Modelagem de redes multimodais integradas de transporte pÃblico: discussÃo conceitual e aplicada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12337 |
Resumo: | O transporte pÃblico urbano à uma alternativa de soluÃÃo para os impactos negativos do modelo atual de transporte, e para viabilizar uma oferta de qualidade, sÃo necessÃrias ferramentas que possibilitem um planejamento eficiente dos sistemas de maneira integrada. Devido a suas caracterÃsticas especÃficas, redes multimodais integradas de transporte pÃblico apresentam problemas associados à modelagem dos tipos de integraÃÃo e da escolha de rota, os quais, em vÃrias perspectivas, sÃo mais complexos do que os encontrados em redes viÃrias. Desta forma, esta dissertaÃÃo realiza uma anÃlise conceitual e aplicada da modelagem de redes multimodais integradas de transporte pÃblico urbano, utilizando a Zona Oeste da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza por meio do programa TransCAD, e verificando-se a eficiÃncia dos modelos combinados de escolha de modos e rotas quanto à inserÃÃo do carÃter aleatÃrio e à representaÃÃo dos efeitos do congestionamento. Ao considerar a alocaÃÃo da demanda por meio de um mÃtodo de estratÃgias, observou-se que houve reduÃÃo das parcelas de tempo relacionadas aos transbordos, confirmando sua caracterÃstica de minimizar o tempo gasto nas paradas pelos usuÃrios. A adoÃÃo da restriÃÃo da capacidade provocou aumento significativo no custo generalizado, alÃm de apresentar um maior tempo de caminhada. TambÃm houve impacto sobre a dispersÃo da demanda na rede, apresentando maior variaÃÃo de rotas carregadas. Ao considerar efeitos estocÃsticos, observou-se aumento em parcelas do tempo de viagem, alÃm da distÃncia percorrida quando embarcados. Por fim, conclui-se que os mÃtodos de estratÃgia e os mÃtodos de equilÃbrio sÃo bastante distintos quanto aos resultados da alocaÃÃo, com diferenÃas significativas nas parcelas de tempo relacionadas ao transbordo. Percebe-se que, apesar de o EquilÃbrio EstocÃstico do UsuÃrio ser considerado pela comunidade cientÃfica como o mÃtodo do estado da arte, ao ser submetido a certas condiÃÃes, pode apresentar resultados semelhantes a um mÃtodo bastante simplista como o Tudo ou Nada. Assim, nota-se que quando nÃo hà domÃnio de cada etapa que està sendo executada, um mÃtodo pode se comportar de maneira inesperada, comprometendo os resultados de todo o processo, e consequentemente, nÃo serà uma ferramenta eficaz para apoiar projetos de intervenÃÃes nos sistemas de transportes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelagem de redes multimodais integradas de transporte pÃblico: discussÃo conceitual e aplicadaModeling of integrated multimodal urban transport networks: a conceptual and applied discussion2013-08-30Carlos Felipe Grangeiro Loureiro40835227391http://lattes.cnpq.br/5441748234108694 Bruno Vieira Bertoncini00828843902http://lattes.cnpq.br/3683357029229928Rinaldo Azevedo Cavalcante71147128391http://lattes.cnpq.br/650866365900304501477300317http://lattes.cnpq.br/9853014600044453Camila Alves MaiaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRModelagem Transporte urbano Transportes - PlanejamentoModeling Multimodal Networks TransitENGENHARIA DE TRANSPORTESO transporte pÃblico urbano à uma alternativa de soluÃÃo para os impactos negativos do modelo atual de transporte, e para viabilizar uma oferta de qualidade, sÃo necessÃrias ferramentas que possibilitem um planejamento eficiente dos sistemas de maneira integrada. Devido a suas caracterÃsticas especÃficas, redes multimodais integradas de transporte pÃblico apresentam problemas associados à modelagem dos tipos de integraÃÃo e da escolha de rota, os quais, em vÃrias perspectivas, sÃo mais complexos do que os encontrados em redes viÃrias. Desta forma, esta dissertaÃÃo realiza uma anÃlise conceitual e aplicada da modelagem de redes multimodais integradas de transporte pÃblico urbano, utilizando a Zona Oeste da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza por meio do programa TransCAD, e verificando-se a eficiÃncia dos modelos combinados de escolha de modos e rotas quanto à inserÃÃo do carÃter aleatÃrio e à representaÃÃo dos efeitos