A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5871
Resumo: Atualmente, alcanÃar qualidade na educaÃÃo à uma meta que nÃo està desvinculada da realizaÃÃo de procedimentos que envolvem alguma modalidade de avaliaÃÃo. O tipo, a periodicidade e o formato dessas avaliaÃÃes dependem dos fins a que ela servirà em cada situaÃÃo. Uma avaliaÃÃo com funÃÃes de diagnÃstico tem como finalidade possibilitar um conhecimento prÃvio sobre a caracterizaÃÃo individual e coletiva de uma turma de alunos, facilitando o planejamento pedagÃgico para determinado perÃodo letivo. O objetivo principal desse estudo concentrou-se em investigar como a avaliaÃÃo diagnÃstica poderia contribuir para o Ãxito em alfabetizar crianÃas, bem como identificar fatores intervenientes nesse processo. Esse tipo de avaliaÃÃo à praticado, desde o ano de 2007, no CearÃ, como uma das aÃÃes do Eixo de AvaliaÃÃo Externa do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC), no qual a pesquisadora atua como especialista. Ao longo da experiÃncia profissional nesse programa, foram se delineando vÃrias questÃes que implicavam uma investigaÃÃo mais profunda sobre o que, de fato, causava algumas discrepÃncias nos resultados dos municÃpios envolvidos. Em se tratando de um processo padronizado de avaliaÃÃo e de procedimentos que garantiam o acesso igualitÃrio aos resultados, podia-se imaginar que havia outros fatores envolvidos no problema, pois nÃo bastava apenas haver a avaliaÃÃo e a divulgaÃÃo e discussÃo dos resultados. Portanto, a hipÃtese principal deste trabalho asseverou que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo contribui para a melhoria da aprendizagem quando os sujeitos envolvidos no processo desenvolvem atitudes positivas em relaÃÃo a essa prÃtica e Ãs aÃÃes dela decorrentes. Sendo assim, fatores ligados Ãs atitudes dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetizaÃÃo poderiam exercer maiores influÃncias do que os fatores socioeconÃmicos. Dessa forma, foi realizado um estudo, em dois municÃpios cearenses, com uma amostra de 72 alunos e 4 professoras de duas escolas privadas, mas com perfil equivalente aos alunos e professores participantes do PAIC, o que garantiu a aplicabilidade da pesquisa. Aos alunos foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliaÃÃo utilizados no Programa, bem como outros que foram desenvolvidos para serem aplicados como teste. Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliaÃÃes foram registrados, analisados e apresentados nÃo apenas na dimensÃo quantitativa, mas, sobretudo, numa dimensÃo com um expressivo teor pedagÃgico que auxiliou na compreensÃo dos avanÃos dos alunos. AlÃm dessa anÃlise, o estudo procurou investigar, atravÃs do discurso dos sujeitos, os possÃveis fatores que estariam imbricados a todo o processo de aprendizagem dos alunos. Para esta etapa foi utilizado o mÃtodo hermenÃutico, prÃprio da pesquisa de enfoque fenomenolÃgico. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: (1) Foi possÃvel identificar os avanÃos dos alunos na consolidaÃÃo de habilidades bÃsicas da alfabetizaÃÃo em leitura e escrita, devido à aplicaÃÃo de uma avaliaÃÃo diagnÃstica em maio de 2009 e uma avaliaÃÃo comparativa em novembro de 2009; (2) Houve um expressivo avanÃo qualitativo no desempenho dos alunos avaliados; (3) Das trÃs turmas investigadas, uma apresentou melhores resultados dos alunos de nÃvel socioeconÃmico inferior. Nas outras duas, os resultados dos alunos de ambos os nÃveis foram bastante similares; (4) Alguns aspectos subjetivos das professoras e dos pais emergiram como fatores que contribuÃram para uma melhor aprendizagem dos alunos, foram eles: vontade, compromisso, acolhimento e reflexividade; (5) Ficou evidente que um trabalho de acompanhamento que envolva atividades de supervisÃo do trabalho docente e de formaÃÃo continuada à essencial para a qualidade das aÃÃes pedagÃgicas desenvolvidas. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica pode contribuir significativamente para nortear os caminhos do Ãxito na alfabetizaÃÃo de crianÃas, quando houver um verdadeiro compromisso dos sujeitos envolvidos no processo em utilizar adequadamente os resultados, planejar e executar as intervenÃÃes pedagÃgicas e acompanhar o trabalho docente.
