Cultura de aprendizagem e desempenho organizacional em emissoras de TV cearenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14452 |
Resumo: | A cultura organizacional pode ser compreendida como um fenÃmeno dinÃmico, constantemente desempenhado e criado e constantemente vivenciado pela interaÃÃo entre pessoas, sendo moldado por comportamento de lideranÃa e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que o orientam e o restringe (SCHEIN, 1984), com impacto no desempenho organizacional. O propÃsito central desta pesquisa à analisar como se dà a relaÃÃo entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional em emissoras de TVs cearenses, na percepÃÃo de seus colaboradores. O estudo da cultura de aprendizagem e do desempenho nas empresas de TVs cearenses que estÃo em constante processo de mudanÃas e inovaÃÃes, justifica-se por contribuir para uma Ãrea que, ainda, à pouco explorada na literatura brasileira. A base teÃrica desse estudo sÃo os fatores de cultura de aprendizagem organizacional e o desempenho organizacional (EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAÃJO, 2001; YANG, 2003; SCHEIN, 1984, 2009; MARSICK E WATKINS, 2003; REBELO; GOMES, 2008; LIMA; ARRUDA, 2012). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada mediante survey junto Ãs emissoras TV Jangadeiro, TV Verdes Mares e TV UniÃo, localizadas na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. Foi aplicada uma versÃo simplificada do questionÃrio âDimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ-A)â desenvolvido por Yang (2003), que contempla o processo de aprendizagem em nÃveis individual, grupal e organizacional. O questionÃrio contÃm 27 questÃes fechadas, com escala tipo Likert (1 - Quase nunca a 6 - Quase sempre), aplicado em formulÃrio impresso, junto aos 95 colaboradores das emissoras pesquisadas. Para a anÃlise dos dados, foi utilizado o software SPSS versÃo 19. ApÃs analisar os resultados, pode-se inferir que, os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do desempenho financeiro foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); e, no nÃvel organizacional, Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO), Sistemas para Capturar e Compartilhar a Aprendizagem (SCCA) e EstÃmulo à LideranÃa EstratÃgica para a Aprendizagem (ELEA). Os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do ganho organizacional foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); nÃvel grupal, ColaboraÃÃo e Aprendizagem em Equipe (CAE); e, no nÃvel organizacional, DelegaÃÃo de Poder e Responsabilidade (DPR) e Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO). O coeficiente de regressÃo () referente à cultura de aprendizagem foi de 0,763. Isso implica que, ao se aumentar em uma unidade a cultura de aprendizagem, o desempenho organizacional nas emissoras de TV serà aumentado em 0,763 unidade. Vale ressaltar que a significÃncia do modelo à alta, com pode ser comprovado pelo valor da estatÃstica F (142,214). Por fim, constatou-se que a cultura de aprendizagem possui forte influÃncia no desempenho organizacional nas emissoras de TV pesquisadas, na percepÃÃo de seus colaboradores. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCultura de aprendizagem e desempenho organizacional em emissoras de TV cearensesLearning culture and organizational performance in TV stations CearÃ2013-03-20Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/0740161704624013FÃtima Regina Ney Matos09114955334http://lattes.cnpq.br/597751212721043286952447334http://lattes.cnpq.br/3050981931062151Antonia SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRaprendizagem cultura desempenho organizacionalorganizational performance learning culture ADMINISTRACAO DE EMPRESASA cultura organizacional pode ser compreendida como um fenÃmeno dinÃmico, constantemente desempenhado e criado e constantemente vivenciado pela interaÃÃo entre pessoas, sendo moldado por comportamento de lideranÃa e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que o orientam e o restringe (SCHEIN, 1984), com impacto no desempenho organizacional. O propÃsito central desta pesquisa à analisar como se dà a relaÃÃo entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional em emissoras de TVs cearenses, na percepÃÃo de seus colaboradores. O estudo da cultura de aprendizagem e do desempenho nas empresas de TVs cearenses que estÃo em constante processo de mudanÃas e inovaÃÃes, justifica-se por contribuir para uma Ãrea que, ainda, à pouco explorada na literatura brasileira. A base teÃrica desse estudo sÃo os fatores de cultura de aprendizagem organizacional e o desempenho organizacional (EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAÃJO, 2001; YANG, 2003; SCHEIN, 1984, 2009; MARSICK E WATKINS, 2003; REBELO; GOMES, 2008; LIMA; ARRUDA, 2012). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada mediante survey junto Ãs emissoras TV Jangadeiro, TV Verdes Mares e TV UniÃo, localizadas na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. Foi aplicada uma versÃo simplificada do questionÃrio âDimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ-A)â desenvolvido por Yang (2003), que contempla o processo de aprendizagem em nÃveis individual, grupal e organizacional. O questionÃrio contÃm 27 questÃes fechadas, com escala tipo Likert (1 - Quase nunca a 6 - Quase sempre), aplicado em formulÃrio impresso, junto aos 95 colaboradores das emissoras pesquisadas. Para a anÃlise dos dados, foi utilizado o software SPSS versÃo 19. ApÃs analisar os resultados, pode-se inferir que, os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do desempenho financeiro foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); e, no nÃvel organizacional, Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO), Sistemas para Capturar e Compartilhar a Aprendizagem (SCCA) e EstÃmulo à LideranÃa EstratÃgica para a Aprendizagem (ELEA). Os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do ganho organizacional foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); nÃvel grupal, ColaboraÃÃo e Aprendizagem em Equipe (CAE); e, no nÃvel organizacional, DelegaÃÃo de Poder e Responsabilidade (DPR) e Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO). O coeficiente de regressÃo () referente à cultura de aprendizagem foi de 0,763. Isso implica que, ao se aumentar em uma unidade a cultura de aprendizagem, o desempenho organizacional nas emissoras de TV serà aumentado