PercepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento do sofrimento psÃquico em crianÃa usuÃrias de CAPS Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6134 |
Resumo: | Esta pesquisa visou à compreensÃo da percepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento de crianÃas portadoras de sofrimento psÃquico usuÃrias do Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. O sofrimento psÃquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, atravÃs da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importÃncia do suporte familiar e do meio saudÃvel para um desenvolvimento emocional que tenda à integraÃÃo do indivÃduo, sendo o sofrimento psÃquico da crianÃa gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianÃas de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementaÃÃo das informaÃÃes coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Cearà e atende ao pÃblico infanto-juvenil de 67 bairros do municÃpio de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuÃrios e das anotaÃÃes dos diÃrios de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianÃas colaboradoras e suas cuidadoras, no perÃodo de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianÃas tÃm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psÃquico: agressividade, mudanÃas de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitaÃÃo da realidade, estigma, violÃncia domÃstica e sexual. Por fim, a relevÃncia deste trabalho encontra-se na compreensÃo do sofrimento psÃquico pela Ãtica de quem o vivencia e na contribuiÃÃo para com pesquisas futuras, pois hà na literatura pouco material sobre o sofrimento psÃquico da crianÃa respeitando o discurso da mesma. A importÃncia tambÃm à dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientaÃÃo de melhores prÃticas profissionais e de polÃticas pÃblicas voltadas para a saÃde mental infantil. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPercepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento do sofrimento psÃquico em crianÃa usuÃrias de CAPS Infantil Perception, experiences and coping sofirmento psychic children using child CAPS Fortaleza.2011-03-31JoÃo Joaquim Freitas do Amaral13327151253http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4766277Y3Clara VirgÃnia de Queiroz Pinheiro24679275391http://lattes.cnpq.br/3556886007456393Maria Isolda Castelo Branco Bezerra de Menezes00336041349http://lattes.cnpq.br/9511512197017692Ãlvaro Jorge Madeiro Leite16347544415http://lattes.cnpq.br/944959231091472961520470304http://lattes.cnpq.br/6012091350688410Yzy Maria Rabelo CÃmaraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBR Teoria Winnicottiana. Narrativas.Child Psychological Suffering Psychoanalysis Winnicottian TheoryNarrativesSAUDE PUBLICAEsta pesquisa visou à compreensÃo da percepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento de crianÃas portadoras de sofrimento psÃquico usuÃrias do Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. O sofrimento psÃquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, atravÃs da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importÃncia do suporte familiar e do meio saudÃvel para um desenvolvimento emocional que tenda à integraÃÃo do indivÃduo, sendo o sofrimento psÃquico da crianÃa gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianÃas de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementaÃÃo das informaÃÃes coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Cearà e atende ao pÃblico infanto-juvenil de 67 bairros do municÃpio de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuÃrios e das anotaÃÃes dos diÃrios de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianÃas colaboradoras e suas cuidadoras, no perÃodo de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianÃas tÃm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psÃquico: agressividade, mudanÃas de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitaÃÃo da realidade, estigma, violÃncia domÃstica e sexual. Por fim, a relevÃncia deste trabalho encontra-se na compreensÃo do sofrimento psÃquico pela Ãtica de quem o vivencia e na contribuiÃÃo para com pesquisas futuras, pois hà na literatura pouco material sobre o sofrimento psÃquico da crianÃa respeitando o discurso da mesma. A importÃncia tambÃm à dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientaÃÃo de melhores prÃticas profissionais e de polÃticas pÃblicas voltadas para a saÃde mental infantil. This research aimed at the understanding of the perception, existence and confrontation of children bearing psychological suffering, who attend the Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. The psychological suffering was analyzed based on Winnicottâs theory, through the theory of human development, where the importance of the familiar support and the healthy environment was discussed, towards an emotional development which leads to the individualâs integration; being the childâs psychological suffering produced by a failure of this structure. There were 10 subjects who were children from seven up to eleven years old. A data survey was made with their respective caretakers only as a means by which to supply the collected information. The chosen place corresponds to the first CAPS Infantil do Estado do Cearà and attends children and adolescents of 67 districts of Fortaleza county. This way, a documental survey of the medical records and the notes of the area diaries was made, as well as semi-structured interviews with the collaborator children and their caretakers from August to December, in 2010. The results which were found point to the property that children have to recognize and express their several ways to experience psychological suffering: aggressiveness, changes of humor, complaints about anxiety, school difficulties, difficulty for accepting reality, stigma, domestic and sexual violence. Finally, the relevance of this work lies on the understanding of the psychological suffering through the view of those who experience it and the contribution this research paper may give to further investigation, since there is not so much literature on childrenâs psychological suffering respecting their own discourse. Its importance is also given as a piece of knowledge that can facilitate the reorientation of the best professional practices and public policy towards childish mental healthhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6134application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:37Zmail@mail.com - |
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This research aimed at the understanding of the perception, existence and confrontation of children bearing psychological suffering, who attend the Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. The psychological suffering was analyzed based on Winnicottâs theory, through the theory of human development, where the importance of the familiar support and the healthy environment was discussed, towards an emotional development which leads to the individualâs integration; being the childâs psychological suffering produced by a failure of this structure. There were 10 subjects who were children from seven up to eleven years old. A data survey was made with their respective caretakers only as a means by which to supply the collected information. The chosen place corresponds to the first CAPS Infantil do Estado do Cearà and attends children and adolescents of 67 districts of Fortaleza county. This way, a documental survey of the medical records and the notes of the area diaries was made, as well as semi-structured interviews with the collaborator children and their caretakers from August to December, in 2010. The results which were found point to the property that children have to recognize and express their several ways to experience psychological suffering: aggressiveness, changes of humor, complaints about anxiety, school difficulties, difficulty for accepting reality, stigma, domestic and sexual violence. Finally, the relevance of this work lies on the understanding of the psychological suffering through the view of those who experience it and the contribution this research paper may give to further investigation, since there is not so much literature on childrenâs psychological suffering respecting their own discourse. Its importance is also given as a piece of knowledge that can facilitate the reorientation of the best professional practices and public policy towards childish mental health |
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Esta pesquisa visou à compreensÃo da percepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento de crianÃas portadoras de sofrimento psÃquico usuÃrias do Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. O sofrimento psÃquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, atravÃs da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importÃncia do suporte familiar e do meio saudÃvel para um desenvolvimento emocional que tenda à integraÃÃo do indivÃduo, sendo o sofrimento psÃquico da crianÃa gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianÃas de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementaÃÃo das informaÃÃes coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Cearà e atende ao pÃblico infanto-juvenil de 67 bairros do municÃpio de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuÃrios e das anotaÃÃes dos diÃrios de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianÃas colaboradoras e suas cuidadoras, no perÃodo de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianÃas tÃm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psÃquico: agressividade, mudanÃas de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitaÃÃo da realidade, estigma, violÃncia domÃstica e sexual. Por fim, a relevÃncia deste trabalho encontra-se na compreensÃo do sofrimento psÃquico pela Ãtica de quem o vivencia e na contribuiÃÃo para com pesquisas futuras, pois hà na literatura pouco material sobre o sofrimento psÃquico da crianÃa respeitando o discurso da mesma. A importÃncia tambÃm à dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientaÃÃo de melhores prÃticas profissionais e de polÃticas pÃblicas voltadas para a saÃde mental infantil. |
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