Um gole para Dioniso: sexo e subversÃo em Tesmoforiantes de AristÃfanes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elvis Freire da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20618
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm gole para Dioniso: sexo e subversÃo em Tesmoforiantes de AristÃfanes2017-12-00Ana Maria CÃsar Pompeu90893310778http://lattes.cnpq.br/472609282672232698765411111Elvis Freire da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRAristÃfanes Tesmoforiantes Dioniso Sexo SubversÃoLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Dentre os muitos deuses que compÃem o panteÃo grego, Dioniso à a divindade mais complexa e subversiva, sendo geralmente representado de maneira ambÃgua ou paradoxal: ao mesmo tempo homem e mulher, deus e mortal, belo e feio. Sua ligaÃÃo com o teatro se estabelece atravÃs dessas inÃmeras facetas, que se expressam, sobretudo, na comÃdia antiga, gÃnero subversivo por natureza. O objetivo desta pesquisa Ã, dessa forma, investigar a influÃncia da figura de Dioniso na criaÃÃo do teatro cÃmico de AristÃfanes a partir da peÃa Tesmoforiantes (411 a.C.), observando como a relaÃÃo entre o masculino e o feminino se confunde no jogo metateatral. AlÃm de Tesmoforiantes, outras duas peÃas serÃo estudadas paralelamente: LisÃstrata (411 a.C.) e Assembleia de Mulheres (392 a.C.), obras em que personagens femininas ocupam lugar de destaque. Nosso trabalho, dessa forma, està assim organizado: na primeira parte faremos algumas consideraÃÃes sobre o mito e o rito de Dioniso a partir da leitura de Vernant (2009), BrandÃo (2008), Detienne (2003), Otto (2001), Jaeger (1994), e Grimal (1992), observando sua figura na Ãpica, na tragÃdia e na comÃdia. Em seguida, procuraremos analisar na tragÃdia algumas figuras femininas que sÃo importantes para a comÃdia e tambÃm para entender como se constitui a relaÃÃo dionisÃaca entre o masculino e o feminino. Finalmente, na terceira parte, exploraremos as possibilidades interpretativas da peÃa Tesmoforiantes e a influÃncia das mÃltiplas faces de Dioniso em sua estrutura, comparativamente Ãs outras duas peÃas femininas de AristÃfanes em que a subversÃo dos gÃneros aparece como um elemento fundamental. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20618application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:09Zmail@mail.com -
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