As concepÃÃes das crianÃas sobre as caracterÃsticas de uma boa professora de educaÃÃo infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9411 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs concepÃÃes das crianÃas sobre as caracterÃsticas de uma boa professora de educaÃÃo infantilThe conceptions of children on the characteristics of a good teacher of early childhood education2012-11-01Rosimeire Costa de Andrade Cruz38335034320http://lattes.cnpq.br/2741101989777106Josete de Oliveira Castelo Branco Sales22407634349http://lattes.cnpq.br/1081884054764598SÃlvia Helena Vieira Cruz0643975284773839167353http://lattes.cnpq.br/5095108226290045KÃtia Cristina Fernandes FariasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProposta PedagÃgica Professora de EducaÃÃo Infantil CrianÃaPedagogical Professor of Early Childhood Education ChildEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorAnalisa as concepÃÃes das crianÃas sobre as caracterÃsticas de uma boa professora de EducaÃÃo Infantil em instituiÃÃes prÃ-escolares com propostas pedagÃgicas distintas no que se refere à rotina - em especial, o lugar das brincadeiras - aos espaÃos, aos materiais e Ãs interaÃÃes estabelecidas pela professora com a crianÃa. O estudo contou com o apoio de algumas contribuiÃÃes das teorias sÃciointeracionistas de desenvolvimento humano, de Wallon (2007) e Vygotysky (2008), e com literaturaa acerca da profissionalidade especÃfica da professora de EducaÃÃo Infantil, de alguns autores que estabelecem novas perspectivas sociolÃgicas e pedagÃgicas em torno desse tema (CAMPOS, 1994; CAMPOS e ROSEMBERG, 1995; CAMPOS e CRUZ, 2006; CRUZ, 2008; GOMES, 2009; MACHADO, 1998; 2002; KISHIMOTO e PINAZZA, 2007; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002; 2008; PERRENOUD, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas instituiÃÃes privadas de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante de observaÃÃo, entrevista coletiva com quatro crianÃas de cinco anos de idade (dois meninos e duas meninas), em duas instituiÃÃes com propostas pedagÃgicas distintas, entrevista com coordenadoras, anÃlise das propostas pedagÃgicas (escritas e em curso) das instituiÃÃes e aplicaÃÃo de questionÃrio com as professoras e as famÃlias das crianÃas. Os recursos utilizados para o registro das informaÃÃes foram gravador de voz, filmadora, cÃmera fotogrÃfica e diÃrio de campo. A anÃlise dos dados revelou que as respostas das crianÃas, especialmente das meninas, sobre como deve ser uma boa professora, focaram caracterÃsticas estÃticas e fÃsicas (âbonitaâ, âcabelo pintado, cacheado, grande, cortadoâ) e estado/modo de ser (âfelizâ,âlegalâ, carinhosa, receptiva). No que diz respeito Ãs atividades que esta professora deve fazer, foram citadas, sobretudo: âdeixar brincar, beber Ãgua, usar o banheiro, lanchar e desenharâ, contar histÃrias, ânÃo botar de castigoâ, ânÃo gritarâ, âaprender coisas pra ensinar as crianÃasâ, âdizer para os alunos que nÃo pode brigarâ. O castigo e a necessidade de permissÃo para brincar e usar os espaÃos e materiais e de boa receptividade da professora foram mencionados com maior recorrÃncia pelas crianÃas que frequentam a instituiÃÃo cuja proposta pedagÃgica em curso parece mais centralizada na figura da professora. A sensibilidade por parte da professora em atender Ãs solicitaÃÃes das crianÃas, sua participaÃÃo em brincadeiras e ausÃncia de castigo aparecem como caracterÃsticas apontadas pelas crianÃas da instituiÃÃo na qual a proposta pedagÃgica em curso parece promover uma prÃtica orientada para o desenvolvimento da autonomia da crianÃa. Os aspectos enumerados pelas crianÃas parecem se relacionar tambÃm com o estilo das interaÃÃes que as professoras das instituiÃÃes estabelecem com as crianÃas. As opiniÃes destas sÃo reveladoras de sua competÃncia em opinar sobre as situaÃÃes que lhes dizem respeito mais diretamente e, portanto, precisam ser consideradas pelas professoras, em suas prÃticas pedagÃgicas. AlÃm disso, refletir sobre o conteÃdo revelado pelas falas das crianÃas poderà ser bastante Ãtil na avaliaÃÃo da proposta pedagÃgica das instituiÃÃes e na formaÃÃo dos seus profissionais. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9411application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:32Zmail@mail.com - |
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