EducaÃÃo fÃsica escolar: concepÃÃes e princÃpios sobre inclusÃo escolar de professores da Rede Municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15671 |
Resumo: | Na presente pesquisa objetivou-se analisar as concepÃÃes e os princÃpios de educaÃÃo escolar inclusiva que caracterizam as aÃÃes pedagÃgicas de professores de educaÃÃo fÃsica que acolhem estudantes com deficiÃncia sensorial, fÃsica e/ou intelectual. Fundamentou-se na perspectiva sociointeracionista, destacando-se especialmente as contribuiÃÃes de Vygotsky sobre a importÃncia da mediaÃÃo. Outros autores tambÃm fundamentaram este estudo tais como Cidade e Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar e Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). A metodologia de natureza qualitativa caracterizou-se como um estudo de casos mÃltiplos. Participaram deste estudo dois (2) professores de EducaÃÃo FÃsica da rede regular de ensino pÃblica de Fortaleza, que acolhem em suas aulas estudantes com deficiÃncia sensorial, fÃsica e/ou intelectual. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicaÃÃo de entrevistas e observaÃÃes das aulas dos sujeitos participantes, com base em uma escala construÃda para esse fim. Os resultados deste estudo evidenciaram que as barreiras à aprendizagem e à participaÃÃo dos estudantes com deficiÃncia, nas aulas de EducaÃÃo FÃsica, sÃo uma constante na prÃtica dos professores sujeitos desta pesquisa. Em relaÃÃo ao discurso, as falas dos professores indicaram um descompasso em seus depoimentos acerca da inclusÃo escolar, que reflete em suas prÃticas, visto que estas nÃo favorecem a inclusÃo dos estudantes com deficiÃncia. Conclui-se que à preciso um maior investimento na formaÃÃo dos professores de EducaÃÃo FÃsica, para que estes possam utilizar recursos, materiais e estratÃgias que favoreÃam a inclusÃo dos estudantes com deficiÃncia nas aulas de EducaÃÃo FÃsica. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo fÃsica escolar: concepÃÃes e princÃpios sobre inclusÃo escolar de professores da Rede Municipal de FortalezaSchool physical education: concepts and principles of school inclusion of teachers of Municipal Network Fortaleza2015-07-31Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 Maria Eleni Henrique da Silva6942258334903759437303http://lattes.cnpq.br/6786323848327531Raissa Forte Pires CunhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo fÃsica InclusÃo PrÃtica pedagÃgica ConcepÃÃo PrincÃpiosPhysical education Inclusion Teaching practice Concepts PrinciplesEDUCACAO ESPECIALNa presente pesquisa objetivou-se analisar as concepÃÃes e os princÃpios de educaÃÃo escolar inclusiva que caracterizam as aÃÃes pedagÃgicas de professores de educaÃÃo fÃsica que acolhem estudantes com deficiÃncia sensorial, fÃsica e/ou intelectual. Fundamentou-se na perspectiva sociointeracionista, destacando-se especialmente as contribuiÃÃes de Vygotsky sobre a importÃncia da mediaÃÃo. Outros autores tambÃm fundamentaram este estudo tais como Cidade e Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar e Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). A metodologia de natureza qualitativa caracterizou-se como um estudo de casos mÃltiplos. Participaram deste estudo dois (2) professores de EducaÃÃo FÃsica da rede regular de ensino pÃblica de Fortaleza, que acolhem em suas aulas estudantes com deficiÃncia sensorial, fÃsica e/ou intelectual. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicaÃÃo de entrevistas e observaÃÃes das aulas dos sujeitos participantes, com base em uma escala construÃda para esse fim. Os resultados deste estudo evidenciaram que as barreiras à aprendizagem e à participaÃÃo dos estudantes com deficiÃncia, nas aulas de EducaÃÃo FÃsica, sÃo uma constante na prÃtica dos professores sujeitos desta pesquisa. Em relaÃÃo ao discurso, as falas dos professores indicaram um descompasso em seus depoimentos acerca da inclusÃo escolar, que reflete em suas prÃticas, visto que estas nÃo favorecem a inclusÃo dos estudantes com deficiÃncia. Conclui-se que à preciso um maior investimento na formaÃÃo dos professores de EducaÃÃo FÃsica, para que estes possam utilizar recursos, materiais e estratÃgias que favoreÃam a inclusÃo dos estudantes com deficiÃncia nas aulas de EducaÃÃo FÃsica. In the present study aimed to analyze the concepts and principles of inclusive education that characterize the educational activities of physical education teachers who welcome students with sensory disabilities, physical and / or intellectual.It was based on sociointeractionist perspective, highlighting especially the contributions of Vygotsky about the importance of mediation. Other authors also substantiate this study such as City and Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar and Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). The qualitative methodology was characterized as a multiple case study. The study included two (2) Physical Education teachers from regular public education of Fortaleza, that have students with sensory disabilities, physical and / or intellectual in their classes. The data collection procedures consisted of applying interviews and observations of the classes of subjects on the basis of a constructed scale for this purpose. The results of this study showed that the barriers to learning and participation of students with disabilities in physical education classes are a constant practice of the teachers of this research. Regarding the discourse, the discourse of teachers indicated a discrepancy in their statements about the school inclusion, reflecting on their practices, as they do not favor the inclusion of students with disabilities. We conclude that is required greater investment in the formation of physical education teachers, so that they can use resources, materials and strategies for the inclusion of students with disabilities in physical education classes.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15671application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:52Zmail@mail.com - |
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In the present study aimed to analyze the concepts and principles of inclusive education that characterize the educational activities of physical education teachers who welcome students with sensory disabilities, physical and / or intellectual.It was based on sociointeractionist perspective, highlighting especially the contributions of Vygotsky about the importance of mediation. Other authors also substantiate this study such as City and Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar and Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). The qualitative methodology was characterized as a multiple case study. The study included two (2) Physical Education teachers from regular public education of Fortaleza, that have students with sensory disabilities, physical and / or intellectual in their classes. The data collection procedures consisted of applying interviews and observations of the classes of subjects on the basis of a constructed scale for this purpose. The results of this study showed that the barriers to learning and participation of students with disabilities in physical education classes are a constant practice of the teachers of this research. Regarding the discourse, the discourse of teachers indicated a discrepancy in their statements about the school inclusion, reflecting on their practices, as they do not favor the inclusion of students with disabilities. We conclude that is required greater investment in the formation of physical education teachers, so that they can use resources, materials and strategies for the inclusion of students with disabilities in physical education classes. |
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