Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabelle Freire de Morais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14554
Resumo: LanÃamos-nos em um exercÃcio reflexivo buscando entender como a encenaÃÃo, esse gesto originÃrio do teatro, deixando de remeter incessantemente a ele, embora nÃo o exclua por completo, adquiriu sentido na linguagem fotogrÃfica. Para tanto, partimos do entendimento de encenaÃÃo como jogo, como uma operaÃÃo de invenÃÃes, como um gesto criativo que amplia o protocolo do fotografÃvel. Nossa abordagem busca, tambÃm, explorar atravessamentos, fusÃes e contaminaÃÃes que se instauram entre as linguagens fotogrÃfica e teatral e suas reverberaÃÃes na representaÃÃo imagÃtica do humano. AlÃm das reflexÃes de ordem teÃrica, este trabalho propÃe um exercÃcio de leitura de algumas imagens selecionadas da obra dos fotÃgrafos Duane Michals e Jorge Molder. Nossas questÃes sÃo inspiradas, principalmente, em dois pensadores: FranÃois Soulages com sua estÃtica do âisto foi encenadoâ e Andrà Rouillà com seu conceito de fotografia- expressÃo. Suas contribuiÃÃes se constituem nÃcleo de onde partem nossas reflexÃes que, contudo, se expandem e atingem outros autores a medida que realizamos nossa travessia investigativa.
id UFC_09890a410cd005bfdc4b755df37a47ec
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9532
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatralPhotography and staging: scene expanded in mergers with theatrical2015-05-15Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/1880465509972947Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/5419260227870704Gabriela Frota Reinaldo44166630300http://lattes.cnpq.br/3885064446506872Rosana Horio Monteiro10240581822http://lattes.cnpq.br/926298214295690622053824387http://lattes.cnpq.br/7408960882258111Isabelle Freire de MoraisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRFotografia EncenaÃÃo TeatroPhotography Staging TheaterCOMUNICACAOLanÃamos-nos em um exercÃcio reflexivo buscando entender como a encenaÃÃo, esse gesto originÃrio do teatro, deixando de remeter incessantemente a ele, embora nÃo o exclua por completo, adquiriu sentido na linguagem fotogrÃfica. Para tanto, partimos do entendimento de encenaÃÃo como jogo, como uma operaÃÃo de invenÃÃes, como um gesto criativo que amplia o protocolo do fotografÃvel. Nossa abordagem busca, tambÃm, explorar atravessamentos, fusÃes e contaminaÃÃes que se instauram entre as linguagens fotogrÃfica e teatral e suas reverberaÃÃes na representaÃÃo imagÃtica do humano. AlÃm das reflexÃes de ordem teÃrica, este trabalho propÃe um exercÃcio de leitura de algumas imagens selecionadas da obra dos fotÃgrafos Duane Michals e Jorge Molder. Nossas questÃes sÃo inspiradas, principalmente, em dois pensadores: FranÃois Soulages com sua estÃtica do âisto foi encenadoâ e Andrà Rouillà com seu conceito de fotografia- expressÃo. Suas contribuiÃÃes se constituem nÃcleo de onde partem nossas reflexÃes que, contudo, se expandem e atingem outros autores a medida que realizamos nossa travessia investigativa. Through a reflexive exercise we search to understand how the staging, this gesture originally from theater, not referring to it incessantly, though not completely excluding it, acquired meaning in photographic language. The starting point was the understanding of staging as a game, as an operation of inventions, as a creative gesture that extends the photographed protocol. Our approach also searches to explore crossings, mergers and contaminations established between the photographic and theatrical languages and their reverberations in the image representation of the human. In addition to reflexions of theoretical nature, this work proposes a reading exercise of some selected images from the work of photographers Duane Michals and Jorge Molder. These issues are mainly inspired in two thinkers: FranÃois Soulages and his aesthetic of "that was staged" and Andrà Rouillà with his concept of expression-photography. Their contributions constitute the core for our reflexions, which however, were expanded and reached other authors as we make our investigative journey.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14554application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Photography and staging: scene expanded in mergers with theatrical
title Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
spellingShingle Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
Isabelle Freire de Morais
Fotografia
EncenaÃÃo
Teatro
Photography
Staging
Theater
COMUNICACAO
title_short Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
title_full Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
title_fullStr Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
title_full_unstemmed Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
