A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waldiana Feitosa de Lima Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20420
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_06ee51b2405e8d8851cdfdedcb12f1e4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12822
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa2018-07-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D062152955315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332489H4Waldiana Feitosa de Lima SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRCompetÃncia comunicativa Ensino da OralidadeLETRASnÃo hÃEsta dissertaÃÃo envolve uma pesquisa que investiga a importÃncia de se valorizar no ensino da lÃngua materna, a modalidade oral como caminho fÃrtil para se desenvolver as competÃncias linguÃsticas e discursivas dos alunos, particularmente os de 9Âano do Ensino Fundamental II. Desmistifica-se aqui o atual ensino de exaltaÃÃo particular à escrita e se propÃe uma prÃtica que envolva escuta, escrita e leitura mediadas pela oralidade, porque à tambÃm por meio das prÃticas discursivas reais nos usos orais que o aluno deve conhecer sua lÃngua materna. Esse processo de aprendizagem pela oralidade promove o empoderamento do aluno em suas necessidades sociointerativas, pois à a partir dos eventos comunicativos vivenciados no dia a dia da escola que o aluno pode desenvolver suas habilidades linguÃsticas e ampliar suas estratÃgias discursivas para alcanÃar as condiÃÃes de felicidade no projeto de dizer pretendido. Esta investigaÃÃo està fundamentada nos estudos de AnÃlise da ConversaÃÃo, desenvolvidos por Preti (1999), no Projeto NURC (Norma Urbano Culto); nas publicaÃÃes de Koch (1998) sobre a construÃÃo dos sentidos no texto falado; nos estudos de Galembeck (1999) e Kerbrat-Orechionni (2006) sobre as Regras da ConversaÃÃo); e nas MÃximas Conversacionais de Grice (1982). Espera-se que os resultados colaborem na construÃÃo de uma aprendizagem, na qual os usos linguÃsticos alcancem mais facilmente a excelÃncia comunicativa de seus interlocutores, pois o princÃpio que torna qualquer lÃngua viva, sà ocorre quando a voz à capaz de representar a essÃncia do homem.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20420application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
title A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
spellingShingle A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
Waldiana Feitosa de Lima Silva
CompetÃncia comunicativa
Ensino da Oralidade
LETRAS
title_short A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
title_full A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
title_fullStr A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
title_full_unstemmed A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
title_sort A modalidade oral no ensino de lÃngua portuguesa
author Waldiana Feitosa de Lima Silva
author_facet Waldiana Feitosa de Lima Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62152955315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332489H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Waldiana Feitosa de Lima Silva
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.subject.por.fl_str_mv CompetÃncia comunicativa
Ensino da Oralidade
topic CompetÃncia comunicativa
Ensino da Oralidade
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo envolve uma pesquisa que investiga a importÃncia de se valorizar no ensino da lÃngua materna, a modalidade oral como caminho fÃrtil para se desenvolver as competÃncias linguÃsticas e discursivas dos alunos, particularmente os de 9Âano do Ensino Fundamental II. Desmistifica-se aqui o atual ensino de exaltaÃÃo particular à escrita e se propÃe uma prÃtica que envolva escuta, escrita e leitura mediadas pela oralidade, porque à tambÃm por meio das prÃticas discursivas reais nos usos orais que o aluno deve conhecer sua lÃngua materna. Esse processo de aprendizagem pela oralidade promove o empoderamento do aluno em suas necessidades sociointerativas, pois à a partir dos eventos comunicativos vivenciados no dia a dia da escola que o aluno pode desenvolver suas habilidades linguÃsticas e ampliar suas estratÃgias discursivas para alcanÃar as condiÃÃes de felicidade no projeto de dizer pretendido. Esta investigaÃÃo està fundamentada nos estudos de AnÃlise da ConversaÃÃo, desenvolvidos por Preti (1999), no Projeto NURC (Norma Urbano Culto); nas publicaÃÃes de Koch (1998) sobre a construÃÃo dos sentidos no texto falado; nos estudos de Galembeck (1999) e Kerbrat-Orechionni (2006) sobre as Regras da ConversaÃÃo); e nas MÃximas Conversacionais de Grice (1982). Espera-se que os resultados colaborem na construÃÃo de uma aprendizagem, na qual os usos linguÃsticos alcancem mais facilmente a excelÃncia comunicativa de seus interlocutores, pois o princÃpio que torna qualquer lÃngua viva, sà ocorre quando a voz à capaz de representar a essÃncia do homem.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20420
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238922436608