Capacidades silentes: evaluaciÃn educativa diagnÃstica de superdotaciÃn capacidades en estudiantes sordos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereza Liduina GrigÃrio Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12418
Resumo: O conceito de altas habilidades/superdotaÃÃo vem sendo acompanhado de amplas discussÃes em muitos paÃses, envolvendo opiniÃes e teorias divergentes. Essa terminologia tem sido usada para identificar os indivÃduos que se situam numa faixa de 3% a 5% da populaÃÃo e que se destacam em alguma Ãrea do saber ou do fazer. O talento segue as mesmas caracterÃsticas de distribuiÃÃo aleatÃria, atingindo uma parcela maior: 25% da populaÃÃo mundial. Esses indivÃduos se encontram distribuÃdos entre homens e mulheres de todos os segmentos sociais, incluindo pessoas que apresentam algum tipo de deficiÃncia (METTRAU, 2000; PEREIRA,2000; SILVA et al., 2012, SABATELLA, 2008).Este estudo objetivou, de modo geral, identificar altas habilidades/superdotaÃÃo em alunos com surdez matriculados no Ensino Fundamental (do 1Â. ao 9Â. ano) de uma Escola Especial na cidade de Fortaleza-CearÃ, atravÃs de uma avaliaÃÃo educacional diagnÃstica realizada com a colaboraÃÃo do professor. Especificamente, objetivou: i) verificar a concepÃÃo de altas habilidades apresentada por docentes que atuam com alunos surdos; ii) aplicar uma lista de indicadores para sua observaÃÃo, em sala de aula, para identificaÃÃo de alunos com altas habilidades e iii) analisar o perfil dos alunos com surdez que apresentam altas habilidades para que o professor possa dar sentido e significado aos conteÃdos. Como sujeitos da pesquisa, o aluno surdo com sinais de altas habilidades indicados pelos professores e familiares, num total de 78 sujeitos. O modelo de pesquisa adotado foi a colaborativa de natureza qualiquantitativa, na forma de um estudo de caso. Os professores colaboradores participaram de um curso de formaÃÃo continuada sobre a temÃtica na modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem SÃcrates, com uma carga horÃria total de 180 horas/aula. Os educadores utilizaram uma lista de indicadores de altas habilidades fundamentada no Modelo TriÃdico de SuperdotaÃÃo (RENZULLI, 1978; MÃNKS, 2000), apontou para a identificaÃÃo de seus alunos com altas habilidades/supereotaÃÃo participando do processo de identificaÃÃo de altas habilidades junto a seus alunos. Instrumentos utilizados: folha de observaÃÃo dirigida e roteiros de entrevista semiestruturada. Dos 411 estudantes submetidos à bservaÃÃo, foram indicados, 30 alunos surdos com sinais de altas habilidades/superdotaÃÃo (7,3%).ApÃs as etapas posteriores da avaliaÃÃo, restaram 9 alunos (2,2%), de acordo com a porcentagem estimada na populaÃÃo, nas Ãreas acadÃmica (5) e de Artes (4). O resultado da pesquisa apontou que os alunos com surdez e altas habilidades/superdotaÃÃo podem ser identificados com a colaboraÃÃo do professor atravÃs de uma avaliaÃÃo educacional diagnÃstica: sinais de altas habilidades em alunos surdos. Os docentes demonstraram um entendimento mais abrangente da inteligÃncia, para alÃm da Ãrea acadÃmica, embora permaneÃa, ainda, como um campo privilegiado de expressÃo da inteligÃncia. Logo, as capacidades silentes se encontram quer em pessoas surdas, porque permaneciam em silÃncio, sem identificaÃÃo Ââ foram reconhecidas. ÂCom feito, a identificaÃÃo de altas habilidades/superdotaÃÃo em pessoas surdas contribui para uma mudanÃa significativa na forma de se relacionar com esse alunado, tradicionalmente, definido por seus dÃficits ao invÃs de suas capacidades.