AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco de Assis Camelo Parente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15465
Resumo: AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE, tem como problema: âComo aplicar, de forma participativa, um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial centrado no diÃlogo?â O objetivo geral do trabalho consiste em aplicar um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial, centrada no diÃlogo, que minimize as dificuldades dos programas existentes, detectadas junto aos atores sociais. E, como objetivos especÃficos: âAnalisar a eficÃcia do programa de desenvolvimento gerencial em estudo; identificar e analisar as fragilidades e dificuldades do programa educacional em estudo; e desenvolver processo avaliativo baseado no diÃlogo com os atores sociais envolvidosâ. O trabalho adota a estratÃgia metodolÃgica quadripolar de De Bruyne; Herman; De Schoutheete (1977), no campo da avaliaÃÃo educacional, a partir de quatro diferentes polos integrados: o epistemolÃgico, o teÃrico, o morfolÃgico e o tÃcnico. A epistemologia se fundamenta na hermenÃutica filosÃfica de Gadamer (2012a, 2012b), na avaliaÃÃo educacional e no humanismo; a base teÃrica, no humanismo de Rogers (1977a, 197b), na avaliaÃÃo educacional, em Stake (2006), Parlett e Hamilton (1982) e Saul (1988); e, na educaÃÃo gerencial, em Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) e Simon (1965). O polo morfolÃgico apresenta os modelos avaliativos da base teÃrica. No polo tÃcnico, o trabalho segue uma abordagem mista. Ele à prioritariamente qualitativo, sem desconsiderar dados quantitativos. Trata-se de um estudo de caso avaliativo de um âPrograma EstratÃgico de Desenvolvimento Gerencial â PEDGâ, do Grupo Carmehil, e os participantes recaem na coordenaÃÃo tÃcnica, nos professores e alunos do programa. Foram usados questionÃrios com perguntas abertas e fechadas, observaÃÃo participante, anÃlise documental e entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, preservando os aspectos Ãticos da pesquisa. Os alunos do PEDG demonstram uma percepÃÃo voltada para aspectos humanistas das funÃÃes gerenciais que desempenham, apesar de replicarem modelos tradicionais. Acredita-se que esteja faltando a figura do gestor/facilitador que desenvolva, em si, atributos pessoais que criam as condiÃÃes para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. O gestor/facilitador encoraja cada pessoa a buscar o diÃlogo, a fazer perguntas, a ouvir as pessoas, respeitando-as nesse processo, num relacionamento de abertura para a expressÃo dos sentimentos num clima de solidariedade humana. As empresas, hoje, precisam buscar uma experiÃncia de grupo para gerarem resultados nÃo apenas econÃmicos e sociais como tambÃm emocionais, jà que as pessoas lidam com gente e gente à emoÃÃo e precisa ser trabalhada para gerarem um clima de confianÃa mÃtua. E a aplicaÃÃo de estudo avaliativo de programa de desenvolvimento gerencial, centrado no diÃlogo, passa por um circuito processolÃgico da avaliaÃÃo educacional, com Ãnfase numa avaliaÃÃo mediata.
id UFC_1630a15cf67b9b09bd24f905e1e6d676
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10097
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CeAssessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza2015-09-29Marcos Antonio Martins Lima22881212387Tania Vicente Viana46086790310Lydia Maria Pinto Brito19024827353Georges Daniel Janja Bloc Boris 16362837304http://lattes.cnpq.br/0059246441200692 Jomaria Mata de Lima Alloufa 03203069415 http://lattes.cnpq.br/920933417209685404508840310http://lattes.cnpq.br/3716708768347751Francisco de Assis Camelo ParenteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo educacional AvaliaÃÃo institucional AvaliaÃÃo de programas educacionaisEducational Assessment Institutional Assessment Assessment of Educational ProgramsEDUCACAOAvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE, tem como problema: âComo aplicar, de forma participativa, um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial centrado no diÃlogo?â O objetivo geral do trabalho consiste em aplicar um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial, centrada no diÃlogo, que minimize as dificuldades dos programas existentes, detectadas junto aos atores sociais. E, como objetivos especÃficos: âAnalisar a eficÃcia do programa de desenvolvimento gerencial em estudo; identificar e analisar as fragilidades e dificuldades do programa educacional em estudo; e desenvolver processo avaliativo baseado no diÃlogo com os atores sociais envolvidosâ. O trabalho adota a estratÃgia metodolÃgica quadripolar de De Bruyne; Herman; De Schoutheete (1977), no campo da avaliaÃÃo educacional, a partir de quatro diferentes polos integrados: o epistemolÃgico, o teÃrico, o morfolÃgico e o tÃcnico. A epistemologia se fundamenta na hermenÃutica filosÃfica de Gadamer (2012a, 2012b), na avaliaÃÃo educacional e no humanismo; a base teÃrica, no humanismo de Rogers (1977a, 197b), na avaliaÃÃo educacional, em Stake (2006), Parlett e Hamilton (1982) e Saul (1988); e, na educaÃÃo gerencial, em Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) e Simon (1965). O polo morfolÃgico apresenta os modelos avaliativos da base teÃrica. No polo tÃcnico, o trabalho segue uma abordagem