CurrÃculo para bebÃs no contexto da creche: concepÃÃes, prÃticas e participaÃÃo das crianÃas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20091 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central analisar o currÃculo em desenvolvimento para crianÃas na faixa etÃria de quatro a 18 meses em turmas de BerÃÃrio no contexto de uma creche pÃblica municipal no Estado do CearÃ. Teve como aportes teÃricos os estudos: do psicÃlogo francÃs Henri Wallon (1968, 1995, 2007) sobre o desenvolvimento dos bebÃs; de Oliveira-Formosinho (2002) e Ortiz e Carvalho (2012), que tratam da aÃÃo docente na EducaÃÃo Infantil; de Barbosa e Richter (2009, 2010) e Barbosa (2010), que discutem currÃculo na EducaÃÃo Infantil. AlÃm disso, foram importantes os seguintes documentos oficiais: PrÃticas Cotidianas na EducaÃÃo Infantil: Bases para a ReflexÃo sobre as OrientaÃÃes Curriculares (BRASIL, 2009); Diretrizes Curriculares Nacionais para a EducaÃÃo Infantil (BRASIL, 2009a) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A metodologia do trabalho baseou-se na abordagem qualitativa e constituiu-se em um estudo de caso. Contou com a participaÃÃo de 20 bebÃs, duas professoras e duas auxiliares de sala. A anÃlise dos dados revelou, entre outros aspectos: 1) a inexistÃncia de um currÃculo para bebÃs na Proposta PedagÃgica sistematizada da creche pesquisada; 2) a ausÃncia de um planejamento intencional para a maioria das atividades que acontecia no BerÃÃrio; 3) a dificuldade das educadoras de perceber a especificidade do trabalho a ser realizado com os bebÃs, considerando suas particularidades e seu potencial para aprender ativamente; 4) uma suposta dissociaÃÃo entre cuidado (entendido como atividades para o atendimento das necessidades corporais) e educaÃÃo (compreendido como atividades que visam desenvolver apenas o aspecto cognitivo das crianÃas); 5) o conhecimento advindo da âmaternidadeâ visto como necessÃrio para atuar junto aos bebÃs; 6) a indiscutÃvel capacidade dos bebÃs de participarem das situaÃÃes que acontecem no espaÃo coletivo mesmo quando as condiÃÃes oferecidas nÃo fazem jus ao seu potencial criativo, comunicativo e interacional. Assim, com base na anÃlise dos dados, conclui-se que o currÃculo instituÃdo no interior do BerÃÃrio da creche pesquisada nÃo atende aos direitos e Ãs necessidades dos bebÃs no que diz respeito Ãs brincadeiras e interaÃÃes, Ã apropriaÃÃo de diferentes linguagens, cuidado e educaÃÃo de boa qualidade. Indica, portanto, a necessidade de realizaÃÃo de mais pesquisas na Ãrea sobre e a urgÃncia de investimento na formaÃÃo inicial e continuada das professoras que atuam junto Ãs crianÃas dessa faixa etÃria bem como dos demais profissionais responsÃveis pelo acompanhamento pedagÃgico do trabalho realizado em creches. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCurrÃculo para bebÃs no contexto da creche: concepÃÃes, prÃticas e participaÃÃo das crianÃas2017-08-28Rosimeire Costa de Andrade Cruz38335034320http://lattes.cnpq.br/2741101989777106SÃlvia Helena Vieira Cruz06439752847Tacyana Karla Gomes Ramos84725311472http://lattes.cnpq.br/861383619119334424546097387http://lattes.cnpq.br/5768035486516327Maria CrÃlia Mendes CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCreche ParticipaÃÃo de bebÃs CurrÃculoKindergartens CurriculumEDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo central analisar o currÃculo em desenvolvimento para crianÃas na faixa etÃria de quatro a 18 meses em turmas de BerÃÃrio no contexto de uma creche pÃblica municipal no Estado do CearÃ. Teve como aportes teÃricos os estudos: do psicÃlogo francÃs Henri Wallon (1968, 1995, 2007) sobre o desenvolvimento dos bebÃs; de Oliveira-Formosinho (2002) e Ortiz e Carvalho (2012), que tratam da aÃÃo docente na EducaÃÃo Infantil; de Barbosa e Richter (2009, 2010) e Barbosa (2010), que discutem currÃculo na EducaÃÃo Infantil. AlÃm disso, foram importantes os seguintes documentos oficiais: PrÃticas Cotidianas na EducaÃÃo Infantil: Bases para a ReflexÃo sobre as OrientaÃÃes Curriculares (BRASIL, 2009); Diretrizes Curriculares Nacionais para a EducaÃÃo Infantil (BRASIL, 2009a) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A metodologia do trabalho baseou-se na abordagem qualitativa e constituiu-se em um estudo de caso. Contou com a participaÃÃo de 20 bebÃs, duas professoras e