Intergenericidade e encenaÃÃo argumentativa na construÃÃo de sentidos em anÃncios publicitÃrios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11434 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntergenericidade e encenaÃÃo argumentativa na construÃÃo de sentidos em anÃncios publicitÃriosIntergenericity and argumentative scenario in the construction of meanings of advertisements2012-04-03Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante49734520415 http://lattes.cnpq.br/8916191109480157JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/301604285568554601467839302 http://lattes.cnpq.br/5365373166382136Edelyne Nunes Diniz de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRIntergenericidade EncenaÃÃo argumentativa Efeitos de sentidos AnÃncio publicitÃrioIntergenericity Argumentative scenario Meaning effects AdvertisementLINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorNa pÃs-modernidade, a importÃncia dos gÃneros promocionais nas prÃticas discursivas humanas reflete no comportamento consumista e nos posicionamentos ideolÃgicos do pÃblico. Mas, o que està por trÃs dos textos promocionais? Neste trabalho, analisamos a interaÃÃo entre o fenÃmeno da intergenericidade e a encenaÃÃo argumentativa como estratÃgia textual-discursiva na construÃÃo de sentidos dos anÃncios publicitÃrios e dos propÃsitos comunicativos dos anunciantes para produzir efeitos de sentidos no leitor. Utilizamos a metodologia qualitativa, pautada na descriÃÃo detalhada dos dados e na sua interpretaÃÃo, com incursÃes quantitativas. O suporte teÃrico subdivide-se entre duas Ãreas de estudo para orientar a discussÃo teÃrica e a performance da anÃlise: a LinguÃstica Aplicada, a qual adotamos a proposta teÃrico-metodolÃgica de Charles Bazerman (2006), acerca dos nÃveis e tÃcnicas de intertextualidade para analisar a intergenericidade, e a AnÃlise SemiolinguÃstica do Discurso, proposta de Patrick Charaudeau (2008), acerca da encenaÃÃo argumentativa para investigar como o dispositivo argumentativo opera âem cenaâ, no texto. A partir da identificaÃÃo das categorias trabalhadas, analisamos a sua relaÃÃo com a construÃÃo de sentidos nos anÃncios. Analisamos uma amostra composta por 30 textos, de anÃncios publicitÃrios impressos, publicados em revista, outdoor e panfleto. Constatamos que a interaÃÃo entre as duas categorias ocorre da seguinte forma: a intergenericidade està ligada ao aspecto estrutural e modal construÃdo no gÃnero anÃncio, enquanto a encenaÃÃo argumentativa lida com o discurso que està por trÃs do texto, opera com os aspectos textual-discursivos. Os anunciantes usam tipos reconhecÃveis de gÃneros textuais (intergÃneros) como estratÃgia para a composiÃÃo estrutural do anÃncio e para respaldar o seu discurso nos propÃsitos comunicativos do intergÃnero a que està vinculado. A encenaÃÃo argumentativa se articula estrategicamente com os argumentos discursivos do intergÃnero subutilizado, ou, ancora-se aos traÃos genÃricos do intergÃnero, ao fazer remissÃes à sua forma composicional, à temÃtica e ao estilo, para ser inferido, reconhecido e ter seus sentidos compreendidos pelo leitor. Para construir uma cena argumentativa, o dispositivo argumentativo se vale das tÃcnicas de representaÃÃo intertextual usadas no anÃncio para lanÃar uma proposta ao leitor e manipular sentidos em suas mensagens, relacionando a imagem do produto à fixaÃÃo da sua marca no mercado, e entÃo construir efeitos particulares a respeito do que o produto anunciado oferece e da credibilidade da marca no mercado. Os efeitos de sentidos mais recorrentes nos anÃncios foram: valor de verdade, de Ãtica e hedÃnico (fragrÃncias e sabores). Juntas as categorias analisadas se complementam para construir efeitos de sentidos, implÃcitos ou explÃcitos, num jogo de leitura dinÃmica, entre enunciados, imagens e estrutura intergenÃrica, para elucidar os propÃsitos comunicativos especÃficos construÃdos nos anÃncios e interesses ideolÃgicos dos anunciantes. Em suma, esses efeitos despertam a atenÃÃo do leitor para a conivÃncia de aceitaÃÃo ideolÃgica do produto e/ou da marca, pois tocam em aspectos sensÃveis ao leitor, desde as necessidades bÃsicas de consumo atà aos desÃgnios ideolÃgicos de busca de poder, de status social, suscitam nas pessoas o dever de consumir e de ter para ser.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11434application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:35Zmail@mail.com - |
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