mista. Ele à prioritariamente qualitativo, sem desconsiderar dados quantitativos. Trata-se de um estudo de caso avaliativo de um âPrograma EstratÃgico de Desenvolvimento Gerencial â PEDGâ, do Grupo Carmehil, e os participantes recaem na coordenaÃÃo tÃcnica, nos professores e alunos do programa. Foram usados questionÃrios com perguntas abertas e fechadas, observaÃÃo participante, anÃlise documental e entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, preservando os aspectos Ãticos da pesquisa. Os alunos do PEDG demonstram uma percepÃÃo voltada para aspectos humanistas das funÃÃes gerenciais que desempenham, apesar de replicarem modelos tradicionais. Acredita-se que esteja faltando a figura do gestor/facilitador que desenvolva, em si, atributos pessoais que criam as condiÃÃes para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. O gestor/facilitador encoraja cada pessoa a buscar o diÃlogo, a fazer perguntas, a ouvir as pessoas, respeitando-as nesse processo, num relacionamento de abertura para a expressÃo dos sentimentos num clima de solidariedade humana. As empresas, hoje, precisam buscar uma experiÃncia de grupo para gerarem resultados nÃo apenas econÃmicos e sociais como tambÃm emocionais, jà que as pessoas lidam com gente e gente à emoÃÃo e precisa ser trabalhada para gerarem um clima de confianÃa mÃtua. E a aplicaÃÃo de estudo avaliativo de programa de desenvolvimento gerencial, centrado no diÃlogo, passa por um circuito processolÃgico da avaliaÃÃo educacional, com Ãnfase numa avaliaÃÃo mediata.Assessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza established as research problem the issue of: âHow to apply, in a participatory manner, an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue?â The overall objective of the present work consists of carrying out an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue that is able to minimize the difficulties of existing programs, detected among social actors. And, as specific objectives the study aims to: âAnalyze the effectiveness of the management development program under study; identify and analyze the weaknesses and difficulties of the educational program under study; and develop an assessment process based on the dialogue with the social actors involvedâ. The work adopts the four pillar methodological strategy of De Bruyne, Herman and De Schoutheete (1977) in the field of educational assessment, from four different integrated views: Epistemological, theoretical, morphological and technical. The epistemology is based on the philosophical hermeneutics of Gadamer (2012a, 2012b), in educational assessment and humanism. The theory is grounded on the humanism of Rogers (1977a, 197b), on the educational assessment in Stake (2006), Parlett and Hamilton (1982), and Saul (1988); and on the business education in Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) and Simon (1965). The morphological pillar features the assessment models of the theoretical basis. As for the technical pillar, the work adopts a mixed approach â primarily qualitative, without disregarding quantitative data. It is an evaluative case study of a "Strategic Program of Management Development â PEDG" of the Carmehil Group, and the participants are members of the technical coordination, teachers and students of the Program. Questionnaires with open and closed questions, participant observation, document analysis and semistructured interviews were carried out, using the recorder as to secure the ethical aspects of the research. The PEDG students showed clear awareness of humanistic aspects of their managerial roles despite reproducing traditional models. It is believed that the figure of the manager / facilitator who can himself/herself develop personal attributes that create the conditions for developing employeesâ potential is missing. The manager / facilitator encourages each person to seek dialogue, ask questions, listen to people, respect them in this process in an open relationship that fosters the expression of feelings in an atmosphere of human solidarity. Companies today need to seek a group experience that can generate not only economic and social results but emotional results as well â people deal with people and people are made of emotions and these need to be fostered so as to generate an atmosphere of mutual trust. And carrying out an evaluative study of a management development program based on dialogue involves going through the process of educational assessment with a focus on mediate evaluation.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15465application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza
title AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
spellingShingle AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
Francisco de Assis Camelo Parente
AvaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo institucional
AvaliaÃÃo de programas educacionais
Educational Assessment
Institutional Assessment
Assessment of Educational Programs
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
title_full AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
title_fullStr AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
title_sort AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-Ce
author Francisco de Assis Camelo Parente
