AvaliaÃÃo da intenÃÃo de uso do preservativo entre adolescentes participantes e nÃo participantes de projetos educativos nas escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3127 |
Resumo: | Ante a complexidade da problemÃtica da AIDS entre adolescentes e percebendo o uso do preservativo como um comportamento de essencial importÃncia para a sua prevenÃÃo, foi realizada a presente investigaÃÃo, que teve como objetivo geral avaliar a intenÃÃo comportamental de uso do preservativo durante as relaÃÃes sexuais e os seus determinantes entre adolescentes participantes e nÃo participantes de aÃÃes educativas em saÃde no ambiente escolar, que envolvam aspectos preventivos à AIDS. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utilizou como embasamento teÃrico-metodolÃgico a Theory of Reasoned Action â TRA. Foi realizada em duas escolas pÃblicas, localizadas em JoÃo Pessoa-PB, junto a adolescentes de treze a dezenove anos, de ambos os sexos, da 8 sÃrie do nÃvel fundamental ao 3 ano do nÃvel mÃdio. O seu desenvolvimento ocorreu em duas etapas. Na primeira, foi aplicado um questionÃrio para o levantamento das crenÃas modais salientes (N=95). Na segunda, aplicou-se um questionÃrio construÃdo a partir das crenÃas identificadas, constituÃdo por escalas tipo Likert (N=566). Os dados foram analisados a partir da frequÃncia, mÃdia, desvio padrÃo, coeficiente Alfa de Cronbach, Teste t-Student, coeficientes de correlaÃÃes r de Pearson e regressÃo mÃltipla por etapas. Na primeira etapa, prevenÃÃo das DSTs, da gravidez e da AIDS foram as crenÃas comportamentais identificadas em ambas as escolas, nÃo havendo diferenÃa significativa entre estas. IncÃmodo, diminuiÃÃo do prazer e risco de romper foram as desvantagens apontadas para o uso do preservativo, nÃo se mostrando significativas as diferenÃas das emissÃes entre as escolas. MÃe, pai e amigos foram as principais crenÃas normativas positivas citadas pelos adolescentes de ambas as escolas, nÃo havendo diferenÃa significativa entre as freqÃÃncias das emissÃes dos grupos pesquisados. As crenÃas normativas modais negativas foram menos frequentes em comparaÃÃo Ãs positivas, sendo amigos e primos citados pelos adolescentes das escolas A e B e irmÃos e tios somente pelos adolescentes da B, nÃo havendo diferenÃas significativas entre os grupos pesquisados. A intenÃÃo comportamental de uso do preservativo se mostrou positiva para os dois grupos (escola A=1,45, escola B=1,39). Evidenciaram-se significativas correlaÃÃes entre os componentes atitudinais (r=0,168), normativos (r=0,166) e entre ambos com a medida da intenÃÃo comportamental nas duas escolas pesquisadas (NS r=0,290; A r=0,210; CN r=0,163; CC r=0,258). As quatro variÃveis independentes contribuÃram significativamente para a explicaÃÃo da variÃncia da intenÃÃo de uso do preservativo entre os adolescentes da escola A (R2=0,134), sendo que a norma subjetiva apresentou maior poder explicativo para o comportamento estudado (R2=0,069; p=0,000). Entre os adolescentes da escola B, verificou-se que crenÃa comportamental, norma subjetiva e atitude explicaram a intenÃÃo de uso do preservativo (R2=0,242), sendo que a crenÃa comportamental apresentou maior poder explicativo (R2=0,138; p=0,004). Os resultados revelaram maior intenÃÃo comportamental de uso do preservativo entre os adolescentes que participam de aÃÃes de educaÃÃo em saÃde, bem como as atitudes e normas que sustentam a intenÃÃo de adotar este comportamento e as crenÃas que originaram as atitudes e normas, podendo subsidiar o planejamento de estratÃgias que visem à saÃde sexual dos adolescentes, evidenciando assim a adequaÃÃo da TRA para tratar o tema proposto. |