do congestionamento. Ao considerar a alocaÃÃo da demanda por meio de um mÃtodo de estratÃgias, observou-se que houve reduÃÃo das parcelas de tempo relacionadas aos transbordos, confirmando sua caracterÃstica de minimizar o tempo gasto nas paradas pelos usuÃrios. A adoÃÃo da restriÃÃo da capacidade provocou aumento significativo no custo generalizado, alÃm de apresentar um maior tempo de caminhada. TambÃm houve impacto sobre a dispersÃo da demanda na rede, apresentando maior variaÃÃo de rotas carregadas. Ao considerar efeitos estocÃsticos, observou-se aumento em parcelas do tempo de viagem, alÃm da distÃncia percorrida quando embarcados. Por fim, conclui-se que os mÃtodos de estratÃgia e os mÃtodos de equilÃbrio sÃo bastante distintos quanto aos resultados da alocaÃÃo, com diferenÃas significativas nas parcelas de tempo relacionadas ao transbordo. Percebe-se que, apesar de o EquilÃbrio EstocÃstico do UsuÃrio ser considerado pela comunidade cientÃfica como o mÃtodo do estado da arte, ao ser submetido a certas condiÃÃes, pode apresentar resultados semelhantes a um mÃtodo bastante simplista como o Tudo ou Nada. Assim, nota-se que quando nÃo hà domÃnio de cada etapa que està sendo executada, um mÃtodo pode se comportar de maneira inesperada, comprometendo os resultados de todo o processo, e consequentemente, nÃo serà uma ferramenta eficaz para apoiar projetos de intervenÃÃes nos sistemas de transportes.The urban public transportation is an alternative solution to the negative impacts of the current transportation model, and, to enable a quality supply of transportation services, tools are required to allow efficient systems planning in an integrated way. Due to their specific characteristics, integrated multimodal transit networks have problems related to the modeling of the types of integration and route choice, which, from many perspectives, are more complex than those found in road networks. Thus, in this paper there is a conceptual and applied analysis about integrated multimodal transit networks modeling, using the Western Area of the Metropolitan Region of Fortaleza with software TransCAD, and checking the efficiency of the combined models of modal and route choice and the insertion of random character and representation of the effects of congestion. In the assignment by a strategy method, it is possible to observe that there was a reduction of time related to transfers, confirming its characteristic to minimize the time spent by users on the stops. The adoption of the capacity constraint caused a significant increase in generalized cost and in walk time. The adoption of the capacity constraint also shown an impact on the dispersion of demand on the network, presenting great variation of loaded routes. Adopting stochastic effects, there was an increase in parcels of travel time and in in-vehicle distance. Finally, we can conclude that the strategy methods and the equilibrium methods are quite different about the assignment results, with significant differences in the time parcels related to transfers. It is noticed that, although the scientific community consider the Stochastic User Equilibrium as the state of the art method, when it is subjected to certain situations, it can present the same results as a rather simplistic method like All or Nothing. Therefore, when there is no command of each executed step, an assignment method may behave unexpectedly, compromising the results of the whole process, and consequently, it will not be an effective tool to support intervention projects in transportation systems.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12337application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:32Zmail@mail.com - |