author_facet Francisco de Assis Camelo Parente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lydia Maria Pinto Brito
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 19024827353
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Georges Daniel Janja Bloc Boris
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16362837304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0059246441200692
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jomaria Mata de Lima Alloufa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 03203069415
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9209334172096854
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04508840310
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3716708768347751
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco de Assis Camelo Parente
contributor_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
Tania Vicente Viana
Lydia Maria Pinto Brito
Georges Daniel Janja Bloc Boris
Jomaria Mata de Lima Alloufa
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo institucional
AvaliaÃÃo de programas educacionais
topic AvaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo institucional
AvaliaÃÃo de programas educacionais
Educational Assessment
Institutional Assessment
Assessment of Educational Programs
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Assessment
Institutional Assessment
Assessment of Educational Programs
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE, tem como problema: âComo aplicar, de forma participativa, um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial centrado no diÃlogo?â O objetivo geral do trabalho consiste em aplicar um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial, centrada no diÃlogo, que minimize as dificuldades dos programas existentes, detectadas junto aos atores sociais. E, como objetivos especÃficos: âAnalisar a eficÃcia do programa de desenvolvimento gerencial em estudo; identificar e analisar as fragilidades e dificuldades do programa educacional em estudo; e desenvolver processo avaliativo baseado no diÃlogo com os atores sociais envolvidosâ. O trabalho adota a estratÃgia metodolÃgica quadripolar de De Bruyne; Herman; De Schoutheete (1977), no campo da avaliaÃÃo educacional, a partir de quatro diferentes polos integrados: o epistemolÃgico, o teÃrico, o morfolÃgico e o tÃcnico. A epistemologia se fundamenta na hermenÃutica filosÃfica de Gadamer (2012a, 2012b), na avaliaÃÃo educacional e no humanismo; a base teÃrica, no humanismo de Rogers (1977a, 197b), na avaliaÃÃo educacional, em Stake (2006), Parlett e Hamilton (1982) e Saul (1988); e, na educaÃÃo gerencial, em Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) e Simon (1965). O polo morfolÃgico apresenta os modelos avaliativos da base teÃrica. No polo tÃcnico, o trabalho segue uma abordagem mista. Ele à prioritariamente qualitativo, sem desconsiderar dados quantitativos. Trata-se de um estudo de caso avaliativo de um âPrograma EstratÃgico de Desenvolvimento Gerencial â PEDGâ, do Grupo Carmehil, e os participantes recaem na coordenaÃÃo tÃcnica, nos professores e alunos do programa. Foram usados questionÃrios com perguntas abertas e fechadas, observaÃÃo participante, anÃlise documental e entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, preservando os aspectos Ãticos da pesquisa. Os alunos do PEDG demonstram uma percepÃÃo voltada para aspectos humanistas das funÃÃes gerenciais que desempenham, apesar de replicarem modelos tradicionais. Acredita-se que esteja faltando a figura do gestor/facilitador que desenvolva, em si, atributos pessoais que criam as condiÃÃes para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. O gestor/facilitador encoraja cada pessoa a buscar o diÃlogo, a fazer perguntas, a ouvir as pessoas, respeitando-as nesse processo, num relacionamento de abertura para a expressÃo dos sentimentos num clima de solidariedade humana. As empresas, hoje, precisam buscar uma experiÃncia de grupo para gerarem resultados nÃo apenas econÃmicos e sociais como tambÃm emocionais, jà que as pessoas lidam com gente e gente à emoÃÃo e precisa ser trabalhada para gerarem um clima de confianÃa mÃtua. E a aplicaÃÃo de estudo avaliativo de programa de desenvolvimento gerencial, centrado no diÃlogo, passa por um circuito processolÃgico da avaliaÃÃo educacional, com Ãnfase numa avaliaÃÃo mediata.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Assessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza established as research problem the issue of: âHow to apply, in a participatory manner, an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue?