No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner Josà Silva de Castro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4503
Resumo: Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais e espaÃos produtores, no inÃcio dos anos 60, ConservatÃrio, grupos como o Cactus e o Gruta, os Institutos de FÃsica e Arquitetura e a Faculdade de Direito. Os Bares, BalÃo Vermelho, Estoril e AnÃsio foram de fundamental importÃncia para a aproximaÃÃo dos jovens artistas e produÃÃo musical. Os Festivais produzidos na segunda metade dos anos 60, particularmente o IV Festival da MÃsica Popular do CearÃ, o I Festival da MÃsica Popular Aqui e os Festivais Nordestinos com eliminatÃrias em Fortaleza foram decisivos para que os jovens artistas acreditassem nos trabalhos, favorecidos tambÃm pelos programas de televisÃo, âPorque Hoje à SÃbadoâ e o âShow do Mercantilâ, incentivando-os em suas apresentaÃÃes no contato com artistas consagrados. Portanto, a preocupaÃÃo central serà a compreensÃo de como esses artistas moveram-se em busca do sucesso e suas inserÃÃes no ambiente musical, participando de programas como âPropostaâ, fazendo mÃsica por encomenda, usando o Festival de BrasÃlia e o III e o IV Festival UniversitÃrio da MÃsica Popular Brasileira como vitrine, vergando os entraves para alcanÃar uma maior receptividade no mercado fonogrÃfico a nÃvel local e nacional, conhecidos como âPessoal do CearÃâ.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNo Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979)In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)2007-01-30Dilmar Santos de Miranda03864065704Frederico de Castro Neves50932659772Elba Braga Ramalho0983486930423401214349http://lattes.cnpq.br/0953652609177251Wagner Josà Silva de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRMÃsica Popular do Cearà RelaÃÃo MÃsico e MÃsica Sucesso e InserÃÃoCearÃâs Popular Music Relation Between Music and Musician Success and InsertionHISTORIAEste trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais e espaÃos produtores, no inÃcio dos anos 60, ConservatÃrio, grupos como o Cactus e o Gruta, os Institutos de FÃsica e Arquitetura e a Faculdade de Direito. Os Bares, BalÃo Vermelho, Estoril e AnÃsio foram de fundamental importÃncia para a aproximaÃÃo dos jovens artistas e produÃÃo musical. Os Festivais produzidos na segunda metade dos anos 60, particularmente o IV Festival da MÃsica Popular do CearÃ, o I Festival da MÃsica Popular Aqui e os Festivais Nordestinos com eliminatÃrias em Fortaleza foram decisivos para que os jovens artistas acreditassem nos trabalhos, favorecidos tambÃm pelos programas de televisÃo, âPorque Hoje à SÃbadoâ e o âShow do Mercantilâ, incentivando-os em suas apresentaÃÃes no contato com artistas consagrados. Portanto, a preocupaÃÃo central serà a compreensÃo de como esses artistas moveram-se em busca do sucesso e suas inserÃÃes no ambiente musical, participando de programas como âPropostaâ, fazendo mÃsica por encomenda, usando o Festival de BrasÃlia e o III e o IV Festival UniversitÃrio da MÃsica Popular Brasileira como vitrine, vergando os entraves para alcanÃar uma maior receptividade no mercado fonogrÃfico a nÃvel local e nacional, conhecidos como âPessoal do CearÃâ.This work aim is to tell about, through interviews and bibliographic sources, the history of a cultural and musical revolution that derived from Fortaleza, in the sixties. This movement involved the radio, theater, plastic arts and politics, specially in relacion to music and musician, his life experience and social condition. The confluence of cultural expressions and producing spaces, at the beginning of 60âs: Alberto Nepomuceno Conservatory, groups as Cactus and Gruta, Phisics and Arquitecture Institutes and the Law College. Some pubs as BalÃo Vermelho, Estoril and AnÃsio were of fundamental importance for congregating young artists and spread out their compositions. Famous festivals which happened in the second half of 60âs, particularly the IV Festival of CearÃâs Popular Music and other ones in those years attracted TV interest and put these composers in contact with great national names. So, the target of this study is to feed the comprehension of how these new artists moved, including composing by order and using important musical events as a spring-board for their careers. Fighting to get a place in the brazilian phonographic market, they became known, in the whole country as âPessoal do CearÃâ.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4503application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:30Zmail@mail.com -
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