Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintya Kelly Barroso Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20451
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo a cultura alimentar contida em obras de Monteiro Lobato, que compÃem a coleÃÃo SÃtio do Picapau Amarelo, em particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) e O Minotauro (1939). O objetivo geral à investigar de que modo os alimentos presentes na obra do autor contribuem para uma discussÃo educativa, especificamente em relaÃÃo ao currÃculo cultural constante em seus livros. Tem por objetivos especÃficos: contextualizar o momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaÃÃes de sua literatura com a discussÃo sobre alimentaÃÃo presente no Brasil da Ãpoca e identificar como as relaÃÃes simbÃlicas sobre o alimento sÃo construÃdas na obra desse autor, relacionando-as aos diÃlogos acerca da alimentaÃÃo em suas dimensÃes pedagÃgica e polÃtica. Este trabalho se fundamenta numa abordagem sÃcio-histÃrica, tendo como referÃncia os conceitos de base e autores pautados nas seguintes categorias: memÃria coletiva - Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003; 2000) e distinÃÃo - Bourdieu (2008). A pesquisa de natureza qualitativa foi bibliogrÃfica e analÃtico-descritiva; como metodologia, o emprego da HermenÃutica de Profundidade, ancorada nos pressupostos de Thompson (1998), que divide a anÃlise em trÃs etapas: a social-histÃrica; a formal ou discursiva e a interpretaÃÃo/reinterpretaÃÃo. Com este estudo foi encontrada, na obra de Monteiro Lobato, uma proposta educativa, formadora e, portanto, curricular aliando o alimento à educaÃÃo com um olhar posto na cultura. Isso acontece pois os alimentos presentes nos livros ressaltam aspectos ideolÃgicos que priorizam a brasilidade e o ideal de identidade nacional do autor e, portanto, constituem um exemplo de currÃculo cultural.
id UFC_ba204296701dbeafc3b7e7762164dd83
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12821
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLiteratura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo2018-06-26Josà Arimatea Barros Bezerra2670146430077351738300http://lattes.cnpq.br/1276859777540978Cintya Kelly Barroso OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo AlimentaÃÃo Monteiro LobatoCurrÃculo AlimentaciÃn Monteiro LobatoEDUCACAOA pesquisa tem como objeto de estudo a cultura alimentar contida em obras de Monteiro Lobato, que compÃem a coleÃÃo SÃtio do Picapau Amarelo, em particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) e O Minotauro (1939). O objetivo geral à investigar de que modo os alimentos presentes na obra do autor contribuem para uma discussÃo educativa, especificamente em relaÃÃo ao currÃculo cultural constante em seus livros. Tem por objetivos especÃficos: contextualizar o momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaÃÃes de sua literatura com a discussÃo sobre alimentaÃÃo presente no Brasil da Ãpoca e identificar como as relaÃÃes simbÃlicas sobre o alimento sÃo construÃdas na obra desse autor, relacionando-as aos diÃlogos acerca da alimentaÃÃo em suas dimensÃes pedagÃgica e polÃtica. Este trabalho se fundamenta numa abordagem sÃcio-histÃrica, tendo como referÃncia os conceitos de base e autores pautados nas seguintes categorias: memÃria coletiva - Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003; 2000) e distinÃÃo - Bourdieu (2008). A pesquisa de natureza qualitativa foi bibliogrÃfica e analÃtico-descritiva; como metodologia, o emprego da HermenÃutica de Profundidade, ancorada nos pressupostos de Thompson (1998), que divide a anÃlise em trÃs etapas: a social-histÃrica; a formal ou discursiva e a interpretaÃÃo/reinterpretaÃÃo. Com este estudo foi encontrada, na obra de Monteiro Lobato, uma proposta educativa, formadora e, portanto, curricular aliando o alimento à educaÃÃo com um olhar posto na cultura. Isso acontece pois os alimentos presentes nos livros ressaltam aspectos ideolÃgicos que priorizam a brasilidade e o ideal de identidade nacional do autor e, portanto, constituem um exemplo de currÃculo cultural.La investigaciÃn tiene como objeto de estudio la cultura alimenticia contenida en las obras de Monteiro Lobato, que componen la colecciÃn SÃtio do Picapau Amarelo, en particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) y O Minotauro (1939). El objetivo general es