id UFC_9f3fe023a0c700b08218e8b99fcd7b02
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4217
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.Literacy diagnostic assessment guiding the ways to the sucess of children literacy process2011-04-29Raimundo HÃlio Leite00190322349ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Grace Troccoli Vitorino26734869334Suzana Maria Capelo Borges26253844334Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins7408926976839354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Ana Paula de Medeiros RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo DiagnÃstica AlfabetizaÃÃo PAICDiagnostic assessment Literacy PAICAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAtualmente, alcanÃar qualidade na educaÃÃo à uma meta que nÃo està desvinculada da realizaÃÃo de procedimentos que envolvem alguma modalidade de avaliaÃÃo. O tipo, a periodicidade e o formato dessas avaliaÃÃes dependem dos fins a que ela servirà em cada situaÃÃo. Uma avaliaÃÃo com funÃÃes de diagnÃstico tem como finalidade possibilitar um conhecimento prÃvio sobre a caracterizaÃÃo individual e coletiva de uma turma de alunos, facilitando o planejamento pedagÃgico para determinado perÃodo letivo. O objetivo principal desse estudo concentrou-se em investigar como a avaliaÃÃo diagnÃstica poderia contribuir para o Ãxito em alfabetizar crianÃas, bem como identificar fatores intervenientes nesse processo. Esse tipo de avaliaÃÃo à praticado, desde o ano de 2007, no CearÃ, como uma das aÃÃes do Eixo de AvaliaÃÃo Externa do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC), no qual a pesquisadora atua como especialista. Ao longo da experiÃncia profissional nesse programa, foram se delineando vÃrias questÃes que implicavam uma investigaÃÃo mais profunda sobre o que, de fato, causava algumas discrepÃncias nos resultados dos municÃpios envolvidos. Em se tratando de um processo padronizado de avaliaÃÃo e de procedimentos que garantiam o acesso igualitÃrio aos resultados, podia-se imaginar que havia outros fatores envolvidos no problema, pois nÃo bastava apenas haver a avaliaÃÃo e a divulgaÃÃo e discussÃo dos resultados. Portanto, a hipÃtese principal deste trabalho asseverou que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo contribui para a melhoria da aprendizagem quando os sujeitos envolvidos no processo desenvolvem atitudes positivas em relaÃÃo a essa prÃtica e Ãs aÃÃes dela decorrentes. Sendo assim, fatores ligados Ãs atitudes dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetizaÃÃo poderiam exercer maiores influÃncias do que os fatores socioeconÃmicos. Dessa forma, foi realizado um estudo, em dois municÃpios cearenses, com uma amostra de 72 alunos e 4 professoras de duas escolas privadas, mas com perfil equivalente aos alunos e professores participantes do PAIC, o que garantiu a aplicabilidade da pesquisa. Aos alunos foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliaÃÃo utilizados no Programa, bem como outros que foram desenvolvidos para serem aplicados como teste. Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliaÃÃes foram registrados, analisados e apresentados nÃo apenas na dimensÃo quantitativa, mas, sobretudo, numa dimensÃo com um expressivo teor pedagÃgico que auxiliou na compreensÃo dos avanÃos dos alunos. AlÃm dessa anÃlise, o estudo procurou investigar, atravÃs do discurso dos sujeitos, os possÃveis fatores que estariam imbricados a todo o processo de aprendizagem dos alunos. Para esta etapa foi utilizado o mÃtodo hermenÃutico, prÃprio da pesquisa de enfoque fenomenolÃgico. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: (1) Foi possÃvel identificar os avanÃos dos alunos na consolidaÃÃo de habilidades bÃsicas da alfabetizaÃÃo em leitura e escrita, devido à aplicaÃÃo de uma avaliaÃÃo diagnÃstica em maio de 2009 e uma avaliaÃÃo comparativa em novembro de 2009; (2) Houve um expressivo avanÃo qualitativo no desempenho dos alunos avaliados; (3) Das trÃs turmas investigadas, uma apresentou melhores resultados dos alunos de nÃvel socioeconÃmico inferior. Nas outras duas, os resultados dos alunos de ambos os nÃveis foram bastante similares; (4) Alguns aspectos subjetivos das professoras e dos pais emergiram como fatores que contribuÃram para uma melhor aprendizagem dos alunos, foram eles: vontade, compromisso, acolhimento e reflexividade; (5) Ficou evidente que um trabalho de acompanhamento que envolva atividades de supervisÃo do trabalho docente e de formaÃÃo continuada à essencial para a qualidade das aÃÃes pedagÃgicas desenvolvidas. