MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaiane Firmino da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20667
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_afeb728a71f47f0785b20c402e6d7d83
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13042
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃticaMedia-education and challenges in practice2019-01-00Maria Ãrica de Oliveira Lima1112225421302740241526http://lattes.cnpq.br/4775075310266816Thaiane Firmino da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRMÃdia-EducaÃÃo Podcast Meio Ambiente Escola EducaÃÃo pela mÃdia Meio Ambiente e EducaÃÃo Meios de ComunicaÃÃo e EducaÃÃo Podcasting Tecnologia e educaÃÃoCOMUNICACAOnÃo hÃDesenvolvida no ColÃgio Estadual Liceu do Cearà (CELC), em Fortaleza (CE), a investigaÃÃo apresentada foi executada à luz da mÃdia-educaÃÃo, sob a perspectiva do PrincÃpio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivaÃÃo da educaÃÃo para as mÃdias, com as mÃdias, sobre as mÃdias e pelas mÃdias. A partir do pressuposto de que à fundamental a abordagem das questÃes ambientais, foi possÃvel verificar a necessidade de que essa temÃtica esteja presente no cotidiano escolar atravÃs de prÃticas que evidenciam a mÃdia como recurso potencial. Considerando o exposto, foram utilizados os seguintes objetivos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa: investigar o uso da tecnologia mÃvel em ambiente escolar por parte de estudantes do 2 ano do ensino mÃdio; verificar como se dà a educaÃÃo ambiental na InstituiÃÃo; desenvolver processo prÃtico de aproximaÃÃo da educaÃÃo ambiental com a mÃdia-educaÃÃo, sob a Ãtica da responsabilidade; e incentivar a associaÃÃo entre conteÃdo ambiental e produÃÃes de Ãudio, atravÃs da ferramenta de mÃdia podcast. A transformaÃÃo da percepÃÃo e utilizaÃÃo do espaÃo, bem como dos recursos naturais, foram pontos discutidos e, inclusive, disseminados por intermÃdio de canal disponÃvel no universo das Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo (TIC). Firmado nos pressupostos teÃrico-metodolÃgicos da pesquisa-aÃÃo, este estudo à uma abordagem qualitativa e configura-se como uma investigaÃÃo social em base empÃrica. O desenvolvimento desta dissertaÃÃo apontou que prÃticas satisfatÃrias na relaÃÃo do indivÃduo com o meio ambiente dependem de acesso à informaÃÃo e do senso de responsabilidade que o ser humano tem com o espaÃo em que habita. Deixou evidente tambÃm que a educaÃÃo ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e estÃticas e se aproximar das questÃes atuais, apontando soluÃÃes prÃticas para problemÃticas presentes no dia a dia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20667application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-09T10:10:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Media-education and challenges in practice
title MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
spellingShingle MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
Thaiane Firmino da Silva
MÃdia-EducaÃÃo
Podcast
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo pela mÃdia
Meio Ambiente e EducaÃÃo Meios de ComunicaÃÃo e EducaÃÃo
Podcasting
Tecnologia e educaÃÃo
COMUNICACAO
title_short MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
title_full MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
title_fullStr MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
title_full_unstemmed MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
title_sort MÃdia-educaÃÃo e os desafios na prÃtica
author Thaiane Firmino da Silva
author_facet Thaiane Firmino da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Ãrica de Oliveira Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11122254213
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02740241526
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4775075310266816
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaiane Firmino da Silva
contributor_str_mv Maria Ãrica de Oliveira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv MÃdia-EducaÃÃo
Podcast
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo pela mÃdia
Meio Ambiente e EducaÃÃo Meios de ComunicaÃÃo e EducaÃÃo
Podcasting
Tecnologia e educaÃÃo
topic MÃdia-EducaÃÃo
Podcast
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo pela mÃdia
Meio Ambiente e EducaÃÃo Meios de ComunicaÃÃo e EducaÃÃo
Podcasting
Tecnologia e educaÃÃo
COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Desenvolvida no ColÃgio Estadual Liceu do Cearà (CELC), em Fortaleza (CE), a investigaÃÃo apresentada foi executada à luz da mÃdia-educaÃÃo, sob a perspectiva do PrincÃpio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivaÃÃo da educaÃÃo para as mÃdias, com as mÃdias, sobre as mÃdias e pelas mÃdias. A partir do pressuposto de que à fundamental a abordagem das questÃes ambientais, foi possÃvel verificar a necessidade de que essa temÃtica esteja presente no cotidiano escolar atravÃs de prÃticas que evidenciam a mÃdia como recurso potencial. Considerando o exposto, foram utilizados os seguintes objetivos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa: investigar o uso da tecnologia mÃvel em ambiente escolar por parte de estudantes do 2 ano do ensino mÃdio; verificar como se dà a educaÃÃo ambiental na InstituiÃÃo; desenvolver processo prÃtico de aproximaÃÃo da educaÃÃo ambiental com a mÃdia-educaÃÃo, sob a Ãtica da responsabilidade; e incentivar a associaÃÃo entre conteÃdo ambiental e produÃÃes de Ãudio, atravÃs da ferramenta de mÃdia podcast. A transformaÃÃo da percepÃÃo e utilizaÃÃo do espaÃo, bem como dos recursos naturais, foram pontos discutidos e, inclusive, disseminados por intermÃdio de canal disponÃvel no universo das Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo (TIC). Firmado nos pressupostos teÃrico-metodolÃgicos da pesquisa-aÃÃo, este estudo à uma abordagem qualitativa e configura-se como uma investigaÃÃo social em base empÃrica. O desenvolvimento desta dissertaÃÃo apontou que prÃticas satisfatÃrias na relaÃÃo do indivÃduo com o meio ambiente dependem de acesso à informaÃÃo e do senso de responsabilidade que o ser humano tem com o espaÃo em que habita. Deixou evidente tambÃm que a educaÃÃo ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e estÃticas e se aproximar das questÃes atuais, apontando soluÃÃes prÃticas para problemÃticas presentes no dia a dia.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20667
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460717232128