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCapacidades silentes: evaluaciÃn educativa diagnÃstica de superdotaciÃn capacidades en estudiantes sordosCapacidades silentes: AvaliaÃÃo educacional diagnÃstica de altas habilidades em alunos com surdez2014-07-31Tania Vicente Viana46086790310Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 Maristela Lage Alencar11000090353http://lattes.cnpq.br/2815877008397931Sinara Mota Neves de Almeida49221205304EndereÃo para acessar este CV: 11753243204 http://lattes.cnpq.br/7741719906575282Tereza Liduina GrigÃrio FernandesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAltas habilidades/SuperdotaÃÃoSurdezAvaliaÃÃo educacional diagnÃsticaSuperdotaciÃn/altas capacidades Sordera EvaluaciÃn educativa diagnÃsticaAVALIACAO DA APRENDIZAGEMO conceito de altas habilidades/superdotaÃÃo vem sendo acompanhado de amplas discussÃes em muitos paÃses, envolvendo opiniÃes e teorias divergentes. Essa terminologia tem sido usada para identificar os indivÃduos que se situam numa faixa de 3% a 5% da populaÃÃo e que se destacam em alguma Ãrea do saber ou do fazer. O talento segue as mesmas caracterÃsticas de distribuiÃÃo aleatÃria, atingindo uma parcela maior: 25% da populaÃÃo mundial. Esses indivÃduos se encontram distribuÃdos entre homens e mulheres de todos os segmentos sociais, incluindo pessoas que apresentam algum tipo de deficiÃncia (METTRAU, 2000; PEREIRA,2000; SILVA et al., 2012, SABATELLA, 2008).Este estudo objetivou, de modo geral, identificar altas habilidades/superdotaÃÃo em alunos com surdez matriculados no Ensino Fundamental (do 1Â. ao 9Â. ano) de uma Escola Especial na cidade de Fortaleza-CearÃ, atravÃs de uma avaliaÃÃo educacional diagnÃstica realizada com a colaboraÃÃo do professor. Especificamente, objetivou: i) verificar a concepÃÃo de altas habilidades apresentada por docentes que atuam com alunos surdos; ii) aplicar uma lista de indicadores para sua observaÃÃo, em sala de aula, para identificaÃÃo de alunos com altas habilidades e iii) analisar o perfil dos alunos com surdez que apresentam altas habilidades para que o professor possa dar sentido e significado aos conteÃdos. Como sujeitos da pesquisa, o aluno surdo com sinais de altas habilidades indicados pelos professores e familiares, num total de 78 sujeitos. O modelo de pesquisa adotado foi a colaborativa de natureza qualiquantitativa, na forma de um estudo de caso. Os professores colaboradores participaram de um curso de formaÃÃo continuada sobre a temÃtica na modalidade de EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem SÃcrates, com uma carga horÃria total de 180 horas/aula. Os educadores utilizaram uma lista de indicadores de altas habilidades fundamentada no Modelo TriÃdico de SuperdotaÃÃo (RENZULLI, 1978; MÃNKS, 2000), apontou para a identificaÃÃo de seus alunos com altas habilidades/supereotaÃÃo participando do processo de identificaÃÃo de altas habilidades junto a seus alunos. Instrumentos utilizados: folha de observaÃÃo dirigida e roteiros de entrevista semiestruturada. Dos 411 estudantes submetidos à bservaÃÃo, foram indicados, 30 alunos surdos com sinais de altas habilidades/superdotaÃÃo (7,3%).ApÃs as etapas posteriores da avaliaÃÃo, restaram 9 alunos (2,2%), de acordo com a porcentagem estimada na populaÃÃo, nas Ãreas acadÃmica (5) e de Artes (4). O resultado da pesquisa apontou que os alunos com surdez e altas habilidades/superdotaÃÃo podem ser identificados com a colaboraÃÃo do professor atravÃs de uma avaliaÃÃo educacional diagnÃstica: sinais de altas habilidades em alunos surdos. Os docentes demonstraram um entendimento mais abrangente da inteligÃncia, para alÃm da Ãrea acadÃmica, embora permaneÃa, ainda, como um campo privilegiado de expressÃo da inteligÃncia. Logo, as capacidades silentes se encontram quer em pessoas surdas, porque permaneciam em silÃncio, sem identificaÃÃo Ââ foram reconhecidas. ÂCom feito, a identificaÃÃo de altas habilidades/superdotaÃÃo em pessoas surdas contribui para uma mudanÃa significativa na forma de se relacionar com esse alunado, tradicionalmente, definido por seus dÃficits ao invÃs de suas capacidades. Se ha discutido el concepto de superdotaciÃn/altas capacidades extensivamente en muchos paÃses, envolviendo opiniones y teorÃas divergentes. Se ha usado esa terminologÃa para identificar a los individuos que constituyen 3% a 5% de la poblaciÃn que sobresale