A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Alves Parente JÃnior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20073
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_05209dd4e3e09deca253c01d9312973c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12510
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃoA meta psychology of voice and rhythm: a study on symbolization2017-08-18Karla PatrÃcia Holanda Martins22411941315http://lattes.cnpq.br/0785051938150248 LaÃria Beserra Fontenele29848369368http://lattes.cnpq.br/8007133176136088Maria Celina Peixoto Lima22100270397http://lattes.cnpq.br/2533233311539090Daniel Kupermann92908276704http://lattes.cnpq.br/440566998850215002732350362http://lattes.cnpq.br/4394774317278394Paulo Alves Parente JÃnior Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRpsicanÃlisevozritmopalavramÃsicapsychoanalysisvoicerhythmwordmusicPSICOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA proposta desta pesquisa à elaborar uma reflexÃo sobre a simbolizaÃÃo, que à a conquista da palavra, atravÃs de uma investigaÃÃo sobre as incidÃncias da voz e do ritmo na teoria freudiana, tambÃm chamada de metapsicologia. A pergunta pelo papel da voz e do ritmo na simbolizaÃÃo primordial dispara este trabalho e recebe contornos a partir das problematizaÃÃes psicanalÃticas da constituiÃÃo psÃquica. O solo de onde parte a pesquisa sÃo trÃs textos que compÃem a chamada era neurolÃgica de Freud, mas que, aqui, sÃo tomados, sem receio, como fundadores de valiosos aportes metapsicolÃgicos. Destaca-se como, no Ãmago desses textos, Freud rompe com as teorias localizacionistas da Ãpoca com suporte em seu pouco reconhecido interesse original pela linguagem e pelo sonoro. Primeiro, faz-se necessÃrio girar nos polos representacionais da coisa e da palavra, para ali reconhecer uma dÃvida da palavra para com a voz, por sua impossibilidade de transliterar, transcrever e traduzir todos os elementos sensÃveis da natureza corpÃrea da voz. Essa mesma impossibilidade que faz limite à ciÃncia da lÃngua constitui um incÃgnito poÃtico musical para a psicanÃlise, que se interessa pelos defeitos constitutivos da lÃngua. A simbolizaÃÃo, em Freud, nÃo irà se aportar na aquisiÃÃo de um conjunto positivo de signos, mas atravÃs de uma captura primordial pela melodia da voz materna. Freud introduziu no mundo uma teoria sobre a constituiÃÃo psÃquica em que pesa a urgÃncia do auxÃlio do semelhante e a construÃÃo do psiquismo mediante a relaÃÃo com um outro ser de linguagem. Ao apontar para o que se fundamenta no campo da alteridade, este trabalho tambÃm visa a acompanhar o percurso do prÃprio sujeito. O grito do bebà à o seu cartÃo de chegada ao mundo e, tÃo logo, convoca uma ligaÃÃo comunicativa com o outro que serà permeada por um ritmo presenÃa-ausÃncia. Para assinalar os desdobramentos simbÃlicos do ritmo, sua incidÃncia sobre o recalque originÃrio à tematizada especialmente a partir de Laplanche e Didier-Weill. A leitura de Didier-Weill conduz a pensar sobre o ritmo musical e sobre como sua insistÃncia pode representar uma saÃda do estupor de uma sideraÃÃo originÃria da lei. Assim, a mÃsica à abordada nÃo em suas construÃÃes formais, mas como uma experiÃncia que articula a nostalgia e a aposta no porvir, sendo assim, uma via de simbolizaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20073application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A meta psychology of voice and rhythm: a study on symbolization
title A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
spellingShingle A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
Paulo Alves Parente JÃnior
psicanÃlise
voz
ritmo
palavra
mÃsica
psychoanalysis
voice
rhythm
word
music
PSICOLOGIA
title_short A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
title_full A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
title_fullStr A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
title_full_unstemmed A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
title_sort A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
author Paulo Alves Parente JÃnior
author_facet Paulo Alves Parente JÃnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karla PatrÃcia Holanda Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22411941315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0785051938150248
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LaÃria Beserra Fontenele
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 29848369368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8007133176136088
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Celina Peixoto Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 22100270397
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2533233311539090
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daniel Kupermann
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 92908276704
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4405669988502150
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02732350362
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4394774317278394
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Alves Parente JÃnior
contributor_str_mv Karla PatrÃcia Holanda Martins
LaÃria Beserra Fontenele
Maria Celina Peixoto Lima
Daniel Kupermann
dc.subject.por.fl_str_mv psicanÃlise
voz
ritmo
palavra
mÃsica
topic psicanÃlise
voz
ritmo
palavra
mÃsica
psychoanalysis
voice
rhythm
word
music
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv psychoanalysis
voice
rhythm
word
music
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A proposta desta pesquisa à elaborar uma reflexÃo sobre a simbolizaÃÃo, que à a conquista da palavra, atravÃs de uma investigaÃÃo sobre as incidÃncias da voz e do ritmo na teoria freudiana, tambÃm chamada de metapsicologia. A pergunta pelo papel da voz e do ritmo na simbolizaÃÃo primordial dispara este trabalho e recebe contornos a partir das problematizaÃÃes psicanalÃticas da constituiÃÃo psÃquica. O solo de onde parte a pesquisa sÃo trÃs textos que compÃem a chamada era neurolÃgica de Freud, mas que, aqui, sÃo tomados, sem receio, como fundadores de valiosos aportes metapsicolÃgicos. Destaca-se como, no Ãmago desses textos, Freud rompe com as teorias localizacionistas da Ãpoca com suporte em seu pouco reconhecido interesse original pela linguagem e pelo sonoro. Primeiro, faz-se necessÃrio girar nos polos representacionais da coisa e da palavra, para ali reconhecer uma dÃvida da palavra para com a voz, por sua impossibilidade de transliterar, transcrever e traduzir todos os elementos sensÃveis da natureza corpÃrea da voz. Essa mesma impossibilidade que faz limite à ciÃncia da lÃngua constitui um incÃgnito poÃtico musical para a psicanÃlise, que se interessa pelos defeitos constitutivos da lÃngua. A simbolizaÃÃo, em Freud, nÃo irà se aportar na aquisiÃÃo de um conjunto positivo de signos, mas atravÃs de uma captura primordial pela melodia da voz materna. Freud introduziu no mundo uma teoria sobre a constituiÃÃo psÃquica em que pesa a urgÃncia do auxÃlio do semelhante e a construÃÃo do psiquismo mediante a relaÃÃo com um outro ser de linguagem. Ao apontar para o que se fundamenta no campo da alteridade, este trabalho tambÃm visa a acompanhar o percurso do prÃprio sujeito. O grito do bebà à o seu cartÃo de chegada ao mundo e, tÃo logo, convoca uma ligaÃÃo comunicativa com o outro que serà permeada por um ritmo presenÃa-ausÃncia. Para assinalar os desdobramentos simbÃlicos do ritmo, sua incidÃncia sobre o recalque originÃrio à tematizada especialmente a partir de Laplanche e Didier-Weill. A leitura de Didier-Weill conduz a pensar sobre o ritmo musical e sobre como sua insistÃncia pode representar uma saÃda do estupor de uma sideraÃÃo originÃria da lei. Assim, a mÃsica à abordada nÃo em suas construÃÃes formais, mas como uma experiÃncia que articula a nostalgia e a aposta no porvir, sendo assim, uma via de simbolizaÃÃo.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20073
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236910219264