Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12640
Resumo: Os contextos sociais, polÃticos e econÃmicos, mediados pela aleatoriedade e contingÃncias da sociedade contemporÃnea, interferem sobremaneira nas relaÃÃes da juventude com a educaÃÃo escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetÃrias biogrÃficas dos jovens. Este estudo objetiva conhecer as perspectivas e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola. Descobrir os âmundos de vidaâ desses jovens, seus percursos e suas perspectivas de futuro em tempos de instabilidades e incertezas, de tensÃo entre o presente e o futuro, de laÃos persistentes de dependÃncia e de anseios insistentes de autonomia. Para isto, definiu-se a Pesquisa Qualitativa como abordagem para a investigaÃÃo buscando um mÃtodo que permitisse o diÃlogo mais prÃximo com os sujeitos envolvidos, adotando, assim, o mÃtodo da Entrevista Narrativa. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que os projetos de vida que os jovens idealizam nem sempre coincidem com seus itinerÃrios biogrÃficos. As transiÃÃes dos jovens para a vida adulta nÃo sÃo apenas determinadas pela educaÃÃo, formaÃÃo, participaÃÃo no mercado de trabalho. SÃo tambÃm configuradas pelas vicissitudes de suas vidas, as quais sÃo cÃclicas, de percursos sinuosos, caminhos incertos e algumas vezes precisam ser retomadas. Suas transiÃÃes para a vida adulta e profissional sÃo atravessadas por sucessivas mudanÃas transitÃrias. Palavras-chave: Juventude. Projeto de futuro. Escola.
id UFC_0af4499d6870a97235f2563373eeb2fb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8449
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo PetrolaYouth and projects to the future:narrative of the egresso students of the Paulo Petrola School of Professional Education2014-09-05Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Bernadete de Souza Porto30248981315http://lattes.cnpq.br/6363268957802414 Francisca Rejane Bezerra Andrade3789071935337150235387http://lattes.cnpq.br/3163390099909483Maria Aurilene de Deus Moreira VasconcelosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Juventude Projeto de futuro Escola Youth Future project SchoolCIENCIAS HUMANASOs contextos sociais, polÃticos e econÃmicos, mediados pela aleatoriedade e contingÃncias da sociedade contemporÃnea, interferem sobremaneira nas relaÃÃes da juventude com a educaÃÃo escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetÃrias biogrÃficas dos jovens. Este estudo objetiva conhecer as perspectivas e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola. Descobrir os âmundos de vidaâ desses jovens, seus percursos e suas perspectivas de futuro em tempos de instabilidades e incertezas, de tensÃo entre o presente e o futuro, de laÃos persistentes de dependÃncia e de anseios insistentes de autonomia. Para isto, definiu-se a Pesquisa Qualitativa como abordagem para a investigaÃÃo buscando um mÃtodo que permitisse o diÃlogo mais prÃximo com os sujeitos envolvidos, adotando, assim, o mÃtodo da Entrevista Narrativa. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que os projetos de vida que os jovens idealizam nem sempre coincidem com seus itinerÃrios biogrÃficos. As transiÃÃes dos jovens para a vida adulta nÃo sÃo apenas determinadas pela educaÃÃo, formaÃÃo, participaÃÃo no mercado de trabalho. SÃo tambÃm configuradas pelas vicissitudes de suas vidas, as quais sÃo cÃclicas, de percursos sinuosos, caminhos incertos e algumas vezes precisam ser retomadas. Suas transiÃÃes para a vida adulta e profissional sÃo atravessadas por sucessivas mudanÃas transitÃrias. Palavras-chave: Juventude. Projeto de futuro. Escola. Social, political and economic context mutually counteracted by the contemporary society randomization and contingencies, interfere excessively in the youth relations with school education and juvenile perspectives therefore in their biographical trajectories .This study intends to know the future perspectives and projects of the egresso students of the Paulo Petrola State School of Professional Education. This study also intends to discover the way of living of those young people, their trajectories and outlook in a period of instabilities and uncertainties, and of tension between present and future in times of persistent action of dependence and of constant aspiration of autonomy. For that purpose we defined the Qualitative Research as a way of investigation looking for a method that provided the best dialogue with the involved actors, using this way the Narrative Interview. The results joined to the research revealed that the idealized youth life projects not always coincide with their biographical itineraries. The youth transitions to adult live are not only determined by education, character formation and participation on the business market. They are also determined by their life circumstances that are cyclical, of sinuous tragetories , of uncertain ways and sometimes they need to be retaken.Their transitions to professional and adult life are characterized by successive transitory changes. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12640application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Youth and projects to the future:narrative of the egresso students of the Paulo Petrola School of Professional Education
title Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
spellingShingle Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
Juventude
Projeto de futuro
Escola
Youth
Future project
School
CIENCIAS HUMANAS
title_short Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
title_full Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
title_fullStr Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
