A Reforma do Ensino MÃdio e a FormaÃÃo dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2439 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA Reforma do Ensino MÃdio e a FormaÃÃo dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. 2007-08-31EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012EpitÃcio MacÃrio Moura36812200344http://lattes.cnpq.br/0026764807340896Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Ilma Vieira do Nascimento0123928737225492187368http://lattes.cnpq.br/8700709425629023Maria Josà Pires Barros CardozoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCrise do Capitale RÃforme Scolaire Enseignement Moyen CompÃtences EmployabilitÃCrise do Capital Reforma Educacional Ensino MÃdio CompetÃncias EmpregabilidadeEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO presente trabalho parte do entendimento de que nÃo se pode compreender a educaÃÃo sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditÃrios e nas lutas que surgem entre as classes e fraÃÃes de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino mÃdio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulaÃÃo flexÃvel vem provocando mudanÃas significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representaÃÃo sindical e polÃtica dos trabalhadores e nos perfis de qualificaÃÃo/formaÃÃo dos trabalhadores. Para anÃlise desta reforma, organizamos nossa exposiÃÃo em quatro eixos: o processo histÃrico do desenvolvimento do modo de produÃÃo capitalista e suas implicaÃÃes para a educaÃÃo dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergÃncia da produÃÃo flexÃvel e o papel dos organismos internacionais na conduÃÃo do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educaÃÃo; a perspectiva mistificadora da reestruturaÃÃo produtiva e do avanÃo tecnolÃgico apresentada pelos reformadores do ensino mÃdio como determinante das polÃticas educacionais e a defesa das pedagogias das competÃncias e da empregabilidade como saÃdas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivaÃÃo de propostas Ensino MÃdio Integrado à EducaÃÃo Profissional, a partir da concepÃÃo de escola unitÃria defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialÃtica do trabalho como princÃpio educativo e que lutam por uma educaÃÃo que contribua para a construÃÃo de uma nova ordem social que supere a lÃgica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino mÃdio procura formar um novo trabalhador, com competÃncias que atendam Ãs demandas do mercado e Ãs novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporÃnea.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2439application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho parte do entendimento de que nÃo se pode compreender a educaÃÃo sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditÃrios e nas lutas que surgem entre as classes e fraÃÃes de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino mÃdio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulaÃÃo flexÃvel vem provocando mudanÃas significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representaÃÃo sindical e polÃtica dos trabalhadores e nos perfis de qualificaÃÃo/formaÃÃo dos trabalhadores. Para anÃlise desta reforma, organizamos nossa exposiÃÃo em quatro eixos: o processo histÃrico do desenvolvimento do modo de produÃÃo capitalista e suas implicaÃÃes para a educaÃÃo dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergÃncia da produÃÃo flexÃvel e o papel dos organismos internacionais na conduÃÃo do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educaÃÃo; a perspectiva mistificadora da reestruturaÃÃo produtiva e do avanÃo tecnolÃgico apresentada pelos reformadores do ensino mÃdio como determinante das polÃticas educacionais e a defesa das pedagogias das competÃncias e da empregabilidade como saÃdas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivaÃÃo de propostas Ensino MÃdio Integrado à EducaÃÃo Profissional, a partir da concepÃÃo de escola unitÃria defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialÃtica do trabalho como princÃpio educativo e que lutam por uma educaÃÃo que contribua para a construÃÃo de uma nova ordem social que supere a lÃgica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino mÃdio procura formar um novo trabalhador, com competÃncias que atendam Ãs demandas do mercado e Ãs novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporÃnea. |
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