duas auxiliares de sala. A anÃlise dos dados revelou, entre outros aspectos: 1) a inexistÃncia de um currÃculo para bebÃs na Proposta PedagÃgica sistematizada da creche pesquisada; 2) a ausÃncia de um planejamento intencional para a maioria das atividades que acontecia no BerÃÃrio; 3) a dificuldade das educadoras de perceber a especificidade do trabalho a ser realizado com os bebÃs, considerando suas particularidades e seu potencial para aprender ativamente; 4) uma suposta dissociaÃÃo entre cuidado (entendido como atividades para o atendimento das necessidades corporais) e educaÃÃo (compreendido como atividades que visam desenvolver apenas o aspecto cognitivo das crianÃas); 5) o conhecimento advindo da âmaternidadeâ visto como necessÃrio para atuar junto aos bebÃs; 6) a indiscutÃvel capacidade dos bebÃs de participarem das situaÃÃes que acontecem no espaÃo coletivo mesmo quando as condiÃÃes oferecidas nÃo fazem jus ao seu potencial criativo, comunicativo e interacional. Assim, com base na anÃlise dos dados, conclui-se que o currÃculo instituÃdo no interior do BerÃÃrio da creche pesquisada nÃo atende aos direitos e Ãs necessidades dos bebÃs no que diz respeito Ãs brincadeiras e interaÃÃes, Ã apropriaÃÃo de diferentes linguagens, cuidado e educaÃÃo de boa qualidade. Indica, portanto, a necessidade de realizaÃÃo de mais pesquisas na Ãrea sobre e a urgÃncia de investimento na formaÃÃo inicial e continuada das professoras que atuam junto Ãs crianÃas dessa faixa etÃria bem como dos demais profissionais responsÃveis pelo acompanhamento pedagÃgico do trabalho realizado em creches.This research aimed to analyze the curriculum under development for children aged four to eighteen months in Nursery classes in the context of a public school day care center in the State of CearÃ. The theoretical contributions were: the French psychologist Henri Wallon (1995, 2007) on the development of babies; fron Oliveira-Formosinho (2002) and Ortiz and Carvalho (2012), which deal with teaching activity in Early Childhood Education; Of Barbosa and Richter (2009) and Barbosa (2010), who discuss curriculum in Early Childhood Education. In addition, the following official documents were important: Everyday Practice in Early Childhood Education: Bases for Reflection on Curricular Guidelines (BRASIL, 2009); National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009a) and the National Curricular Common Base (2017). The methodology of the work was based on the qualitative approach and was constituted in a case study. It counted on the participation of 20 babies, two teachers and two helpers. Data analysis revealed, among other aspects: 1) the lack of a curriculum for babies in the systematized pedagogical proposal of the day care center; 2) the absence of intentional planning for most activities that took place in the Nursery; 3) the difficulty of the educators to perceive the specificity of the work that has to be performed with the babies, considering their particularities and their potential of learning actively; 4) a supposed dissociation between care (understood as activities to meet the needs of the body) and education (understood as activities that aim to develop only the cognitive aspect of the children); 5) the knowledge that comes from "motherhood" seen as necessary to act with the babies; 6) the indisputable ability of infants to participate in situations that occur in collective space even when the conditions offered do not live up to their creative, communicative and interactional potential. Thus, based on the analysis of the data, it is concluded that the curriculum established within the nursery of the day care center does not meet the rights and needs of the babies with respect to the games and interactions, the appropriation of different languages, care and education of good quality. It indicates, therefore, the need to carry out more research in the area and the urgency of investing in the initial and continuing training of the teachers who work with the children of this age range as well as the other professionals responsible for the pedagogical follow-up of the work performed in kindergartens.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20091application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com - |
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