LUZ, CÃMERA, SERTÃO BRAVURA E FÃ NA CINEMATOGRAFIA DE ROSEMBERG CARIRY 1986-1996
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8582 |
Resumo: | A partir da anÃlise dos trÃs primeiros filmes de longa metragem do cineasta cearense Rosemberg Cariry, buscou-se aqui perceber qual imagem de sertanejo e sertÃo à posta na tela de cinema. Considerando a historiografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes estudados trazem uma idÃia de sertÃo dinÃmica e de sertanejo como agente transformador do seu espaÃo. Divergindo da interpretaÃÃo que o considera atÃvico e inerte, guiado pelas determinaÃÃes do meio, a obra deste diretor tenta mostrar que, fazendo uso de tradiÃÃes que se renovam, os sertanejos de sua trama fÃlmica tornam os sÃmbolos que os emolduram como bÃrbaros em gritos de rebeldia por uma sobrevivÃncia digna, colocando-se num conflito com o social, e nÃo com o natural, como se convencionou acreditar. Assim, localizado em seu tempo, o cinema de Rosemberg Cariry atua, sobretudo, veiculando a arte neste processo de transformaÃÃo. |
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