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The urban public transportation is an alternative solution to the negative impacts of the current transportation model, and, to enable a quality supply of transportation services, tools are required to allow efficient systems planning in an integrated way. Due to their specific characteristics, integrated multimodal transit networks have problems related to the modeling of the types of integration and route choice, which, from many perspectives, are more complex than those found in road networks. Thus, in this paper there is a conceptual and applied analysis about integrated multimodal transit networks modeling, using the Western Area of the Metropolitan Region of Fortaleza with software TransCAD, and checking the efficiency of the combined models of modal and route choice and the insertion of random character and representation of the effects of congestion. In the assignment by a strategy method, it is possible to observe that there was a reduction of time related to transfers, confirming its characteristic to minimize the time spent by users on the stops. The adoption of the capacity constraint caused a significant increase in generalized cost and in walk time. The adoption of the capacity constraint also shown an impact on the dispersion of demand on the network, presenting great variation of loaded routes. Adopting stochastic effects, there was an increase in parcels of travel time and in in-vehicle distance. Finally, we can conclude that the strategy methods and the equilibrium methods are quite different about the assignment results, with significant differences in the time parcels related to transfers. It is noticed that, although the scientific community consider the Stochastic User Equilibrium as the state of the art method, when it is subjected to certain situations, it can present the same results as a rather simplistic method like All or Nothing. Therefore, when there is no command of each executed step, an assignment method may behave unexpectedly, compromising the results of the whole process, and consequently, it will not be an effective tool to support intervention projects in transportation systems. |
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O transporte pÃblico urbano à uma alternativa de soluÃÃo para os impactos negativos do modelo atual de transporte, e para viabilizar uma oferta de qualidade, sÃo necessÃrias ferramentas que possibilitem um planejamento eficiente dos sistemas de maneira integrada. Devido a suas caracterÃsticas especÃficas, redes multimodais integradas de transporte pÃblico apresentam problemas associados à modelagem dos tipos de integraÃÃo e da escolha de rota, os quais, em vÃrias perspectivas, sÃo mais complexos do que os encontrados em redes viÃrias. Desta forma, esta dissertaÃÃo realiza uma anÃlise conceitual e aplicada da modelagem de redes multimodais integradas de transporte pÃblico urbano, utilizando a Zona Oeste da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza por meio do programa TransCAD, e verificando-se a eficiÃncia dos modelos combinados de escolha de modos e rotas quanto à inserÃÃo do carÃter aleatÃrio e à representaÃÃo dos efeitos do congestionamento. Ao considerar a alocaÃÃo da demanda por meio de um mÃtodo de estratÃgias, observou-se que houve reduÃÃo das parcelas de tempo relacionadas aos transbordos, confirmando sua caracterÃstica de minimizar o tempo gasto nas paradas pelos usuÃrios. A adoÃÃo da restriÃÃo da capacidade provocou aumento significativo no custo generalizado, alÃm de apresentar um maior tempo de caminhada. TambÃm houve impacto sobre a dispersÃo da demanda na rede, apresentando maior variaÃÃo de rotas carregadas. Ao considerar efeitos estocÃsticos, observou-se aumento em parcelas do tempo de viagem, alÃm da distÃncia percorrida quando embarcados. Por fim, conclui-se que os mÃtodos de estratÃgia e os mÃtodos de equilÃbrio sÃo bastante distintos quanto aos resultados da alocaÃÃo, com diferenÃas significativas nas parcelas de tempo relacionadas ao transbordo. Percebe-se que, apesar de o EquilÃbrio EstocÃstico do UsuÃrio ser considerado pela comunidade cientÃfica como o mÃtodo do estado da arte, ao ser submetido a certas condiÃÃes, pode apresentar resultados semelhantes a um mÃtodo bastante simplista como o Tudo ou Nada. Assim, nota-se que quando nÃo hà domÃnio de cada etapa que està sendo executada, um mÃtodo pode se comportar de maneira inesperada, comprometendo os resultados de todo o processo, e consequentemente, nÃo serà uma ferramenta eficaz para apoiar projetos de intervenÃÃes nos sistemas de transportes. |
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