AvaliaÃÃo da intenÃÃo de realizar mamografia como subsÃdio para aÃÃes na promoÃÃo da saÃde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco StÃlio de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4643
Resumo: Reconhecendo a magnitude do problema de saÃde pÃblica que o cÃncer de mama se tornou ao longo dos anos e considerando a mamografia como procedimento especÃfico para detecÃÃo precoce, elegeu-se a realizaÃÃo da mamografia como comportamento desejado para esta investigaÃÃo. O objetivo geral foi avaliar a intenÃÃo comportamental de realizar mamografia e seus determinantes, entre mulheres de uma comunidade rural, submetidas ou nÃo a uma mensagem persuasiva. Trata-se de estudo experimental, do tipo apenas-posterior, tendo a Theory of Planned Behavior como referencial teÃrico-metodolÃgico. O estudo foi realizado em municÃpio da ParaÃba, com amostra composta por 148 mulheres divididas nos grupos Experimental 70(47,3%) e Controle 78(52,7%). As participantes eram, em sua maioria, casadas, com ensino fundamental incompleto, do lar, catÃlicas, com rendimentos mensais atà 2 salÃrios mÃnimos e idades entre 35 e 78 anos. A Coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo o levantamento das crenÃas (n= 33) em outubro/2009 e a avaliaÃÃo da intenÃÃo e seus determinantes em novembro/2009. As crenÃas compuseram as questÃes, formuladas em escalas de diferencial semÃntico de adjetivos bipolares tipo Likert. Os dados foram analisados comparativamente entre os grupos, sendo aplicados os testes de Fisher-Freeman-Halton, Mann-Whitney e o coeficiente de correlaÃÃo de Sperman. Utilizou-se o procedimento Forward para regressÃo logÃstica, com testes de Wald, Hosmer-Lemeshow e Omnibus, alÃm do R2 de Nagelkerke para poder de prediÃÃo. As anÃlises utilizaram os softwares PASW 18.0 e R versÃo 2.8.1, com nÃvel de significÃncia de 5%. As crenÃas comportamentais modais salientes positivas foram prevenÃÃo do cÃncer de mama, diagnÃstico precoce e se cuidar, e as negativas foram dor e medo. As crenÃas normativas mais frequentes foram o mÃdico, a televisÃo, vizinha e amiga. Quanto aos fatores facilitadores, foram mais citados: encaminhamentos, dinheiro, disponibilidade do exame pelo SUS e facilidade na marcaÃÃo. Entre os fatores impeditivos estiveram a demora para marcar/realizar o exame e a falta de dinheiro. Atitude foi considerada positiva em ambos os grupos, contudo o grupo controle apresentou melhor desempenho. Os escores maiores da norma subjetiva foram apresentados pelo grupo experimental, com predominÃncia do item que avaliava se a maioria das pessoas achava que a participante deveria realizar a mamografia nos prÃximos trÃs meses (p= 0,000). Os referentes com significÃncia estatÃstica foram: mÃdico, mÃe, irmÃ, enfermeira e agentes comunitÃrios. No tocante à percepÃÃo de controle comportamental, o grupo experimental(79,34) teve melhor desempenho em relaÃÃo ao grupo controle(70,15). A medida da intenÃÃo comportamental obteve tendÃncia positiva em ambos os grupos, sendo a mÃdia do grupo experimental (81,92) relativamente superior ao grupo controle (67,84). As variÃveis preditoras que melhor explicaram a intenÃÃo foram a atitude e a norma subjetiva, com coeficiente de determinaÃÃo de aproximadamente 50% (R2=0,503). O conhecimento das intenÃÃes comportamentais favorece o desenvolvimento de estratÃgias de trabalho para a enfermagem e demais profissionais de saÃde, a exemplo de aÃÃes de educaÃÃo em saÃde, que desperte a mulher para a importÃncia do rastreamento, bem como possibilite busca ativa de mulheres em idades apropriadas para a realizaÃÃo dos exames de detecÃÃo precoce.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo da intenÃÃo de realizar mamografia como subsÃdio para aÃÃes na promoÃÃo da saÃdeIntention assessment to perform mammography as support to actions to the health promotion2010-03-29Ana FÃtima Carvalho Fernandes22068554372http://lattes.cnpq.br/1121528839527110 Inacia SÃtiro Xavier de FranÃa11111111117Simone Helena dos Santos Oliveira25232460234Consuelo Helena Aires de Freitas 55599966611Lorita Marlena Freitag Pagliuca53504070820http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780255H1Miria ConceiÃÃo Lavinas Santos84954019753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4739180U069037175449Francisco StÃlio de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBR IntenÃÃo mamografia enfermagem em saÃde pÃblica breast neoplasms intention mass screening mammography public health nursing ENFERMAGEMReconhecendo a magnitude do problema de saÃde pÃblica que o cÃncer de mama se tornou ao longo dos anos e considerando a mamografia como procedimento especÃfico para detecÃÃo precoce, elegeu-se a realizaÃÃo da mamografia como comportamento desejado para esta investigaÃÃo. 