Representações de manifestações artistas populares do sertão caririense no cinema de Rosemberg Cariry (Ceará, 2006)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28082024-092324/ |
Resumo: | A presente pesquisa investiga as representações das manifestações artísticas populares, do Sertão do Cariri no Sul do Ceará, construídas no cinema contemporâneo do cineasta cearense Rosemberg Cariry (2006). A intenção central do trabalho é analisar o filme longa-metragem de ficção Cine Tapuia (2006), com o objetivo de interpretar os usos da história nas imagens cinematográficas do diretor/produtor, como estratégias para as oportunas ressignificações das representações fílmicas e fortalecimento das identidades culturais cearense, ou das cearensidades, na contemporaneidade. O interesse pelo objeto surgiu após constatarmos que as representações das identidades cearenses têm sido elaboradas de formas estereotipadas, em grande parte da produção do cinema nacional, e das demais áreas das artes. O estudo está situado no campo da História Cultural e das reflexões sobre as relações entre o cinema e a história, e desenvolvido em diálogo com os conceitos de Marc Ferro (1992), Roger Chartier (1995), Michel de Certeau (2012), Néstor Garcia Canclini (2003), Robert Rosenstone (2015). Concluímos que o cineasta Rosemberg Cariry tem utilizado, no seu cinema autoral, os saberes e narrativas da história para, por meio de processos de hibridação e de produção de significados e dos bens simbólicos, renovar e divulgar as representações sobre as artes e a cultura cearense. |
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Representações de manifestações artistas populares do sertão caririense no cinema de Rosemberg Cariry (Ceará, 2006)Representations of popular artistic manifestations from the backlands of Cariri, in the cinema of Rosemberg Cariry (Ceará, 2006)ArtistasArtistsCearáCearensidadeCinema-históriaCinema-historyRepresentaçãoRepresentationRosemberg CariryRosemberg CariryA presente pesquisa investiga as representações das manifestações artísticas populares, do Sertão do Cariri no Sul do Ceará, construídas no cinema contemporâneo do cineasta cearense Rosemberg Cariry (2006). A intenção central do trabalho é analisar o filme longa-metragem de ficção Cine Tapuia (2006), com o objetivo de interpretar os usos da história nas imagens cinematográficas do diretor/produtor, como estratégias para as oportunas ressignificações das representações fílmicas e fortalecimento das identidades culturais cearense, ou das cearensidades, na contemporaneidade. O interesse pelo objeto surgiu após constatarmos que as representações das identidades cearenses têm sido elaboradas de formas estereotipadas, em grande parte da produção do cinema nacional, e das demais áreas das artes. O estudo está situado no campo da História Cultural e das reflexões sobre as relações entre o cinema e a história, e desenvolvido em diálogo com os conceitos de Marc Ferro (1992), Roger Chartier (1995), Michel de Certeau (2012), Néstor Garcia Canclini (2003), Robert Rosenstone (2015). Concluímos que o cineasta Rosemberg Cariry tem utilizado, no seu cinema autoral, os saberes e narrativas da história para, por meio de processos de hibridação e de produção de significados e dos bens simbólicos, renovar e divulgar as representações sobre as artes e a cultura cearense.This research investigates the representations of popular artistic manifestations, from the Sertão do Cariri in the South of Ceará, constructed in the contemporary cinema of Ceará filmmaker Rosemberg Cariry (2006). The central intention of the work is to analyze the feature-length fiction film Cine Tapuia (2006), with the aim of interpreting the uses of history in the director/producer\'s cinematic images, as strategies for the opportune resignifications of filmic representations and strengthening of identities cultures of Ceará, or of Ceará, in contemporary times. The interest in the object arose after realizing that the representations of Ceará identities have been elaborated in a stereotypical ways, in a large part of the national cinema production, and in other areas of the arts. The study is situated in the field of Cultural History and reflections on the relationship between cinema and history, and developed in dialogue with the concepts of Marc Ferro (1992), Roger Chartier (1995), Michel de Certeau (2012), Néstor Garcia Canclini (2003), Robert Rosenstone (2015). We conclude that the filmmaker Rosemberg Cariry has used, in his authorial cinema, the knowledge and narratives of history to, through processes of hybridization and production of meanings and symbolic goods, renew and disseminate representations of the arts and culture of Ceará.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcos Antonio daMelo, Rosemary Alves de2024-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28082024-092324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-28T12:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-28082024-092324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-28T12:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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