em 0,763 unidade. Vale ressaltar que a significÃncia do modelo à alta, com pode ser comprovado pelo valor da estatÃstica F (142,214). Por fim, constatou-se que a cultura de aprendizagem possui forte influÃncia no desempenho organizacional nas emissoras de TV pesquisadas, na percepÃÃo de seus colaboradores.Organizational culture can be understood as a dynamic phenomenon constantly created and played by the interaction between people, shaped by leadership behavior and a set of structures, routines, rules and norms that guide and restrict (SCHEIN, 1984). The main purpose of this research is to analyze how is the relationship between learning culture and organizational performance on TV broadcasters of Cearà state, in the perception of its employees. The study of the culture of learning and performance of these firms, that are in constant process of changes and innovations, justified by contributing to an area that has been little explored in the Brazilian literature. The theoretical basis of this study are the factors of organizational learning culture and organizational performance (EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAÃJO, 2001; YANG, 2003; SCHEIN, 1984, 2009; MARSICK E WATKINS, 2003; REBELO; GOMES, 2008; LIMA; ARRUDA, 2012). This is a quantitative and descriptive survey conducted by TV broadcasters together to Jangadeiro, TV Verdes Mares and TV UniÃo, located in the city of Fortaleza, state of CearÃ. It was applied a simplified version of the questionnaire "Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ-A)" developed by Yang (2003), which includes the process of learning at the individual, group and organizational. The questionnaire contains 27 closed questions with Likert scale (1 - Almost never to 6 - Almost always) applied in printed form, along with 95 employees of the stations surveyed. For data analysis, we used SPSS version 19. After analyzing the results, it can be inferred that the factors of learning culture with the highest explanatory power of financial performance were: the individual level, Opportunity for Lifelong Learning (OLL) and, at the organizational level, Development of Systemic View Organization (DSVO), Systems to Capture and Share Learning (SCSL) and Incentives for Strategic Leadership for Learning (ISLL). The factors of learning culture with the highest explanatory power of organizational gain were: the individual level, Opportunity for Lifelong Learning (OLL); group level, Collaboration and Team Learning (CTL) and, at the organizational level, Empowerment and Responsibility (ER) and the Development of a Systemic Vision of the Organization (DSVO). The regression coefficient () on the learning culture was 0.763. This implies that, if a unit increase in the learning culture, organizational performance in the TV stations will be increased by 0.763 unit. It is noteworthy that the significance of the model is high, can be seen with the value of the F statistic (142.214). Finally, it was found that the learning culture has a strong influence on organizational performance in TV stations surveyed, the perception of its employees.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14452application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:41Zmail@mail.com - |
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A cultura organizacional pode ser compreendida como um fenÃmeno dinÃmico, constantemente desempenhado e criado e constantemente vivenciado pela interaÃÃo entre pessoas, sendo moldado por comportamento de lideranÃa e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que o orientam e o restringe (SCHEIN, 1984), com impacto no desempenho organizacional. O propÃsito central desta pesquisa à analisar como se dà a relaÃÃo entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional em emissoras de TVs cearenses, na percepÃÃo de seus colaboradores. O estudo da cultura de aprendizagem e do desempenho nas empresas de TVs cearenses que estÃo em constante processo de mudanÃas e inovaÃÃes, justifica-se por contribuir para uma Ãrea que, ainda, à pouco explorada na literatura brasileira. A base teÃrica desse estudo sÃo os fatores de cultura de aprendizagem organizacional e o desempenho organizacional (EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAÃJO, 2001; YANG, 2003; SCHEIN, 1984, 2009; MARSICK E WATKINS, 2003; REBELO; GOMES, 2008; LIMA; ARRUDA, 2012). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada mediante survey junto Ãs emissoras TV Jangadeiro, TV Verdes Mares e TV UniÃo, localizadas na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. Foi aplicada uma versÃo simplificada do questionÃrio âDimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ-A)â desenvolvido por Yang (2003), que contempla o processo de aprendizagem em nÃveis individual, grupal e organizacional. O questionÃrio contÃm 27 questÃes fechadas, com escala tipo Likert (1 - Quase nunca a 6 - Quase sempre), aplicado em formulÃrio impresso, junto aos 95 colaboradores das emissoras pesquisadas. Para a anÃlise dos dados, foi utilizado o software SPSS versÃo 19. ApÃs analisar os resultados, pode-se inferir que, os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do desempenho financeiro foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); e, no nÃvel organizacional, Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO), Sistemas para Capturar e Compartilhar a Aprendizagem (SCCA) e EstÃmulo à LideranÃa EstratÃgica para a Aprendizagem (ELEA). Os fatores de cultura de aprendizagem que apresentaram maior capacidade explicativa do ganho organizacional foram: no nÃvel individual, Oportunidade para a Aprendizagem ContÃnua (OAC); nÃvel grupal, ColaboraÃÃo e Aprendizagem em Equipe (CAE); e, no nÃvel organizacional, DelegaÃÃo de Poder e Responsabilidade (DPR) e Desenvolvimento da VisÃo SistÃmica da OrganizaÃÃo (DVSO). O coeficiente de regressÃo () referente à cultura de aprendizagem foi de 0,763. Isso implica que, ao se aumentar em uma unidade a cultura de aprendizagem, o desempenho organizacional nas emissoras de TV serà aumentado em 0,763 unidade. Vale ressaltar que a significÃncia do modelo à alta, com pode ser comprovado pelo valor da estatÃstica F (142,214). Por fim, constatou-se que a cultura de aprendizagem possui forte influÃncia no desempenho organizacional nas emissoras de TV pesquisadas, na percepÃÃo de seus colaboradores. |
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