Jornal das MoÃas: leitura, civilidade e educaÃÃo femininas (1932-1945).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7058 |
Resumo: | Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJornal das MoÃas: leitura, civilidade e educaÃÃo femininas (1932-1945). Jornal das MoÃas: reading, civility and female education (1932-1945)2008-04-25AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 MÃrcia Azevedo de Abreu10215896831Maria Irandà Costa Morais Antunes04234403491Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320MÃnica MagalhÃes Cavalcante2205279831523157518372http://lattes.cnpq.br/4953993121138640 NukÃcia Meyre Silva AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura Civilidade Revista Feminina EducaÃÃo Discurso da CivilidadeReading Civility Female Magazine Education Discourse of CivilityHISTORIA DA EDUCACAONeste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso. The present paper aims at analyzing the way how a textual support, whose communicative purpose is not determining norms and orders, performs among social conventions that are, little by little, absorbed by women. The analysis starts from a point of view that assemblies the History of Reading perspective and follows, consequently, with the History of Education, Sociology - with a historical basis, Linguistics and Discourse Analysis. The support chosen as a research source was â Jornal das MoÃasâ, a female magazine published in Rio de Janeiro from 1914 to 1965. The corpus consists of the publications from 1932 to 1945. The concept of civility, or the group of adequately social behaviors, leads our description and the support analysis. The concepts of ethos and of incorporation grounds the discourse of civilityâs analysis, one of the files presented in the magazine. The results of the support analysis confirm the conduct assignments considered adequate to women in the 30âs and 40âs. Some social roles such as mother, housewife, wife and tutor are reasserted through many discourse genres which appears along the magazine and through the iconography present in many of the magazine texts. The analyzed genres which are surrounded by the civility concept are the short story, advertisement, advisement, and articles. The ethà of beauty and of reservedness; abnegation; dedication; submission and health; and wisdom evocate, respectively, the figures of woman, mother, housewife, wife and best tutor. The incorporation of adequate behaviors to the social roles predicted for women is obtained through the uttererâs ethos assimilation, by the adhesion to the announced ideas and by the representation of others social actors built in the discourse. FundaÃÃo Universidade Estadual do CearÃFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7058application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:07Zmail@mail.com - |
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Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso. |
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The present paper aims at analyzing the way how a textual support, whose communicative purpose is not determining norms and orders, performs among social conventions that are, little by little, absorbed by women. The analysis starts from a point of view that assemblies the History of Reading perspective and follows, consequently, with the History of Education, Sociology - with a historical basis, Linguistics and Discourse Analysis. The support chosen as a research source was â Jornal das MoÃasâ, a female magazine published in Rio de Janeiro from 1914 to 1965. The corpus consists of the publications from 1932 to 1945. The concept of civility, or the group of adequately social behaviors, leads our description and the support analysis. The concepts of ethos and of incorporation grounds the discourse of civilityâs analysis, one of the files presented in the magazine. The results of the support analysis confirm the conduct assignments considered adequate to women in the 30âs and 40âs. Some social roles such as mother, housewife, wife and tutor are reasserted through many discourse genres which appears along the magazine and through the iconography present in many of the magazine texts. The analyzed genres which are surrounded by the civility concept are the short story, advertisement, advisement, and articles. The ethà of beauty and of reservedness; abnegation; dedication; submission and health; and wisdom evocate, respectively, the figures of woman, mother, housewife, wife and best tutor. The incorporation of adequate behaviors to the social roles predicted for women is obtained through the uttererâs ethos assimilation, by the adhesion to the announced ideas and by the representation of others social actors built in the discourse. |
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Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar como um suporte textual, cujo propÃsito comunicativo nÃo fosse determinar normas e injunÃÃes, age na propagaÃÃo de normas sociais que pouco a pouco vÃo sendo assimiladas pela mulher. O exame se dà a partir de um ponto de vista que congrega o olhar da HistÃria da Leitura e, por consequÃncia, da HistÃria da EducaÃÃo, da Sociologia de base histÃrica, da LinguÃstica e da AnÃlise do Discurso. O suporte escolhido como fonte de pesquisa à a revista feminina Jornal das MoÃas, publicada durante o perÃodo de 1914 a 1965, no Rio de Janeiro. O corpus recortado compreende a publicaÃÃo ocorrida entre os anos de 1932 a 1945. O conceito de civilidade, conjunto de comportamentos estabelecidos como adequados socialmente, norteia a descriÃÃo e anÃlise do suporte. Os conceitos de ethos e de incorporaÃÃo embasam a anÃlise do discurso da civilidade, um dos arquivos presentes no Jornal das MoÃas. Os resultados da anÃlise do suporte confirmam a prescriÃÃo de condutas tidas como adequadas à mulher nas dÃcadas de 1930 e 1940. Os papÃis sociais de mÃe, dona-de-casa, esposa e educadora sÃo reafirmados por intermÃdio dos vÃrios gÃneros do discurso que circulam na Revista e pela iconografia que acompanha muitos desses textos. Dentre os vÃrios gÃneros em que o discurso da civilidade investe, analisou-se o conto, anÃncio publicitÃrio, conselho e artigo de opiniÃo. Nos textos, os ethà da beleza e do recato; da abnegaÃÃo; da dedicaÃÃo; da submissÃo e da saÃde; e da sapiÃncia evocam, respectivamente, as imagens de mulher, mÃe, dona de casa, esposa e educadora dos filhos da pÃtria. A incorporaÃÃo de condutas adequadas aos papÃis sociais previstos para a mulher se dà pela assimilaÃÃo do ethos do enunciador e pela adesÃo Ãs ideias enunciadas e pelas representaÃÃes de outros atores sociais construÃdas no discurso. |
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