Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo de Carvalho Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10662
Resumo: Este estudo trata da utilizaÃÃo dos Objetos de Aprendizagem (OA) em salas de aula, sendo objetivo do mesmo investigar se o uso de objetos de aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento de conteÃdos em sala de aula, favorecendo ao processo ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com uma turma de 1a sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino MÃdio Liceu de Messejana situada em Messejana, CearÃ. A turma à composta de 36 alunos, que foram divididos em dois grupos, separados de forma aleatÃria, por sorteio. Um grupo foi denominado grupo de controle, com 26 alunos e outro, denominado grupo experimental, com 10 alunos. Utilizamos para a coleta de dados trÃs instrumentos: questionÃrio socioeconÃmico, prÃ-teste e pÃs-teste. Os resultados apontam que o objetivo foi alcanÃado, pois percebemos um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, com relaÃÃo aos participantes do grupo de controle. Portanto, os participantes que tiveram as aulas com o OA obtiveram um desempenho melhor.
id UFC_0c65c1cf434a5074559509e088feb007
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7303
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLearning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithmsObjetos de aprendizagem : uma estratÃgia para facilitar a compreensÃo de logaritmos2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678327558258391Ricardo de Carvalho OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRlogaritmos ensino mÃdio objetos de aprendizagemlogarithms high school learning objectsMATEMATICAEste estudo trata da utilizaÃÃo dos Objetos de Aprendizagem (OA) em salas de aula, sendo objetivo do mesmo investigar se o uso de objetos de aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento de conteÃdos em sala de aula, favorecendo ao processo ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com uma turma de 1a sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino MÃdio Liceu de Messejana situada em Messejana, CearÃ. A turma à composta de 36 alunos, que foram divididos em dois grupos, separados de forma aleatÃria, por sorteio. Um grupo foi denominado grupo de controle, com 26 alunos e outro, denominado grupo experimental, com 10 alunos. Utilizamos para a coleta de dados trÃs instrumentos: questionÃrio socioeconÃmico, prÃ-teste e pÃs-teste. Os resultados apontam que o objetivo foi alcanÃado, pois percebemos um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, com relaÃÃo aos participantes do grupo de controle. Portanto, os participantes que tiveram as aulas com o OA obtiveram um desempenho melhor. This study deals with the use of Learning Object (LO) in classrooms, with the same aim to investigate whether the use of learning objects can facilitate the development of content in the classroom, facilitating the teaching-learning process. The study was conducted with a group of students from the first year of high school studying at a public school named Liceu de Messejana, located in Messejana, CearÃ. The class consists of 36 students, who were divided into two groups, separated randomly in a raffle. One group was called the control group, with 26 students and the other group, called the experimental group, with 10 students. The data was collected from three instruments: socioeconomic questionnaire, pre-test and post-test. The results show that the goal was achieved because we realize superior performance of the experimental group, compared with participants in the control group. Therefore, participants who had classes with LO had a better performance.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10662application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Objetos de aprendizagem : uma estratÃgia para facilitar a compreensÃo de logaritmos
title Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
spellingShingle Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
Ricardo de Carvalho Oliveira
logaritmos
ensino mÃdio
objetos de aprendizagem
logarithms
high school
learning objects
MATEMATICA
title_short Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
title_full Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
title_fullStr Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
title_full_unstemmed Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
title_sort Learning objects: a strategy to facilitate the understanding of logarithms
author Ricardo de Carvalho Oliveira
author_facet Ricardo de Carvalho Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Ferreira de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 89509706353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jobson de Queiroz Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82105391320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6104225942166783
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 27558258391
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo de Carvalho Oliveira
contributor_str_mv Jonatan Floriano da Silva
Marcelo Ferreira de Melo
Jobson de Queiroz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv logaritmos
ensino mÃdio
objetos de aprendizagem
topic logaritmos
ensino mÃdio
objetos de aprendizagem
logarithms
high school
learning objects
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv logarithms
high school
learning objects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo trata da utilizaÃÃo dos Objetos de Aprendizagem (OA) em salas de aula, sendo objetivo do mesmo investigar se o uso de objetos de aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento de conteÃdos em sala de aula, favorecendo ao processo ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com uma turma de 1a sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino MÃdio Liceu de Messejana situada em Messejana, CearÃ. A turma à composta de 36 alunos, que foram divididos em dois grupos, separados de forma aleatÃria, por sorteio. Um grupo foi denominado grupo de controle, com 26 alunos e outro, denominado grupo experimental, com 10 alunos. Utilizamos para a coleta de dados trÃs instrumentos: questionÃrio socioeconÃmico, prÃ-teste e pÃs-teste. Os resultados apontam que o objetivo foi alcanÃado, pois percebemos um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, com relaÃÃo aos participantes do grupo de controle. Portanto, os participantes que tiveram as aulas com o OA obtiveram um desempenho melhor.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study deals with the use of Learning Object (LO) in classrooms, with the same aim to investigate whether the use of learning objects can facilitate the development of content in the classroom, facilitating the teaching-learning process. The study was conducted with a group of students from the first year of high school studying at a public school named Liceu de Messejana, located in Messejana, CearÃ. The class consists of 36 students, who were divided into two groups, separated randomly in a raffle. One group was called the control group, with 26 students and the other group, called the experimental group, with 10 students. The data was collected from three instruments: socioeconomic questionnaire, pre-test and post-test. The results show that the goal was achieved because we realize superior performance of the experimental group, compared with participants in the control group. Therefore, participants who had classes with LO had a better performance.
description Este estudo trata da utilizaÃÃo dos Objetos de Aprendizagem (OA) em salas de aula, sendo objetivo do mesmo investigar se o uso de objetos de aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento de conteÃdos em sala de aula, favorecendo ao processo ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com uma turma de 1a sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino MÃdio Liceu de Messejana situada em Messejana, CearÃ. A turma à composta de 36 alunos, que foram divididos em dois grupos, separados de forma aleatÃria, por sorteio. Um grupo foi denominado grupo de controle, com 26 alunos e outro, denominado grupo experimental, com 10 alunos. Utilizamos para a coleta de dados trÃs instrumentos: questionÃrio socioeconÃmico, prÃ-teste e pÃs-teste. Os resultados apontam que o objetivo foi alcanÃado, pois percebemos um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, com relaÃÃo aos participantes do grupo de controle. Portanto, os participantes que tiveram as aulas com o OA obtiveram um desempenho melhor.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10662
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179794284544