A metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA metapsicologia da voz e do ritmo: um estudo sobre a simbolizaÃÃoA meta psychology of voice and rhythm: a study on symbolization2017-08-18Karla PatrÃcia Holanda Martins22411941315http://lattes.cnpq.br/0785051938150248 LaÃria Beserra Fontenele29848369368http://lattes.cnpq.br/8007133176136088Maria Celina Peixoto Lima22100270397http://lattes.cnpq.br/2533233311539090Daniel Kupermann92908276704http://lattes.cnpq.br/440566998850215002732350362http://lattes.cnpq.br/4394774317278394Paulo Alves Parente JÃnior Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRpsicanÃlisevozritmopalavramÃsicapsychoanalysisvoicerhythmwordmusicPSICOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA proposta desta pesquisa à elaborar uma reflexÃo sobre a simbolizaÃÃo, que à a conquista da palavra, atravÃs de uma investigaÃÃo sobre as incidÃncias da voz e do ritmo na teoria freudiana, tambÃm chamada de metapsicologia. A pergunta pelo papel da voz e do ritmo na simbolizaÃÃo primordial dispara este trabalho e recebe contornos a partir das problematizaÃÃes psicanalÃticas da constituiÃÃo psÃquica. O solo de onde parte a pesquisa sÃo trÃs textos que compÃem a chamada era neurolÃgica de Freud, mas que, aqui, sÃo tomados, sem receio, como fundadores de valiosos aportes metapsicolÃgicos. Destaca-se como, no Ãmago desses textos, Freud rompe com as teorias localizacionistas da Ãpoca com suporte em seu pouco reconhecido interesse original pela linguagem e pelo sonoro. Primeiro, faz-se necessÃrio girar nos polos representacionais da coisa e da palavra, para ali reconhecer uma dÃvida da palavra para com a voz, por sua impossibilidade de transliterar, transcrever e traduzir todos os elementos sensÃveis da natureza corpÃrea da voz. Essa mesma impossibilidade que faz limite à ciÃncia da lÃngua constitui um incÃgnito poÃtico musical para a psicanÃlise, que se interessa pelos defeitos constitutivos da lÃngua. A simbolizaÃÃo, em Freud, nÃo irà se aportar na aquisiÃÃo de um conjunto positivo de signos, mas atravÃs de uma captura primordial pela melodia da voz materna. Freud introduziu no mundo uma teoria sobre a constituiÃÃo psÃquica em que pesa a urgÃncia do auxÃlio do semelhante e a construÃÃo do psiquismo mediante a relaÃÃo com um outro ser de linguagem. Ao apontar para o que se fundamenta no campo da alteridade, este trabalho tambÃm visa a acompanhar o percurso do prÃprio sujeito. O grito do bebà à o seu cartÃo de chegada ao mundo e, tÃo logo, convoca uma ligaÃÃo comunicativa com o outro que serà permeada por um ritmo presenÃa-ausÃncia. Para assinalar os desdobramentos simbÃlicos do ritmo, sua incidÃncia sobre o recalque originÃrio à tematizada especialmente a partir de Laplanche e Didier-Weill. A leitura de Didier-Weill conduz a pensar sobre o ritmo musical e sobre como sua insistÃncia pode representar uma saÃda do estupor de uma sideraÃÃo originÃria da lei. Assim, a mÃsica à abordada nÃo em suas construÃÃes formais, mas como uma experiÃncia que articula a nostalgia e a aposta no porvir, sendo assim, uma via de simbolizaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20073application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com - |
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