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica pode contribuir significativamente para nortear os caminhos do Ãxito na alfabetizaÃÃo de crianÃas, quando houver um verdadeiro compromisso dos sujeitos envolvidos no processo em utilizar adequadamente os resultados, planejar e executar as intervenÃÃes pedagÃgicas e acompanhar o trabalho docente. Nowadays, reaching quality in education is a target that cannot be separated of any kind of assessment procedures. The type, the frequency and the conditions of those assessments depend on their purpose in any situation. A diagnostic assessment can provide a previous knowledge about a class of students, making easier the pedagogical plans to a certain period of school time. The main objective of this study was to investigate how the diagnostic assessment could contribute to the success in literacy process of children, as well as, to identify some intervening factors in this process. In Ceara, since 2007, the Literacy in Right Age Program (PAIC) has been practiced this kind of assessment, in which the researcher works as a specialist. During the professional experience in this program, some questions about the causes of the differences in results among some cities, schools and classes were asking for a further investigation. The standardized procedures on how to use the results of diagnostic assessment were not sufficient to guarantee that all classes and students had good individual results. So, probably, there were any other factors involved. The main hypothesis of this study said that the diagnostic assessment contributes to the increase of learning when people involved in such process develop positive attitudes in relation of this practice and the actions that occur after it. Therefore, some factors linked to the individualsâ attitudes could influence more than socioeconomic factors. The study took place in two cities of Ceara, which involved 72 students and 4 teachers of two private schools, but having equivalent profile with the students and teachers of PAIC, which guaranteed the applicability of the study. The tests applied to the 72 students were the same applied by the Program. The results of students learning performance were registered, analyzed and presented not only in quantitative dimension, but also in a pedagogic one that helped in the comprehension of studentsâ development. Besides of this analysis, this study investigated, through the individualsâ speeches, the possible factors which would be causing influence in learning process. In this part, the hermeneutic method was used. This study presented as the main results: (1) It was possible to identify the learning development in reading and writing skills, because the appliance of a diagnostic assessment in May, 2009 and a comparative one in November, 2009; (2) The students showed a qualitative development of their performance; (3) The students from a lower socioeconomic level in one of the three investigated classes had better results. In the other two classes, the studentsâ results were very similar; (4) Some subjective aspects of the teachers and parents appeared as factors that contributed to a better learning process. They were: will, commitment, acceptance and praxis; (5) Monitoring activities which involve supervision and teachersâ continuing formation is essential to the quality of the pedagogic actions. This study found evidences that the diagnostic assessment can contribute meaningfully to guide the ways of the success in children literacy acquisition, when individuals involved into this process develop commitment to use the assessmentsâ results, plan and execute the pedagogic actions and monitoring didactic work.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5871application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literacy diagnostic assessment guiding the ways to the sucess of children literacy process
title A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
spellingShingle A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
AvaliaÃÃo DiagnÃstica
AlfabetizaÃÃo
PAIC
Diagnostic assessment
Literacy
PAIC
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
title_full A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
title_fullStr A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
title_full_unstemmed A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
title_sort A avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo norteando os caminhos para o Ãxito do processo de alfabetizar crianÃas.