â The overall objective of the present work consists of carrying out an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue that is able to minimize the difficulties of existing programs, detected among social actors. And, as specific objectives the study aims to: âAnalyze the effectiveness of the management development program under study; identify and analyze the weaknesses and difficulties of the educational program under study; and develop an assessment process based on the dialogue with the social actors involvedâ. The work adopts the four pillar methodological strategy of De Bruyne, Herman and De Schoutheete (1977) in the field of educational assessment, from four different integrated views: Epistemological, theoretical, morphological and technical. The epistemology is based on the philosophical hermeneutics of Gadamer (2012a, 2012b), in educational assessment and humanism. The theory is grounded on the humanism of Rogers (1977a, 197b), on the educational assessment in Stake (2006), Parlett and Hamilton (1982), and Saul (1988); and on the business education in Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) and Simon (1965). The morphological pillar features the assessment models of the theoretical basis. As for the technical pillar, the work adopts a mixed approach â primarily qualitative, without disregarding quantitative data. It is an evaluative case study of a "Strategic Program of Management Development â PEDG" of the Carmehil Group, and the participants are members of the technical coordination, teachers and students of the Program. Questionnaires with open and closed questions, participant observation, document analysis and semistructured interviews were carried out, using the recorder as to secure the ethical aspects of the research. The PEDG students showed clear awareness of humanistic aspects of their managerial roles despite reproducing traditional models. It is believed that the figure of the manager / facilitator who can himself/herself develop personal attributes that create the conditions for developing employeesâ potential is missing. The manager / facilitator encourages each person to seek dialogue, ask questions, listen to people, respect them in this process in an open relationship that fosters the expression of feelings in an atmosphere of human solidarity. Companies today need to seek a group experience that can generate not only economic and social results but emotional results as well â people deal with people and people are made of emotions and these need to be fostered so as to generate an atmosphere of mutual trust. And carrying out an evaluative study of a management development program based on dialogue involves going through the process of educational assessment with a focus on mediate evaluation.
description AvaliaÃÃo de programas educacionais para gestÃo: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE, tem como problema: âComo aplicar, de forma participativa, um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial centrado no diÃlogo?â O objetivo geral do trabalho consiste em aplicar um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial, centrada no diÃlogo, que minimize as dificuldades dos programas existentes, detectadas junto aos atores sociais. E, como objetivos especÃficos: âAnalisar a eficÃcia do programa de desenvolvimento gerencial em estudo; identificar e analisar as fragilidades e dificuldades do programa educacional em estudo; e desenvolver processo avaliativo baseado no diÃlogo com os atores sociais envolvidosâ. O trabalho adota a estratÃgia metodolÃgica quadripolar de De Bruyne; Herman; De Schoutheete (1977), no campo da avaliaÃÃo educacional, a partir de quatro diferentes polos integrados: o epistemolÃgico, o teÃrico, o morfolÃgico e o tÃcnico. A epistemologia se fundamenta na hermenÃutica filosÃfica de Gadamer (2012a, 2012b), na avaliaÃÃo educacional e no humanismo; a base teÃrica, no humanismo de Rogers (1977a, 197b), na avaliaÃÃo educacional, em Stake (2006), Parlett e Hamilton (1982) e Saul (1988); e, na educaÃÃo gerencial, em Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) e Simon (1965). O polo morfolÃgico apresenta os modelos avaliativos da base teÃrica. No polo tÃcnico, o trabalho segue uma abordagem mista. Ele à prioritariamente qualitativo, sem desconsiderar dados quantitativos. Trata-se de um estudo de caso avaliativo de um âPrograma EstratÃgico de Desenvolvimento Gerencial â PEDGâ, do Grupo Carmehil, e os participantes recaem na coordenaÃÃo tÃcnica, nos professores e alunos do programa. Foram usados questionÃrios com perguntas abertas e fechadas, observaÃÃo participante, anÃlise documental e entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, preservando os aspectos Ãticos da pesquisa. Os alunos do PEDG demonstram uma percepÃÃo voltada para aspectos humanistas das funÃÃes gerenciais que desempenham, apesar de replicarem modelos tradicionais. Acredita-se que esteja faltando a figura do gestor/facilitador que desenvolva, em si, atributos pessoais que criam as condiÃÃes para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. O gestor/facilitador encoraja cada pessoa a buscar o diÃlogo, a fazer perguntas, a ouvir as pessoas, respeitando-as nesse processo, num relacionamento de abertura para a expressÃo dos sentimentos num clima de solidariedade humana. As empresas, hoje, precisam buscar uma experiÃncia de grupo para gerarem resultados nÃo apenas econÃmicos e sociais como tambÃm emocionais, jà que as pessoas lidam com gente e gente à emoÃÃo e precisa ser trabalhada para gerarem um clima de confianÃa mÃtua. E a aplicaÃÃo de estudo avaliativo de programa de desenvolvimento gerencial, centrado no diÃlogo, passa por um circuito processolÃgico da avaliaÃÃo educacional, com Ãnfase numa avaliaÃÃo mediata.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15465
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295211341742080