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Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utilizou como embasamento teÃrico-metodolÃgico a Theory of Reasoned Action â TRA. Foi realizada em duas escolas pÃblicas, localizadas em JoÃo Pessoa-PB, junto a adolescentes de treze a dezenove anos, de ambos os sexos, da 8 sÃrie do nÃvel fundamental ao 3 ano do nÃvel mÃdio. O seu desenvolvimento ocorreu em duas etapas. Na primeira, foi aplicado um questionÃrio para o levantamento das crenÃas modais salientes (N=95). Na segunda, aplicou-se um questionÃrio construÃdo a partir das crenÃas identificadas, constituÃdo por escalas tipo Likert (N=566). Os dados foram analisados a partir da frequÃncia, mÃdia, desvio padrÃo, coeficiente Alfa de Cronbach, Teste t-Student, coeficientes de correlaÃÃes r de Pearson e regressÃo mÃltipla por etapas. Na primeira etapa, prevenÃÃo das DSTs, da gravidez e da AIDS foram as crenÃas comportamentais identificadas em ambas as escolas, nÃo havendo diferenÃa significativa entre estas. 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Os resultados revelaram maior intenÃÃo comportamental de uso do preservativo entre os adolescentes que participam de aÃÃes de educaÃÃo em saÃde, bem como as atitudes e normas que sustentam a intenÃÃo de adotar este comportamento e as crenÃas que originaram as atitudes e normas, podendo subsidiar o planejamento de estratÃgias que visem à saÃde sexual dos adolescentes, evidenciando assim a adequaÃÃo da TRA para tratar o tema proposto. Facing AIDS problem in adolescence and regarding the use of condom as of essential importance in its prevention, in a way that this behavior can be promissory when induced by actions in health education developed at school, it was made this present research, which goal was to evaluate the behavioral intention with the use of condom in sexual intercourse, and its determinants among adolescents participating an non-participating in educational health actions at school related to prevent AIDS. It is a quantitative research that used the Theory of Reasoned Action â TRA. The research was taken in two Public Schools, in JoÃo Pessoa, with adolescents from 13 to 19 years old, both sexes, from 7th grade in Fundamental level to 3rd grade of High School. It was taken in two steps. On 1st step, a form was filled to make a survey of behavior beliefs and pronounced modal standard. On 2nd step, a test based on the beliefs identified on step 1, made of Likert Type Schools, was applied to 566 students. Data was analyzed from different statistic tools: absolute frequency and percentage, mean, standard mean, Cronbach Alpha coefficient, Pearson correlation coefficient r, Multiple Regression by steps. The results from first step brought up the same categories of positive pronounced modal behavior standards in both schools (STD, pregnancy and AIDS prevention). Among all adolescents from both schools, troublesome, less pleasure and rupture risk were the pointed handicaps on using condoms. Positive standards beliefs were mothers, fathers and friends who were pointed by adolescents from both schools. Negative modal standard beliefs were less frequent comparing to positive, friends and cousins were named by adolescents from schools A and B, and brothers and uncles only from the ones of school B. The behavior intention of using condom was positive in both groups researched, but mean was a discretely higher among adolescents from School A. Expressive evidence correlated behavior and standard components as a measure of intentional behavior in both schools. Four independents variables contributed significantly to explain the variance of intention of using condoms in school A, but subjective standard presented more powerful explanation for the behavior studied. Among adolescents from school B, it was verified that behavior beliefs, subjective rule and stance explain the intention in using condoms, but behavior beliefs came to be stronger. The results showed stances and rules that sustain the intention in using condoms, as well as beliefs that build those stances and rules, which can give subsidies to planning strategies aiming sexual health care and put in evidence to validate TRA to work the proposed subject.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3127application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:24Zmail@mail.com - |
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