Fortaleza em tempo de carnaval: blocos, maracatus e a polÃtica dos editais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13425 |
Resumo: | Com uma proposta etnogrÃfica, esta tese tem como objetivo apreender os recentes processos de mudanÃas das festas carnavalescas em Fortaleza. Isto se relaciona a um conjunto de medidas implementadas no decorrer dos oito anos da gestÃo municipal de Luizianne Lins, sobretudo entre 2009 e 2012. Trata-se de mudanÃas realizadas em acordo com o poder estadual, tendo, dentre outras finalidades, tornar a cidade atrativa ao turista tambÃm em razÃo de suas manifestaÃÃes tradicionais, como as festas carnavalescas. Das medidas tomadas pela prefeitura para esse segmento festivo, a criaÃÃo da polÃtica de editais à a de maior interesse para os objetivos aqui propostos, pois estabeleceu uma nova dinÃmica na concessÃo de recursos, alÃm de diferentes relaÃÃes entre brincantes e poder pÃblico, bem como outras configuraÃÃes festivas e formas de controle da festa. Assim, tomando como base as atividades carnavalescas dos blocos de prÃ-Carnaval e maracatus, busca-se compreender nesta tese se a polÃtica cultural dos editais interferiu na lÃgica composicional das manifestaÃÃes carnavalescas tradicionais da cidade e como os brincantes se colocaram quanto aos critÃrios postulados nos editais. O argumento à que, se, por um lado, surgiram novos mecanismos de controle da prefeitura com a festa, por outro, os brincantes recriam, reinventam e ressignificam suas prÃticas carnavalescas a partir de lÃgicas e esquemas culturais prÃprios, ainda que isto ocorra atravessado de negociaÃÃes quanto ao projeto de mudanÃas que se impÃe. Dessa forma, no plano teÃrico, as discussÃes desta tese recaem sobre cultura e poder pÃblico. |
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