en alguna Ãrea. El talento sigue las mismas caracterÃsticas de distribuciÃn aleatoria, alcanzando una porciÃn mÃs grande: 25% de la poblaciÃn mundial. Esos individuos se encuentran distribuidos entre hombres y mujeres de todos los segmentos sociales, incluso las personas con deficiencia (METTRAU, 2000; PEREIRA, 2000; SABATELLA, 2008; SILVA et al,2012).El propÃsito principal de la investigaciÃn era identificar superdotaciÃn/altas capacidades en estudiantes sordos matriculados desde la EducaciÃn Primaria hasta la EducaciÃn Secundaria Obligatoria en una escuela para estudiantes sordos en Fortaleza-CearÃ, a travÃs de una evaluaciÃn educativa diagnÃstica lograda con la colaboraciÃn del maestro. EspecÃficamente, este estudio se propuso a verificar la concepciÃn de altas capacidades presentada por maestros que trabajan con estudiantes sordos; aplicar una lista de indicadores para la observaciÃn de estudiantes sordos, durante la clase, para identificar a los estudiantes con altas capacidades, procedimiento hecho por sus maestros; analizar el perfil de los estudiantes sordos con altas capacidades para que sus maestros puedan dar el sentido y significado a los contenidos ofrecidos a ellos. La muestra estaba compuesta por: los estudiantes sordos con las seÃales de altas por sus maestros; los familiares de los estudiantes indicados y los maestros que indicaron a estos estudiantes, un total de 78 sujetos. En esta investigaciÃn, se adoptà un enfoque cuantitativo y cualitativo, puesto en las pautas metodolÃgicas de la investigaciÃn colaborativa, en un estudio de caso. maestros colaborativos participaron de un curso de educaciÃn semipresencial acerca del tema, usando una plataforma de aprendizaje virtual nombrada SÃcrates, con una carga horaria total de 180 horas de clase. DespuÃs de eso, los maestros usaron la lista de indicadores de altas capacidades basada en la ConcepciÃn de los Tres Anillos (RENZULLI, 1978; MÃNKS, 2000)y los resultados indicaron que esos profesionales pueden y deben participar en el proceso de identificaciÃn de altas capacidades con sus estudiantes, a causa del contacto diario con niÃos y jÃvenes de un mismo grupo etario. Fueran utilizadas una lista de indicadores de altas capacidades para los estudiantes sordos y la entrevista semi estructurada para la recogida de datos. De los 411 estudiantes sometidos a la observaciÃn por sus maestros, fueron indicados 30 con las seÃales de superdotaciÃn/altas capacidades(7,3%); despuÃs de las fases subsecuentes de la evaluaciÃn, 9 estudiantes (2,2%) permanecieron, segÃn el porcentaje estimado en la poblaciÃn, en el Ãrea acadÃmica (5) y Artes (4). El anÃlisis de los resultados revelà que el estudiante sordo con superdotaciÃn/altas capacidades puede ser identificado con la con la colaboraciÃn del maestro a travÃs de una evaluaciÃn educativa diagnÃstica. Los maestros son capaces de identificar las seÃales de altas capacidades en sus estudiantes sordos usando una lista de indicadores, despuÃs del curso semi presencial acerca del tema. Los maestros presentaron una comprensiÃn extensa de inteligencia, mÃs allà del Ãrea acadÃmica, aunque las habilidades acadÃmicas todavÃa permanecen como un campo privilegiado de expresiÃn de inteligencia. Por consiguiente, las capacidades silentes - no solo porque se encuentran en las personas sordas, pero tambiÃn porque permanecen en el silencio, sin la identificaciÃn âfueron reconocidas. La identificaciÃn de superdotaciÃn/altas capacidades en las personas sordas contribuye a un cambio significativo acerca de la percepciÃn de la capacidad de estos estudiantes, tradicionalmente definidos por sus dÃficits. Ahora, al revÃs, pueden ser percibidos por sus capacidades.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12418application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:36Zmail@mail.com -
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Tereza Liduina GrigÃrio Fernandes
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