ResiliÃncia psicolÃgica de estudantes da Universidade Federal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20746 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResiliÃncia psicolÃgica de estudantes da Universidade Federal do CearÃ2019-01-00JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre1368162http://lattes.cnpq.br/5234277371908895 00422154393 http://lattes.cnpq.br/0442180624973668Flora Lima ChavesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRResiliÃncia UniversitÃrios SaÃde mentalAVALIACAO DA APRENDIZAGEMnÃo hÃA aproximaÃÃo das queixas de sofrimento e adoecimento psÃquico do pÃblico discente da Universidade Federal do Cearà (UFC) desperta para a necessÃria investigaÃÃo dos recursos psicolÃgicos de enfrentamento e superaÃÃo das adversidades e para a anÃlise de fatores relacionados com a resiliÃncia psicolÃgica (percepÃÃo de si mesmo, futuro planejado, competÃncia social, estilo estruturado, coesÃo familiar e recursos sociais). Nesta pesquisa, o objetivo geral foi investigar os fatores de resiliÃncia psicolÃgica de estudantes da UFC. O mÃtodo da pesquisa foi quantitativo, descritivo e estudo de campo. A populaÃÃo foi estudantes dos cursos de graduaÃÃo presenciais da UFC de Fortaleza. A amostra, definida seguindo critÃrios de acessibilidade e estatÃsticos, foi de 446 alunos, sendo 254 do Centro de CiÃncias (CC) e 192 do Instituto de Cultura e Arte (ICA). O instrumento de coleta de dados foi um questionÃrio estruturado com questÃes objetivas, com base na RSA. A anÃlise dos dados usou mÃtodos estatÃsticos clÃssicos: a anÃlise exploratÃria de dados e a inferÃncia estatÃstica. Concluiu-se que as mÃdias dos fatores de resiliÃncia tenderam ao valor 4 (quatro), indicando equilÃbrio entre os fatores de risco e de proteÃÃo. Houve diferenÃas significativas estatisticamente nos resultados das mÃdias dos seguintes fatores: âpercepÃÃo de si mesmoâ, nas variÃveis âsexoâ, âgÃneroâ, âorientaÃÃo sexualâ e âidadeâ, com superioridade dos homens, do gÃnero masculino, dos heterossexuais e dos adultos (30 a 59 anos), respectivamente; âfuturo planejadoâ, nas variÃveis âorientaÃÃo sexualâ e âidadeâ, com superioridade das pontuaÃÃes dos heterossexuais e adultos; âcompetÃncia socialâ nas variÃveis âorientaÃÃo sexualâ e âunidade acadÃmicaâ, com superioridade das mÃdias dos homossexuais e dos alunos do ICA, respectivamente; âestilo estruturadoâ, na variÃvel âorientaÃÃo sexualâ, com superioridade dos homossexuais; âcoesÃo familiarâ, na variÃvel âorientaÃÃo sexualâ, sendo as pontuaÃÃes maiores as dos heterossexuais. Houve diferenÃa significativa estatisticamente nas mÃdias finais da RSA nas variÃveis âorientaÃÃo sexualâ e âidadeâ, com superioridade das pontuaÃÃes dos heterossexuais e adultos, respectivamente. NÃo houve diferenÃas estatisticamente significativas nas variÃveis ârenda mensal familiarâ e âdesfrute de auxÃlio/benefÃcio estudantilâ. Sugerem-se estratÃgias possÃveis de fortalecimento da resiliÃncia psicolÃgica com base nos resultados observados, como a construÃÃo de um âPlano de Desenvolvimento da ResiliÃncia PsicolÃgica de estudantes da UFCâ, com a participaÃÃo de docentes, discentes e servidores tÃcnico-administrativos, tendo como eixos transversais a valorizaÃÃo da cultura do apoio mÃtuo, o reconhecimento de potencialidades e o estÃmulo da cooperaÃÃo; a instrumentalizaÃÃo dos estudantes quanto à gestÃo do prÃprio tempo; o treino de estratÃgias de coping e o incremento de atividades voltadas para o fortalecimento das habilidades sociais dos estudantes, como grupos de psicoeducaÃÃo, prÃticas esportivas e de expressÃo artÃstica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20746application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
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