investigar de quà modo los alimentos presentes en la obra del autor contribuyen a una discusiÃn educativa, especÃficamente en relaciÃn al currÃculo cultural constante en sus libros. Tiene por objetivos especÃficos: contextualizar el momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaciones de su literatura con la discusiÃn sobre alimentaciÃn presente en el Brasil de la Ãpoca e identificar cÃmo las relaciones simbÃlicas sobre el alimento son construidas en la obra de ese autor, relacionÃndolas a los diÃlogos acerca de la alimentaciÃn en sus dimensiones pedagÃgica y polÃtica. Este trabajo se fundamenta en un enfoque socio-histÃrico, teniendo como referencia los conceptos de base y autores pautados en las siguientes categorÃas: memoria colectiva Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); el currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003, 2000) y distinciÃn - Bourdieu (2008). La investigaciÃn de naturaleza cualitativa es bibliogrÃfica y analÃtico-descriptiva; como metodologia, el empleo de la HermenÃutica de Profundidad, anclada en los presupuestos de Thompson (1998), que divide el anÃlisis en tres etapas: la social-histÃrica; la formal o discursiva y la interpretaciÃn / reinterpretaciÃn. Con este estudio se encontrÃ, en la obra de Monteiro Lobato, una propuesta educativa, formadora y, por lo tanto, curricular aliando el alimento a la educaciÃn con una mirada puesta en la cultura. Esto sucede pues los alimentos presentes en los libros resaltan aspectos ideolÃgicos que priorizan la brasilidad y el ideal de identidad nacional del autor y por lo tanto constituyen un ejemplo de currÃculo cultural.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20451application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
title Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
spellingShingle Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
Cintya Kelly Barroso Oliveira
CurrÃculo
AlimentaÃÃo
Monteiro Lobato
CurrÃculo
AlimentaciÃn
Monteiro Lobato
EDUCACAO
title_short Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
title_full Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
title_fullStr Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
title_full_unstemmed Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
title_sort Literatura, currÃculo e sabores: dimensÃes pedagÃgicas no SÃtio do Picapau Amarelo
author Cintya Kelly Barroso Oliveira
author_facet Cintya Kelly Barroso Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77351738300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1276859777540978
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintya Kelly Barroso Oliveira
contributor_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv CurrÃculo
AlimentaÃÃo
Monteiro Lobato
topic CurrÃculo
AlimentaÃÃo
Monteiro Lobato
CurrÃculo
AlimentaciÃn
Monteiro Lobato
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv CurrÃculo
AlimentaciÃn
Monteiro Lobato
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa tem como objeto de estudo a cultura alimentar contida em obras de Monteiro Lobato, que compÃem a coleÃÃo SÃtio do Picapau Amarelo, em particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) e O Minotauro (1939). O objetivo geral à investigar de que modo os alimentos presentes na obra do autor contribuem para uma discussÃo educativa, especificamente em relaÃÃo ao currÃculo cultural constante em seus livros. Tem por objetivos especÃficos: contextualizar o momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaÃÃes de sua literatura com a discussÃo sobre alimentaÃÃo presente no Brasil da Ãpoca e identificar como as relaÃÃes simbÃlicas sobre o alimento sÃo construÃdas na obra desse autor, relacionando-as aos diÃlogos acerca da alimentaÃÃo em suas dimensÃes pedagÃgica e polÃtica. Este trabalho se fundamenta numa abordagem sÃcio-histÃrica, tendo como referÃncia os conceitos de base e autores pautados nas seguintes categorias: memÃria coletiva - Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003; 2000) e distinÃÃo - Bourdieu (2008). A pesquisa de natureza qualitativa foi bibliogrÃfica e analÃtico-descritiva; como metodologia, o emprego da HermenÃutica de Profundidade, ancorada nos pressupostos de Thompson (1998), que divide a anÃlise em trÃs etapas: a social-histÃrica; a formal ou discursiva e a interpretaÃÃo/reinterpretaÃÃo. Com este estudo foi encontrada, na obra de Monteiro Lobato, uma proposta educativa, formadora e, portanto, curricular aliando o alimento à educaÃÃo com um olhar posto na cultura. Isso acontece pois os alimentos presentes nos livros ressaltam aspectos ideolÃgicos que priorizam a brasilidade e o ideal de identidade nacional do autor e, portanto, constituem um exemplo de currÃculo cultural.