CrÃtica da comÃdia As Vespas, de AristÃfanes, ao tribunal popular ateniense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ValdÃsio Vieira da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11045
Resumo: Esta DissertaÃÃo de Mestrado em Literatura Comparada tem por tema âO retrato das instituiÃÃes judiciÃrias atenienses na comÃdia As Vespas, de AristÃfanes.â A abordagem de corrupÃÃo nas instituiÃÃes judiciÃrias do quinto sÃculo. a. C., em As Vespas, destaca as preocupaÃÃes artÃsticas e polÃticas de AristÃfanes, preservando os valores e integridade das instituiÃÃes democrÃticas de Atenas. A partir da observaÃÃo de que procedeu AristÃfanes em defesa da pÃlis, o objetivo desta pesquisa à analisar a comÃdia As Vespas, centrada em seus aspectos principais: o prÃlogo, o pÃrodo, o agÃn, a parÃbase, as cenas episÃdicas, o Ãxodo; e os secundÃrios: o educacional, o polÃtico, o jurÃdico e o cultural. A crÃtica de AristÃfanes veio em um momento em que a sociedade ateniense vivia o esplendor da democracia, resultante das reformas sÃcio-polÃtico-econÃmicas de DrÃcon, SÃlon, ClÃstenes e PÃricles. No pÃlo contrÃrio da democracia ateniense, o polÃtico e demagogo CleÃo vive, na caricatura cÃmica, como um tirano ou um agente divino rei da GrÃcia prÃ-clÃssica, que era o senhor absoluto na sociedade. AristÃfanes abrange todos esses aspectos da vida ateniense em duas partes bÃsicas da comÃdia As Vespas: a primeira, que vai do verso 1 ao verso 1010, diz respeito à conduta manÃaca de FilocleÃo (âO que ama CleÃoâ) pelos tribunais, e a tentativa de seu filho, BdelicleÃo (âO que detesta CleÃoâ), de reeducÃ-lo; e o segundo, passando do verso 1010 ao verso 1535, diz respeito à reinserÃÃo social de FilocleÃo na vida ateniense. Ambas as partes da comÃdia sÃo voltadas, portanto, nÃo sà para criticar a conduta pessoal e funcional de FilocleÃo, mas para convidar a sociedade ateniense que salvaguarde as instituiÃÃes ou as funÃÃes do poder democrÃtico: a Assembleia do Povo, o Conselho dos Quinhentos e os Tribunais. Palavras-chave: As Vespas, AristÃfanes, Democracia, Tribunais, CleÃo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCrÃtica da comÃdia As Vespas, de AristÃfanes, ao tribunal popular atenienseCritical comedy The Wasps by Aristophanes, the Athenian popular court2013-09-13Ana Maria CÃsar Pompeu90893310778http://lattes.cnpq.br/4726092826722326Eduardo Jorge Oliveira TriandÃpolis22893555349Orlando Luiz de AraÃjo32546980378http://lattes.cnpq.br/2680403686223727 04866851368http://lattes.cnpq.br/1738441188935488ValdÃsio Vieira da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRAs vespas AristÃfanes Democracia Tribunais CleÃoThe Wasps Aristophanes Democracy Courts CleonLETRASEsta DissertaÃÃo de Mestrado em Literatura Comparada tem por tema âO retrato das instituiÃÃes judiciÃrias atenienses na comÃdia As Vespas, de AristÃfanes.â A abordagem de corrupÃÃo nas instituiÃÃes judiciÃrias do quinto sÃculo. a. C., em As Vespas, destaca as preocupaÃÃes artÃsticas e polÃticas de AristÃfanes, preservando os valores e integridade das instituiÃÃes democrÃticas de Atenas. A partir da observaÃÃo de que procedeu AristÃfanes em defesa da pÃlis, o objetivo desta pesquisa à analisar a comÃdia As Vespas, centrada em seus aspectos principais: o prÃlogo, o pÃrodo, o agÃn, a parÃbase, as cenas episÃdicas, o Ãxodo; e os secundÃrios: o educacional, o polÃtico, o jurÃdico e o cultural. A crÃtica de AristÃfanes veio em um momento em que a sociedade ateniense vivia o esplendor da democracia, resultante das reformas sÃcio-polÃtico-econÃmicas de DrÃcon, SÃlon, ClÃstenes e PÃricles. No pÃlo contrÃrio da democracia ateniense, o polÃtico e demagogo CleÃo vive, na caricatura cÃmica, como um tirano ou um agente divino rei da GrÃcia prÃ-clÃssica, que era o senhor absoluto na sociedade. AristÃfanes abrange todos esses aspectos da vida ateniense em duas partes bÃsicas da comÃdia As Vespas: a primeira, que vai do verso 1 ao verso 1010, diz respeito à conduta manÃaca de FilocleÃo (âO que ama CleÃoâ) pelos tribunais, e a tentativa de seu filho, BdelicleÃo (âO que detesta CleÃoâ), de reeducÃ-lo; e o segundo, passando do verso 1010 ao verso 1535, diz respeito à reinserÃÃo social de FilocleÃo na vida ateniense. Ambas as partes da comÃdia sÃo voltadas, portanto, nÃo sà para criticar a conduta pessoal e funcional de FilocleÃo, mas para convidar a sociedade ateniense que salvaguarde as instituiÃÃes ou as funÃÃes do poder democrÃtico: a Assembleia do Povo, o Conselho dos Quinhentos e os Tribunais. Palavras-chave: As Vespas, AristÃfanes, Democracia, Tribunais, CleÃo. This research of Master in Comparative Literature has for theme The portrait of judiciary institutions Athenian in comedy The Wasps, of Aristophanes. The approach of corruption in the judiciary institutions of the fifth century a. C., in The Wasps, highlight the artistic and political concerns of Aristophanes by preserving the values and integrity of democratic institutions of Athens. From the observation that proceeded Aristophanes in defense of the polis, the goal of this research is to analyze of the comedy The Wasps, centered on its principal: the prologue, the parodo, the agon, the parabasis, episodic scenes, the exodus and secondaries aspects: the educational, the political, the legal and the cultural. Aristophanes criticism came at a time when the Athenian society lived the splendor of democracy, reforms resulting from socio-political-economic Dracon, Solon, Cleisthenes and Pericles. In contrary pole of Athenian democracy, the politician and demagogue Cleon live, in the caricature comic, like a tyrant or an agent of divine king pre-classical Greece, which was the absolute master in society. Aristophanes covers all these aspects of Athenian life in two basic parts comedy: the first, going from verse 1 to verse 1010, relates to the conduct of manic of Filocleon (âWhich loves Cleonâ) by courts, and the attempt of his son, Bdelicleon (âWhich hates Cleonâ), to reeducating him; and the second, going from verse 1010 to verse 1535, concerned the social reintegration of FilocleÃo in Athenian life. Both parties of comedy are devoted, therefore, not only to criticize the conduct personal and functional of Filocleon, but invite the Athenian society to preserve its institutions or the functions of democratic power: the People's Assembly, the Council of Five Hundred and the Courts. Keywords: The Wasps, Aristophanes, democracy, Courts, Cleon. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11045application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:10Zmail@mail.com -
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