Jornal das MoÃas: leitura, civilidade e educaÃÃo femininas (1932-1945).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NukÃcia Meyre Silva AraÃjo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7058
Resumo: Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso.
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