title_full_unstemmed Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
title_sort Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola
author Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
author_facet Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernadete de Souza Porto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 30248981315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363268957802414
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Rejane Bezerra Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37890719353
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 37150235387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3163390099909483
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
contributor_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
Bernadete de Souza Porto
Francisca Rejane Bezerra Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Projeto de futuro
Escola
topic Juventude
Projeto de futuro
Escola
Youth
Future project
School
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Future project
School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os contextos sociais, polÃticos e econÃmicos, mediados pela aleatoriedade e contingÃncias da sociedade contemporÃnea, interferem sobremaneira nas relaÃÃes da juventude com a educaÃÃo escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetÃrias biogrÃficas dos jovens. Este estudo objetiva conhecer as perspectivas e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola. Descobrir os âmundos de vidaâ desses jovens, seus percursos e suas perspectivas de futuro em tempos de instabilidades e incertezas, de tensÃo entre o presente e o futuro, de laÃos persistentes de dependÃncia e de anseios insistentes de autonomia. Para isto, definiu-se a Pesquisa Qualitativa como abordagem para a investigaÃÃo buscando um mÃtodo que permitisse o diÃlogo mais prÃximo com os sujeitos envolvidos, adotando, assim, o mÃtodo da Entrevista Narrativa. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que os projetos de vida que os jovens idealizam nem sempre coincidem com seus itinerÃrios biogrÃficos. As transiÃÃes dos jovens para a vida adulta nÃo sÃo apenas determinadas pela educaÃÃo, formaÃÃo, participaÃÃo no mercado de trabalho. SÃo tambÃm configuradas pelas vicissitudes de suas vidas, as quais sÃo cÃclicas, de percursos sinuosos, caminhos incertos e algumas vezes precisam ser retomadas. Suas transiÃÃes para a vida adulta e profissional sÃo atravessadas por sucessivas mudanÃas transitÃrias. Palavras-chave: Juventude. Projeto de futuro. Escola.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Social, political and economic context mutually counteracted by the contemporary society randomization and contingencies, interfere excessively in the youth relations with school education and juvenile perspectives therefore in their biographical trajectories .This study intends to know the future perspectives and projects of the egresso students of the Paulo Petrola State School of Professional Education. This study also intends to discover the way of living of those young people, their trajectories and outlook in a period of instabilities and uncertainties, and of tension between present and future in times of persistent action of dependence and of constant aspiration of autonomy. For that purpose we defined the Qualitative Research as a way of investigation looking for a method that provided the best dialogue with the involved actors, using this way the Narrative Interview. The results joined to the research revealed that the idealized youth life projects not always coincide with their biographical itineraries. The youth transitions to adult live are not only determined by education, character formation and participation on the business market. They are also determined by their life circumstances that are cyclical, of sinuous tragetories , of uncertain ways and sometimes they need to be retaken.Their transitions to professional and adult life are characterized by successive transitory changes.
description Os contextos sociais, polÃticos e econÃmicos, mediados pela aleatoriedade e contingÃncias da sociedade contemporÃnea, interferem sobremaneira nas relaÃÃes da juventude com a educaÃÃo escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetÃrias biogrÃficas dos jovens. Este estudo objetiva conhecer as perspectivas e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Paulo Petrola. Descobrir os âmundos de vidaâ desses jovens, seus percursos e suas perspectivas de futuro em tempos de instabilidades e incertezas, de tensÃo entre o presente e o futuro, de laÃos persistentes de dependÃncia e de anseios insistentes de autonomia. Para isto, definiu-se a Pesquisa Qualitativa como abordagem para a investigaÃÃo buscando um mÃtodo que permitisse o diÃlogo mais prÃximo com os sujeitos envolvidos, adotando, assim, o mÃtodo da Entrevista Narrativa. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que os projetos de vida que os jovens idealizam nem sempre coincidem com seus itinerÃrios biogrÃficos. As transiÃÃes dos jovens para a vida adulta nÃo sÃo apenas determinadas pela educaÃÃo, formaÃÃo, participaÃÃo no mercado de trabalho. SÃo tambÃm configuradas pelas vicissitudes de suas vidas, as quais sÃo cÃclicas, de percursos sinuosos, caminhos incertos e algumas vezes precisam ser retomadas. Suas transiÃÃes para a vida adulta e profissional sÃo atravessadas por sucessivas mudanÃas transitÃrias. Palavras-chave: Juventude. Projeto de futuro. Escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12640
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295193958449152