AvaliaÃÃo da EficiÃncia Produtiva das Ferrovias de Carga no Brasil: uma AplicaÃÃo da Metodologia DEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7834 |
Resumo: | A AgÃncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha o desempenho das ferrovias de carga atravÃs de diversos indicadores e verifica se as metas estabelecidas estÃo sendo cumpridas ou nÃo, investigando as causas do descumprimento. Entretanto, quando se busca os relatÃrios de avaliaÃÃo das concessÃes ferroviÃrias, nÃo consta uma investigaÃÃo aprofundada dos nÃveis de eficiÃncia das ferrovias brasileiras â um dos argumentos utilizados a favor da privatizaÃÃo das ferrovias e um dos princÃpios a serem perseguidos pela agÃncia. Avaliar o desempenho de unidades produtivas implica no estudo de diversos processos produtivos e no cÃlculo de uma grande variedade de medidas de produtividade, alÃm da escolha entre uma gama igualmente abrangente de metodologias que buscam identificar as unidades mais eficientes na produÃÃo de determinados bens ou serviÃos. De uma forma geral, essas metodologias envolvem o cÃlculo de taxas (ou Ãndices) de eficiÃncias em termos de produto por unidade de insumo (por exemplo: custo por unidade de produto, lucro por empregado, receita por unidade de capital empregado, etc). Cooper et al. (2000) denominam essas anÃlises como sendo a busca por medidas de produtividade parcial jà que os indicadores resultantes nÃo abrangem a totalidade de insumos e produtos utilizados no processo. Para uma anÃlise completa seria necessÃria, entÃo, uma metodologia que incluÃsse na anÃlise todos os insumos e todos os produtos presentes em um determinado processo produtivo. Com este objetivo, Charnes, Cooper e Rhodes (1978) apresentaram o seu trabalho seminal denominado Measuring the efficiency of decision making units no qual descrevem os fundamentos da AnÃlise EnvoltÃria de Dados ou Data Envelopment Analysis, em inglÃs, ou ainda simplesmente DEA. Ã, na verdade, uma ampliaÃÃo do estudo inicialmente apresentado por Farrel (1957), onde foram analisados os problemas das medidas parciais de eficiÃncia. Este trabalho faz uma aplicaÃÃo do mÃtodo DEA para avaliar a eficiÃncia produtiva das ferrovias de carga brasileiras baseando-se nos dados coletados pela a ANTT no perÃodo de 2006 a 2009. A partir destes dados foram elaborados oito modelos de anÃlise, sendo quatro considerando-se rendimentos constantes de escala e as demais se considerando rendimentos variÃveis de escala. Os modelos propostos foram resolvidos utilizando-se o pacote Benchmarking para R. A hipÃtese principal deste trabalho à que as ferrovias de bitola larga tenderiam a serem mais eficientes do que as ferrovias de bitola mÃtrica. Os resultados aqui obtidos sugerem que esta hipÃtese deve ser refutada. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da EficiÃncia Produtiva das Ferrovias de Carga no Brasil: uma AplicaÃÃo da Metodologia DEAEVALUATION OF THE PRODUCTIVE EFFICIENCY OF FREIGHT RAIL LINES IN BRAZIL: AN APPLICATION OF THE DEA METHODOLOGY2011-12-02Julio Francisco Barros Neto54209510378Ernesto Ferreira Nobre JÃnior13194135449AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 74412582353Marcos Martins SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRFerroviasTransportes Transporte ferroviÃrio de cargasRailways Productive Efficiency Data Envelopment Analysis - DEA Freight Railway Transport.ENGENHARIA DE TRANSPORTESA AgÃncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha o desempenho das ferrovias de carga atravÃs de diversos indicadores e verifica se as metas estabelecidas estÃo sendo cumpridas ou nÃo, investigando as causas do descumprimento. Entretanto, quando se busca os relatÃrios de avaliaÃÃo das concessÃes ferroviÃrias, nÃo consta uma investigaÃÃo aprofundada dos nÃveis de eficiÃncia das ferrovias brasileiras â um dos argumentos utilizados a favor da privatizaÃÃo das ferrovias e um dos princÃpios a serem perseguidos pela agÃncia. Avaliar o desempenho de unidades produtivas implica no estudo de diversos processos produtivos e no cÃlculo de uma grande variedade de medidas de produtividade, alÃm da escolha entre uma gama igualmente abrangente de metodologias que buscam identificar as unidades mais eficientes na produÃÃo de determinados bens ou serviÃos. De uma forma geral, essas metodologias envolvem o cÃlculo de taxas (ou Ãndices) de eficiÃncias em termos de produto por unidade de insumo (por exemplo: custo por unidade de produto, lucro por empregado, receita por unidade de capital empregado, etc). Cooper et al. (2000) denominam essas anÃlises como sendo a busca por medidas de produtividade parcial jà que os indicadores resultantes nÃo abrangem a totalidade de insumos e produtos utilizados no processo. Para uma anÃlise completa seria necessÃria, entÃo, uma metodologia que incluÃsse na anÃlise todos os insumos e todos os produtos presentes em um determinado processo produtivo. Com este objetivo, Charnes, Cooper e Rhodes (1978) apresentaram o seu trabalho seminal denominado Measuring the efficiency of decision making units no qual descrevem os fundamentos da AnÃlise EnvoltÃria de Dados ou Data Envelopment Analysis, em inglÃs, ou ainda simplesmente DEA. Ã, na verdade, uma ampliaÃÃo do estudo inicialmente apresentado por Farrel (1957), onde foram analisados os problemas das medidas parciais de eficiÃncia. Este trabalho faz uma aplicaÃÃo do mÃtodo DEA para avaliar a eficiÃncia