title_sort Fotografia e encenaÃÃo: cena expandida em fusÃes com o teatral
author Isabelle Freire de Morais
author_facet Isabelle Freire de Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21445556804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Wellington de Oliveira Junior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12317691035
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gabriela Frota Reinaldo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 44166630300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3885064446506872
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rosana Horio Monteiro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 10240581822
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9262982142956906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 22053824387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7408960882258111
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabelle Freire de Morais
contributor_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
Antonio Wellington de Oliveira Junior
Gabriela Frota Reinaldo
Rosana Horio Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
EncenaÃÃo
Teatro
topic Fotografia
EncenaÃÃo
Teatro
Photography
Staging
Theater
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Staging
Theater
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv LanÃamos-nos em um exercÃcio reflexivo buscando entender como a encenaÃÃo, esse gesto originÃrio do teatro, deixando de remeter incessantemente a ele, embora nÃo o exclua por completo, adquiriu sentido na linguagem fotogrÃfica. Para tanto, partimos do entendimento de encenaÃÃo como jogo, como uma operaÃÃo de invenÃÃes, como um gesto criativo que amplia o protocolo do fotografÃvel. Nossa abordagem busca, tambÃm, explorar atravessamentos, fusÃes e contaminaÃÃes que se instauram entre as linguagens fotogrÃfica e teatral e suas reverberaÃÃes na representaÃÃo imagÃtica do humano. AlÃm das reflexÃes de ordem teÃrica, este trabalho propÃe um exercÃcio de leitura de algumas imagens selecionadas da obra dos fotÃgrafos Duane Michals e Jorge Molder. Nossas questÃes sÃo inspiradas, principalmente, em dois pensadores: FranÃois Soulages com sua estÃtica do âisto foi encenadoâ e Andrà Rouillà com seu conceito de fotografia- expressÃo. Suas contribuiÃÃes se constituem nÃcleo de onde partem nossas reflexÃes que, contudo, se expandem e atingem outros autores a medida que realizamos nossa travessia investigativa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Through a reflexive exercise we search to understand how the staging, this gesture originally from theater, not referring to it incessantly, though not completely excluding it, acquired meaning in photographic language. The starting point was the understanding of staging as a game, as an operation of inventions, as a creative gesture that extends the photographed protocol. Our approach also searches to explore crossings, mergers and contaminations established between the photographic and theatrical languages and their reverberations in the image representation of the human. In addition to reflexions of theoretical nature, this work proposes a reading exercise of some selected images from the work of photographers Duane Michals and Jorge Molder. These issues are mainly inspired in two thinkers: FranÃois Soulages and his aesthetic of "that was staged" and Andrà Rouillà with his concept of expression-photography. Their contributions constitute the core for our reflexions, which however, were expanded and reached other authors as we make our investigative journey.
description LanÃamos-nos em um exercÃcio reflexivo buscando entender como a encenaÃÃo, esse gesto originÃrio do teatro, deixando de remeter incessantemente a ele, embora nÃo o exclua por completo, adquiriu sentido na linguagem fotogrÃfica. Para tanto, partimos do entendimento de encenaÃÃo como jogo, como uma operaÃÃo de invenÃÃes, como um gesto criativo que amplia o protocolo do fotografÃvel. Nossa abordagem busca, tambÃm, explorar atravessamentos, fusÃes e contaminaÃÃes que se instauram entre as linguagens fotogrÃfica e teatral e suas reverberaÃÃes na representaÃÃo imagÃtica do humano. AlÃm das reflexÃes de ordem teÃrica, este trabalho propÃe um exercÃcio de leitura de algumas imagens selecionadas da obra dos fotÃgrafos Duane Michals e Jorge Molder. Nossas questÃes sÃo inspiradas, principalmente, em dois pensadores: FranÃois Soulages com sua estÃtica do âisto foi encenadoâ e Andrà Rouillà com seu conceito de fotografia- expressÃo. Suas contribuiÃÃes se constituem nÃcleo de onde partem nossas reflexÃes que, contudo, se expandem e atingem outros autores a medida que realizamos nossa travessia investigativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14554
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206320111616