author Ana Paula de Medeiros Ribeiro
author_facet Ana Paula de Medeiros Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raimundo HÃlio Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00190322349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Suzana Maria Capelo Borges
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26253844334
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
contributor_str_mv Raimundo HÃlio Leite
ClÃudio de Albuquerque Marques
Grace Troccoli Vitorino
Suzana Maria Capelo Borges
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo DiagnÃstica
AlfabetizaÃÃo
PAIC
topic AvaliaÃÃo DiagnÃstica
AlfabetizaÃÃo
PAIC
Diagnostic assessment
Literacy
PAIC
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Diagnostic assessment
Literacy
PAIC
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Atualmente, alcanÃar qualidade na educaÃÃo à uma meta que nÃo està desvinculada da realizaÃÃo de procedimentos que envolvem alguma modalidade de avaliaÃÃo. O tipo, a periodicidade e o formato dessas avaliaÃÃes dependem dos fins a que ela servirà em cada situaÃÃo. Uma avaliaÃÃo com funÃÃes de diagnÃstico tem como finalidade possibilitar um conhecimento prÃvio sobre a caracterizaÃÃo individual e coletiva de uma turma de alunos, facilitando o planejamento pedagÃgico para determinado perÃodo letivo. O objetivo principal desse estudo concentrou-se em investigar como a avaliaÃÃo diagnÃstica poderia contribuir para o Ãxito em alfabetizar crianÃas, bem como identificar fatores intervenientes nesse processo. Esse tipo de avaliaÃÃo à praticado, desde o ano de 2007, no CearÃ, como uma das aÃÃes do Eixo de AvaliaÃÃo Externa do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC), no qual a pesquisadora atua como especialista. Ao longo da experiÃncia profissional nesse programa, foram se delineando vÃrias questÃes que implicavam uma investigaÃÃo mais profunda sobre o que, de fato, causava algumas discrepÃncias nos resultados dos municÃpios envolvidos. Em se tratando de um processo padronizado de avaliaÃÃo e de procedimentos que garantiam o acesso igualitÃrio aos resultados, podia-se imaginar que havia outros fatores envolvidos no problema, pois nÃo bastava apenas haver a avaliaÃÃo e a divulgaÃÃo e discussÃo dos resultados. Portanto, a hipÃtese principal deste trabalho asseverou que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo contribui para a melhoria da aprendizagem quando os sujeitos envolvidos no processo desenvolvem atitudes positivas em relaÃÃo a essa prÃtica e Ãs aÃÃes dela decorrentes. Sendo assim, fatores ligados Ãs atitudes dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetizaÃÃo poderiam exercer maiores influÃncias do que os fatores socioeconÃmicos. Dessa forma, foi realizado um estudo, em dois municÃpios cearenses, com uma amostra de 72 alunos e 4 professoras de duas escolas privadas, mas com perfil equivalente aos alunos e professores participantes do PAIC, o que garantiu a aplicabilidade da pesquisa. Aos alunos foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliaÃÃo utilizados no Programa, bem como outros que foram desenvolvidos para serem aplicados como teste. Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliaÃÃes foram registrados, analisados e apresentados nÃo apenas na dimensÃo quantitativa, mas, sobretudo, numa dimensÃo com um expressivo teor pedagÃgico que auxiliou na compreensÃo dos avanÃos dos alunos. AlÃm dessa anÃlise, o estudo procurou investigar, atravÃs do discurso dos sujeitos, os possÃveis fatores que estariam imbricados a todo o processo de aprendizagem dos alunos. Para esta etapa foi utilizado o mÃtodo hermenÃutico, prÃprio da pesquisa de enfoque fenomenolÃgico. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: (1) Foi possÃvel identificar os avanÃos dos alunos na consolidaÃÃo de habilidades bÃsicas da alfabetizaÃÃo em leitura e escrita, devido à aplicaÃÃo de uma avaliaÃÃo diagnÃstica em maio de 2009 e uma avaliaÃÃo comparativa em novembro de 2009; (2) Houve um expressivo avanÃo qualitativo no desempenho dos alunos avaliados; (3) Das trÃs turmas investigadas, uma apresentou melhores resultados dos alunos de nÃvel socioeconÃmico inferior. Nas outras duas, os resultados dos alunos de ambos os nÃveis foram bastante similares; (4) Alguns aspectos subjetivos das professoras e dos pais emergiram como fatores que contribuÃram para uma melhor aprendizagem dos alunos, foram eles: vontade, compromisso, acolhimento e reflexividade; (5) Ficou evidente que um trabalho de acompanhamento que envolva atividades de supervisÃo do trabalho docente e de formaÃÃo continuada à essencial para a qualidade das aÃÃes pedagÃgicas desenvolvidas. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica pode contribuir significativamente para nortear os caminhos do Ãxito na alfabetizaÃÃo de crianÃas, quando houver um verdadeiro compromisso dos sujeitos envolvidos no processo em utilizar adequadamente os resultados, planejar e executar as intervenÃÃes pedagÃgicas e acompanhar o trabalho docente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Nowadays, reaching quality in education is a target that cannot be separated of any kind of assessment procedures. The type, the frequency and the conditions of those assessments depend on their purpose in any situation. A diagnostic assessment can provide a previous knowledge about a class of students, making easier the pedagogical plans to a certain period of school time. The main objective of this study was to investigate how the diagnostic assessment could contribute to the success in literacy process of children, as well as, to identify some intervening factors in this process. In Ceara, since 2007, the Literacy in Right Age Program (PAIC) has been practiced this kind of assessment, in which the researcher works as a specialist. During the professional experience in this program, some questions about the causes of the differences in results among some cities, schools and classes were asking for a further investigation. The standardized procedures on how to use the results of diagnostic assessment were not sufficient to guarantee that all classes and students had good individual results. So, probably, there were any other factors involved. The main hypothesis of this study said that the diagnostic assessment contributes to the increase of learning when people involved in such process develop positive attitudes in relation of this practice and the actions that occur after it. Therefore, some factors linked to the individualsâ attitudes could influence more than socioeconomic factors. The study took place in two cities of Ceara, which involved 72 students and 4 teachers of two private schools, but having equivalent profile with the students and teachers of PAIC, which guaranteed the applicability of the study. The tests applied to the 72 students were the same applied by the Program. The results of students learning performance were registered, analyzed and presented not only in quantitative dimension, but also in a pedagogic one that helped in the comprehension of studentsâ development. Besides of this analysis, this study investigated, through the individualsâ speeches, the possible factors which would be causing influence in learning process. In this part, the hermeneutic method was used. This study presented as the main results: (1) It was possible to identify the learning development in reading and writing skills, because the appliance of a diagnostic assessment in May, 2009 and a comparative one in November, 2009; (2) The students showed a qualitative development of their performance; (3) The students from a lower socioeconomic level in one of the three investigated classes had better results. In the other two classes, the studentsâ results were very similar; (4) Some subjective aspects of the teachers and parents appeared as factors that contributed to a better learning process. They were: will, commitment, acceptance and praxis; (5) Monitoring activities which involve supervision and teachersâ continuing formation is essential to the quality of the pedagogic actions. This study found evidences that the diagnostic assessment can contribute meaningfully to guide the ways of the success in children literacy acquisition, when individuals involved into this process develop commitment to use the assessmentsâ results, plan and execute the pedagogic actions and monitoring didactic work.