produtiva das ferrovias de carga brasileiras baseando-se nos dados coletados pela a ANTT no perÃodo de 2006 a 2009. A partir destes dados foram elaborados oito modelos de anÃlise, sendo quatro considerando-se rendimentos constantes de escala e as demais se considerando rendimentos variÃveis de escala. Os modelos propostos foram resolvidos utilizando-se o pacote Benchmarking para R. A hipÃtese principal deste trabalho à que as ferrovias de bitola larga tenderiam a serem mais eficientes do que as ferrovias de bitola mÃtrica. Os resultados aqui obtidos sugerem que esta hipÃtese deve ser refutada.The AgÃncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) monitors the performance of rail freight through various indicators, and ensures that goals are being met or not by investigating the causes of noncompliance. However, there is no evidence of a deep investigation of the level of efficiency of the railway freight transport in Brazil. Note that it was one of the arguments used in favor of privatization of the railways and is one of the principles to be pursued by the agency. The appraisal of the performance of productive units involves analysis to several processes and calculation of a wide variety of productivity measures. Either, it requires choices between an equally comprehensive range of methodologies that seek to identify the most efficient units in the production of certain goods or services. In general, these methods involve the calculation of rates of efficiencies in terms of output per unit of input (eg, cost per unit of output, profit per employee, revenue per unit of capital employed, etc.). Cooper et al. (2000) called this analysis as the search for partial productivity measures since the resulting indicators do not cover all the materials and products used in the process. For a given production process, a complete analysis of efficiency requires the inclusion of all inputs and all outputs. To ensure it, Charnes, Cooper and Rhodes (1978) presented their seminal work called Measuring the efficiency of decision-making units in which describe the fundamentals of Data Envelopment Analysis, or simply DEA. It is actually an extension of the study initially presented by Farrell (1957), which analyzed the problems of partial measures of efficiency. This work is an application of DEA to evaluate the productive efficiency of freight rail lines in Brazil based on data collected by ANTT from 2006 to 2009. From these data, eight models were prepared for analysis. Four was prepared considering constant returns to scale and the other considering variable returns to scale. The proposed models were solved using the package Benchmarking for R. The main hypothesis of this paper is that the large gauge railways tend to be more efficient than the metric gauge railways. The results obtained here suggest that this hypothesis should be rejected.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7834application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:50Zmail@mail.com - |
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The AgÃncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) monitors the performance of rail freight through various indicators, and ensures that goals are being met or not by investigating the causes of noncompliance. However, there is no evidence of a deep investigation of the level of efficiency of the railway freight transport in Brazil. Note that it was one of the arguments used in favor of privatization of the railways and is one of the principles to be pursued by the agency. The appraisal of the performance of productive units involves analysis to several processes and calculation of a wide variety of productivity measures. Either, it requires choices between an equally comprehensive range of methodologies that seek to identify the most efficient units in the production of certain goods or services. In general, these methods involve the calculation of rates of efficiencies in terms of output per unit of input (eg, cost per unit of output, profit per employee, revenue per unit of capital employed, etc.). Cooper et al. (2000) called this analysis as the search for partial productivity measures since the resulting indicators do not cover all the materials and products used in the process. For a given production process, a complete analysis of efficiency requires the inclusion of all inputs and all outputs. To ensure it, Charnes, Cooper and Rhodes (1978) presented their seminal work called Measuring the efficiency of decision-making units in which describe the fundamentals of Data Envelopment Analysis, or simply DEA. It is actually an extension of the study initially presented by Farrell (1957), which analyzed the problems of partial measures of efficiency. This work is an application of DEA to evaluate the productive efficiency of freight rail lines in Brazil based on data collected by ANTT from 2006 to 2009. From these data, eight models were prepared for analysis. Four was prepared considering constant returns to scale and the other considering variable returns to scale. The proposed models were solved using the package Benchmarking for R. The main hypothesis of this paper is that the large gauge railways tend to be more efficient than the metric gauge railways. The results obtained here suggest that this hypothesis should be rejected. |
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