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O conhecimento das intenÃÃes comportamentais favorece o desenvolvimento de estratÃgias de trabalho para a enfermagem e demais profissionais de saÃde, a exemplo de aÃÃes de educaÃÃo em saÃde, que desperte a mulher para a importÃncia do rastreamento, bem como possibilite busca ativa de mulheres em idades apropriadas para a realizaÃÃo dos exames de detecÃÃo precoce.Recognizing the magnitude of the public health problem that breast cancer has become over the years and considering mammography as specific procedure for early detection, mammography screening was elected as desired behavior for this investigation. The aim was to assess the behavioral intention and its determinants to perform mammography screening among women in a rural community, with or without a persuasive message. This is an experimental study, only-posterior type, and the Theory of Planned Behavior was a theoretical and methodological framework. The study was conducted in a city of Paraiba, with a sample of 148 women divided into experimental groups 70 (47.3%) and Control 78 (52.7%). The participants were, mostly, married women with incomplete primary education, work at home, catholic, with monthly incomes up to 2 minimum wages, aged 35 to 78 years. The data collect was performed in two steps: a survey of beliefs (n = 33) in October/2009 and assessment of intention and its determinants in November/2009. Beliefs composed the questions formulated in semantic differential scales of bipolar adjectives Likert type. The data were analyzed comparing the two groups, being tested by Fisher-Freeman-Halton, Mann-Whitney test and correlation coefficient of Spearman. It was used the procedure for Forward logistic regression, Wald test, Hosmer-Lemeshow and Omnibus, in addition to R2 Nagelkerke for predictive power. The analysis used the software PASW 18.0 and R version 2.8.1, with a significance level of 5%. The modal salient behavioral beliefs positive were breast cancer prevention, early diagnosis and itself care, and the negatives were pain and fear. Most frequent normative beliefs were physician, television, neighbor and friend. As facilitating factors, were most often cited: referent, money, availability of the examination in SUS and ease of marking. Among the impediments were taking so long to check / perform the examination and lack of money. Attitude was positive in both groups, however the control group showed better performance. The higher scores of subjective norm were presented by the experimental group, with predominance of the item that assessed whether most people thought that the participant should perform the mammogram in the next three months (p = 0.000). The referent with significant statistically were: physician, mother, sister, nurse and community agents. Regarding the behavioral control perception, the experimental group (79.34) had better performance comparing to the control group (70.15). The measure of behavioral intention received positive trend in both groups, with the mean of the experimental group (81.92) bigger than the control group (67.84). The predictor variables that best explained the intention were the attitude and subjective norm, with coefficient of determination of approximately 50% (R2 = 0.503). Knowledge of behavioral intentions should improve the strategies development of nursing work and other health professionals, like shares of health education to awaken women to the importance of mammography screening and make possible active search for women of appropriate ages to perform exams for early detection.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4643application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:48Zmail@mail.com -
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