description Atualmente, alcanÃar qualidade na educaÃÃo à uma meta que nÃo està desvinculada da realizaÃÃo de procedimentos que envolvem alguma modalidade de avaliaÃÃo. O tipo, a periodicidade e o formato dessas avaliaÃÃes dependem dos fins a que ela servirà em cada situaÃÃo. Uma avaliaÃÃo com funÃÃes de diagnÃstico tem como finalidade possibilitar um conhecimento prÃvio sobre a caracterizaÃÃo individual e coletiva de uma turma de alunos, facilitando o planejamento pedagÃgico para determinado perÃodo letivo. O objetivo principal desse estudo concentrou-se em investigar como a avaliaÃÃo diagnÃstica poderia contribuir para o Ãxito em alfabetizar crianÃas, bem como identificar fatores intervenientes nesse processo. Esse tipo de avaliaÃÃo à praticado, desde o ano de 2007, no CearÃ, como uma das aÃÃes do Eixo de AvaliaÃÃo Externa do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC), no qual a pesquisadora atua como especialista. Ao longo da experiÃncia profissional nesse programa, foram se delineando vÃrias questÃes que implicavam uma investigaÃÃo mais profunda sobre o que, de fato, causava algumas discrepÃncias nos resultados dos municÃpios envolvidos. Em se tratando de um processo padronizado de avaliaÃÃo e de procedimentos que garantiam o acesso igualitÃrio aos resultados, podia-se imaginar que havia outros fatores envolvidos no problema, pois nÃo bastava apenas haver a avaliaÃÃo e a divulgaÃÃo e discussÃo dos resultados. Portanto, a hipÃtese principal deste trabalho asseverou que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica da alfabetizaÃÃo contribui para a melhoria da aprendizagem quando os sujeitos envolvidos no processo desenvolvem atitudes positivas em relaÃÃo a essa prÃtica e Ãs aÃÃes dela decorrentes. Sendo assim, fatores ligados Ãs atitudes dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetizaÃÃo poderiam exercer maiores influÃncias do que os fatores socioeconÃmicos. Dessa forma, foi realizado um estudo, em dois municÃpios cearenses, com uma amostra de 72 alunos e 4 professoras de duas escolas privadas, mas com perfil equivalente aos alunos e professores participantes do PAIC, o que garantiu a aplicabilidade da pesquisa. Aos alunos foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliaÃÃo utilizados no Programa, bem como outros que foram desenvolvidos para serem aplicados como teste. Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliaÃÃes foram registrados, analisados e apresentados nÃo apenas na dimensÃo quantitativa, mas, sobretudo, numa dimensÃo com um expressivo teor pedagÃgico que auxiliou na compreensÃo dos avanÃos dos alunos. AlÃm dessa anÃlise, o estudo procurou investigar, atravÃs do discurso dos sujeitos, os possÃveis fatores que estariam imbricados a todo o processo de aprendizagem dos alunos. Para esta etapa foi utilizado o mÃtodo hermenÃutico, prÃprio da pesquisa de enfoque fenomenolÃgico. A pesquisa apresentou como resultados gerais os seguintes pontos: (1) Foi possÃvel identificar os avanÃos dos alunos na consolidaÃÃo de habilidades bÃsicas da alfabetizaÃÃo em leitura e escrita, devido à aplicaÃÃo de uma avaliaÃÃo diagnÃstica em maio de 2009 e uma avaliaÃÃo comparativa em novembro de 2009; (2) Houve um expressivo avanÃo qualitativo no desempenho dos alunos avaliados; (3) Das trÃs turmas investigadas, uma apresentou melhores resultados dos alunos de nÃvel socioeconÃmico inferior. Nas outras duas, os resultados dos alunos de ambos os nÃveis foram bastante similares; (4) Alguns aspectos subjetivos das professoras e dos pais emergiram como fatores que contribuÃram para uma melhor aprendizagem dos alunos, foram eles: vontade, compromisso, acolhimento e reflexividade; (5) Ficou evidente que um trabalho de acompanhamento que envolva atividades de supervisÃo do trabalho docente e de formaÃÃo continuada à essencial para a qualidade das aÃÃes pedagÃgicas desenvolvidas. A pesquisa, por fim, encontrou evidÃncias de que a prÃtica da avaliaÃÃo diagnÃstica pode contribuir significativamente para nortear os caminhos do Ãxito na alfabetizaÃÃo de crianÃas, quando houver um verdadeiro compromisso dos sujeitos envolvidos no processo em utilizar adequadamente os resultados, planejar e executar as intervenÃÃes pedagÃgicas e acompanhar o trabalho docente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5871
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147625021440