A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Baltar da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481
Resumo: Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo.
id UFC_d6ffa4fcf19aaeeb2fbbb590b3b78db9
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12871
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"2018-09-00Adeline Annelyse Marie Stervinou60798675322http://lattes.cnpq.br/168967222975293012385274156Francisco Baltar da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRMÃsica CapacitaÃÃoMusic Training Curriculum CoursewareARTESEsta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo.This research, carried out in six public schools in the City of Cruz - CE, presents the contributions of the continuous training in Arts, in the practice of the generalist teachers in the classroom and in the implantation of the musical content within the Arts class in the school curriculum. The general objective of this research is to investigate the teachersâ qualification in initial series of Elementary School, based on the contribution of the Musical Education Collection, in the implementation of the musical content within the Art discipline in the curriculum of the public schools of the City of Cruz - CE. It seeks to confirm the theory that continuing education is a fundamental tool so that pedagogues can to experiment and live the arts, as well as be able to safely teach this discipline in the school context and assist in returning it to the school curriculum. The Collection that was used as support in this training is composed of books with classes of theoretical and practical arts, with pedagogical resources and accessible musical instruments, with the objective of also being used as a tool for the training of multitudinous teachers. The methodology used was the qualitative data collection, carried out during the year 2018, through two questionnaires with twelve teachers. The theoretical basis of this research was the collaboration of many authors and Laws that have guided and are currently helping Music Education in our country: Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, among others; and Laws 11,769 / 2008 and 13,278 / 2016. Finally, from the perspective of these pedagogues, we gather the information of this formation in the musicalization and practice of the musical instruments offered, first in their lives, then in their classroom work with their students, and in the implantation of music within the discipline in the school curriculum. We also investigate with current teachers whether these formations and use of didactic material continued in the years after the training.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
title A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
spellingShingle A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
Francisco Baltar da Silva
MÃsica
CapacitaÃÃo
Music
Training
Curriculum
Courseware
ARTES
title_short A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
title_full A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
title_fullStr A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
title_full_unstemmed A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
title_sort A capacitaÃÃo dos professores da escola bÃsica do municÃpio de Cruz a partir da coleÃÃo "educaÃÃo musical"
author Francisco Baltar da Silva
author_facet Francisco Baltar da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adeline Annelyse Marie Stervinou
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 60798675322
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1689672229752930
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12385274156
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Baltar da Silva
contributor_str_mv Adeline Annelyse Marie Stervinou
dc.subject.por.fl_str_mv MÃsica
CapacitaÃÃo
topic MÃsica
CapacitaÃÃo
Music
Training
Curriculum
Courseware
ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Training
Curriculum
Courseware
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research, carried out in six public schools in the City of Cruz - CE, presents the contributions of the continuous training in Arts, in the practice of the generalist teachers in the classroom and in the implantation of the musical content within the Arts class in the school curriculum. The general objective of this research is to investigate the teachersâ qualification in initial series of Elementary School, based on the contribution of the Musical Education Collection, in the implementation of the musical content within the Art discipline in the curriculum of the public schools of the City of Cruz - CE. It seeks to confirm the theory that continuing education is a fundamental tool so that pedagogues can to experiment and live the arts, as well as be able to safely teach this discipline in the school context and assist in returning it to the school curriculum. The Collection that was used as support in this training is composed of books with classes of theoretical and practical arts, with pedagogical resources and accessible musical instruments, with the objective of also being used as a tool for the training of multitudinous teachers. The methodology used was the qualitative data collection, carried out during the year 2018, through two questionnaires with twelve teachers. The theoretical basis of this research was the collaboration of many authors and Laws that have guided and are currently helping Music Education in our country: Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, among others; and Laws 11,769 / 2008 and 13,278 / 2016. Finally, from the perspective of these pedagogues, we gather the information of this formation in the musicalization and practice of the musical instruments offered, first in their lives, then in their classroom work with their students, and in the implantation of music within the discipline in the school curriculum. We also investigate with current teachers whether these formations and use of didactic material continued in the years after the training.
description Esta investigaÃÃo, realizada em seis escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE, apresenta as contribuiÃÃes da CapacitaÃÃo continuada em Artes, na prÃtica dos professores generalistas em sala de aula e na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da aula de Artes no currÃculo escolar. O objetivo geral desta pesquisa à investigar a CapacitaÃÃo dos professores das sÃries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da contribuiÃÃo da ColeÃÃo EducaÃÃo Musical, na implantaÃÃo do conteÃdo musical dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas pÃblicas do municÃpio de Cruz â CE. Busca-se confirmar a teoria de que a formaÃÃo continuada à um instrumento fundamental para que os pedagogos possam experimentar e vivenciar as artes, como tambÃm estarem aptos para lecionar com seguranÃa essa disciplina no contexto escolar e ajudar na volta dela para o currÃculo escolar. A ColeÃÃo que foi usada como apoio nesta formaÃÃo à composta de livros com aulas de artes teÃricas e prÃticas, com recursos pedagÃgicos e instrumentos musicais acessÃveis, tendo como objetivo tambÃm de ser usada como ferramenta para CapacitaÃÃo dos professores unidocentes. A metodologia usada foi a coleta de dados qualitativa, realizada no decorrer do ano 2018, atravÃs de dois questionÃrios com doze professoras. A fundamentaÃÃo teÃrica desta pesquisa teve a colaboraÃÃo de muitos autores e Leis que orientaram e estÃo ajudando atualmente a EducaÃÃo Musical em nosso paÃs: como Maura Penna, Sergio Figueiredo, ClaÃdia Bellochio, entre outros; e as Leis 11.769/ 2008 e 13.278/2016. Finalizando essa pesquisa, a partir da visÃo dessas pedagogas, colhemos as informaÃÃes desta formaÃÃo na musicalizaÃÃo e na prÃtica dos instrumentos musicais oferecidos, primeiro em suas vidas, depois no seu trabalho em sala de aula com seus discentes, e na implantaÃÃo da mÃsica dentro da disciplina de Arte no currÃculo das escolas. TambÃm investigamos com os professores atuais se essas formaÃÃes e uso do material didÃtico continuaram nos anos posteriores à CapacitaÃÃo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239679508480