e Wu e com o método usando a simulação determinou-se outro gap crítico utilizado nesse trabalho. A partir da construção da matriz de origem-destino determinou que a segunda-feira possui o maior fluxo de tráfego. Para simulação calibrada com o modelo Wiedemann 74, obteve-se um erro médio de 14,4%, com relação a quantidade de veículos e para calibração com Wiedemann 99 pôde-se obter um erro de apenas 11,8%. Os métodos determinísticos não mostraram eficácia e precisão na determinação do gap crítico, sendo o método com uso de simulador mais efetivo ao fornecer a brecha 2,5s, constatando que os motoristas da cidade são mais agressivos nas interseções quando comparada a outras regiões. Ao avaliar a simulação com funcionamento das rotatórias em três casos distintos determinou-se que ela opera com nível de serviço B e caso em que se tem prioridade das vias principais e semáforos instalados nas mesmas fornece o melhor nível de serviço.
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O software utilizado para microssimulação foi o PTV Vissim (Traffic Simulation Software) e optou por utilizar os modelos Wiedemann 74 e o 99 para a partir dos resultados obtidos definir o modelo com melhor representatividade, usando a quantidade de veículos contabilizados no mesmo intervalo de tempo da simulação como valor de referência para calibração, os parâmetros ajustados foram escolhidos com base na literatura. A determinação do gap crítico foi realizada com a coleta de dados na via com maior volume de modo a obter o maior número de brechas aceitas e rejeitadas. Com essas brechas calculou-se a crítica pelos métodos determinísticos de Raff e Wu e com o método usando a simulação determinou-se outro gap crítico utilizado nesse trabalho. A partir da construção da matriz de origem-destino determinou que a segunda-feira possui o maior fluxo de tráfego. Para simulação calibrada com o modelo Wiedemann 74, obteve-se um erro médio de 14,4%, com relação a quantidade de veículos e para calibração com Wiedemann 99 pôde-se obter um erro de apenas 11,8%. Os métodos determinísticos não mostraram eficácia e precisão na determinação do gap crítico, sendo o método com uso de simulador mais efetivo ao fornecer a brecha 2,5s, constatando que os motoristas da cidade são mais agressivos nas interseções quando comparada a outras regiões. Ao avaliar a simulação com funcionamento das rotatórias em três casos distintos determinou-se que ela opera com nível de serviço B e caso em que se tem prioridade das vias principais e semáforos instalados nas mesmas fornece o melhor nível de serviço.Roundabouts emerged as great solutions to solve traffic congestions in large urban centers. This solution improves traffic safety and security once it increases the intersection capacity and reduces waiting time. However, poorly designed intersections can interfere in these aspects. This research aims to analyze the operational capability and efficiency of a roundabout located in the city of Campina Grande. The study focuses mainly on the critical delay and service level of the roundabout. In order to evaluate this intersection, we build an origin-destination matrix based on the hour and day of the highest traffic flow. Data were collected using a tripod and a cellphone recording, divided into four videos of 15 minutes each. For microsimulation, we used the Vissim software and Wiedmann 74 and 99 models. From the results obtained through microsimulation, we choose the most representative model by using the number of vehicles counted at the same time-lapse as a calibration parameter. Adjusted parameters were selected based on the literature. The critical gap was selected based on data collected from the road with the most significant traffic volume in order to obtain the biggest number of accepted and rejected gaps. Besides, the critical gap was calculated using the Raff and Wu deterministic methods, while the simulation method was used to calculate other gap used in this study. According to the results obtained with the origin-destination matrix, Monday is the weekday that presents the highest traffic flow. Using the Wiedemann 74 model, the average error regarding vehicles number was 14,4%, while using the Wiedmann 99 model, the average error was only 11,8%. The deterministic methods did not show effectiveness and accuracy to determine the critical gap. Whereas, the simulation method was effective because it calculated a gap of 2.5 seconds, which means that drivers in Campina Grande are more aggressive in intersections if compared to other cities. After evaluating the simulation results into three different cases, we found that the roundabout operates at a service level B. Cases that provide the greatest service level are the ones that prioritize the main road and semaphores installed in it.Submitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2022-02-24T19:10:46Z No. of bitstreams: 1 HAMILTON MARTINS DE MEDEIROS - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdf: 2045664 bytes, checksum: f8fd460e5fe463afdb2b5f6048c32ff5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-24T19:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HAMILTON MARTINS DE MEDEIROS - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdf: 2045664 bytes, checksum: f8fd460e5fe463afdb2b5f6048c32ff5 (MD5) Previous issue date: 2021Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilEngenharia de tráfegoTrânsito - Campina Grande - PBSoftware de microssimulaçãoMicrossimulação de trânsitoTráfego - Campina Grande - PBRotatóriaSoftware PTV VissimPTV Vissim - SoftwareTraffic Simulation SoftwareModelos de WiedemannMétodos determinísticos de Raff e WuGap críticoInterseçõesSimulação de trânsitoSimulação de tráfegoTraffic engineeringTraffic - Campina Grande - PBMicrosimulation softwareTraffic microsimulationTraffic - Campina Grande - PBRoundaboutVissim PTV SoftwarePTV Vissim - SoftwareTraffic Simulation SoftwareWiedemann modelsDeterministic methods by Raff and WuCritical gapIntersectionsTraffic simulationTraffic simulationAvaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação.Evaluation of a roundabout intersection in the city of Campina Grande, using microsimulation software.20212022-02-24T19:10:46Z2022-02-242022-02-24T19:10:46Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733MEDEIROS, Hamilton Martins de. Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação. 2021. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23733/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALHAMILTON MARTINS DE MEDEIROS - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdfHAMILTON MARTINS DE MEDEIROS - TCC ENG. 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