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv La investigaciÃn tiene como objeto de estudio la cultura alimenticia contenida en las obras de Monteiro Lobato, que componen la colecciÃn SÃtio do Picapau Amarelo, en particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) y O Minotauro (1939). El objetivo general es investigar de quà modo los alimentos presentes en la obra del autor contribuyen a una discusiÃn educativa, especÃficamente en relaciÃn al currÃculo cultural constante en sus libros. Tiene por objetivos especÃficos: contextualizar el momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaciones de su literatura con la discusiÃn sobre alimentaciÃn presente en el Brasil de la Ãpoca e identificar cÃmo las relaciones simbÃlicas sobre el alimento son construidas en la obra de ese autor, relacionÃndolas a los diÃlogos acerca de la alimentaciÃn en sus dimensiones pedagÃgica y polÃtica. Este trabajo se fundamenta en un enfoque socio-histÃrico, teniendo como referencia los conceptos de base y autores pautados en las siguientes categorÃas: memoria colectiva Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); el currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003, 2000) y distinciÃn - Bourdieu (2008). La investigaciÃn de naturaleza cualitativa es bibliogrÃfica y analÃtico-descriptiva; como metodologia, el empleo de la HermenÃutica de Profundidad, anclada en los presupuestos de Thompson (1998), que divide el anÃlisis en tres etapas: la social-histÃrica; la formal o discursiva y la interpretaciÃn / reinterpretaciÃn. Con este estudio se encontrÃ, en la obra de Monteiro Lobato, una propuesta educativa, formadora y, por lo tanto, curricular aliando el alimento a la educaciÃn con una mirada puesta en la cultura. Esto sucede pues los alimentos presentes en los libros resaltan aspectos ideolÃgicos que priorizan la brasilidad y el ideal de identidad nacional del autor y por lo tanto constituyen un ejemplo de currÃculo cultural.
description A pesquisa tem como objeto de estudo a cultura alimentar contida em obras de Monteiro Lobato, que compÃem a coleÃÃo SÃtio do Picapau Amarelo, em particular: ReinaÃÃes de Narizinho (1931), Geografia de Dona Benta (1935), MemÃrias da EmÃlia (1936), O Picapau Amarelo (1939) e O Minotauro (1939). O objetivo geral à investigar de que modo os alimentos presentes na obra do autor contribuem para uma discussÃo educativa, especificamente em relaÃÃo ao currÃculo cultural constante em seus livros. Tem por objetivos especÃficos: contextualizar o momento histÃrico vivido por Monteiro Lobato, verificando relaÃÃes de sua literatura com a discussÃo sobre alimentaÃÃo presente no Brasil da Ãpoca e identificar como as relaÃÃes simbÃlicas sobre o alimento sÃo construÃdas na obra desse autor, relacionando-as aos diÃlogos acerca da alimentaÃÃo em suas dimensÃes pedagÃgica e polÃtica. Este trabalho se fundamenta numa abordagem sÃcio-histÃrica, tendo como referÃncia os conceitos de base e autores pautados nas seguintes categorias: memÃria coletiva - Le Goff (1990); comida como cultura - Montanari (2004), Cascudo (1983), Maciel (2004, 2005), Bezerra (2001); currÃculo cultural - SacristÃn (2000); Hall (2003; 2000) e distinÃÃo - Bourdieu (2008). A pesquisa de natureza qualitativa foi bibliogrÃfica e analÃtico-descritiva; como metodologia, o emprego da HermenÃutica de Profundidade, ancorada nos pressupostos de Thompson (1998), que divide a anÃlise em trÃs etapas: a social-histÃrica; a formal ou discursiva e a interpretaÃÃo/reinterpretaÃÃo. Com este estudo foi encontrada, na obra de Monteiro Lobato, uma proposta educativa, formadora e, portanto, curricular aliando o alimento à educaÃÃo com um olhar posto na cultura. Isso acontece pois os alimentos presentes nos livros ressaltam aspectos ideolÃgicos que priorizam a brasilidade e o ideal de identidade nacional do autor e, portanto, constituem um exemplo de currÃculo cultural.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20451
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239551582208