AvaliaÃÃo de Ambiente Virtual de Aprendizagem na modalidade semipresencial no ensino de graduaÃÃo em Odontologia da UFC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10944 |
Resumo: | O uso de ambientes virtuais de aprendizagem propÃe uma adequaÃÃo das metodologias de ensino e tem se tornado cada vez mais comum no Brasil nos Ãltimos anos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR no ensino de graduaÃÃo em Odontologia da UFC na percepÃÃo dos alunos. Fizeram parte do estudo 94 alunos egressos das disciplinas de Metodologia CientÃfica aplicada à Odontologia I (1 semestre), SaÃde Coletiva II (6 semestre), Odontologia Legal (7 semestre), ofertadas no perÃodo de 2012.1. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionÃrio semiestruturado, dividido em blocos temÃticos e aplicado por um Ãnico pesquisador, cujas informaÃÃes foram organizadas em um banco de dados no Epi Info e analisadas no programa estatÃstico Stata 11. A pesquisa foi aprovada pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC pelo protocolo N 44/12. Constatou-se que 42,4% dos alunos jà haviam realizado outros cursos na modalidade presencial, enquanto que apenas 2,1% afirmaram ter realizado cursos na modalidade semipresencial. Aproximadamente 98% dos entrevistados relataram que foi na graduaÃÃo em Odontologia sua primeira experiÃncia com disciplinas semipresenciais, especificamente com a utilizaÃÃo do SOLAR e 89,3% dos alunos afirmaram que o SOLAR favoreceu o processo de ensino-aprendizagem. à possÃvel afirmar, tambÃm, que 98,9% dos estudantes analisados possuem computador para realizar as atividades das disciplinas nesta modalidade, entretanto, aproximadamente 64% afirmaram que esse computador nÃo à de uso individual. O fÃrum foi considerado a ferramenta de interaÃÃo mais utilizada pelos alunos nas disciplinas semipresenciais e as ferramentas digitais que mais contribuÃram no processo de aprendizagem foram os textos de apoio com 41,5%, seguido do fÃrum de discussÃo com 31,9% e o portfÃlio com 19,1%. O uso do SOLAR na graduaÃÃo, em disciplinas semipresenciais, trouxe benefÃcios ao processo de ensino-aprendizagem, pois facilitou a construÃÃo do conhecimento atravÃs das ferramentas de interaÃÃo e comunicaÃÃo, contribuindo no desenvolvimento da autonomia do aluno. |
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O objetivo desta pesquisa foi avaliar o Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR no ensino de graduaÃÃo em Odontologia da UFC na percepÃÃo dos alunos. Fizeram parte do estudo 94 alunos egressos das disciplinas de Metodologia CientÃfica aplicada à Odontologia I (1 semestre), SaÃde Coletiva II (6 semestre), Odontologia Legal (7 semestre), ofertadas no perÃodo de 2012.1. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionÃrio semiestruturado, dividido em blocos temÃticos e aplicado por um Ãnico pesquisador, cujas informaÃÃes foram organizadas em um banco de dados no Epi Info e analisadas no programa estatÃstico Stata 11. A pesquisa foi aprovada pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC pelo protocolo N 44/12. Constatou-se que 42,4% dos alunos jà haviam realizado outros cursos na modalidade presencial, enquanto que apenas 2,1% afirmaram ter realizado cursos na modalidade semipresencial. Aproximadamente 98% dos entrevistados relataram que foi na graduaÃÃo em Odontologia sua primeira experiÃncia com disciplinas semipresenciais, especificamente com a utilizaÃÃo do SOLAR e 89,3% dos alunos afirmaram que o SOLAR favoreceu o processo de ensino-aprendizagem. à possÃvel afirmar, tambÃm, que 98,9% dos estudantes analisados possuem computador para realizar as atividades das disciplinas nesta modalidade, entretanto, aproximadamente 64% afirmaram que esse computador nÃo à de uso individual. O fÃrum foi considerado a ferramenta de interaÃÃo mais utilizada pelos alunos nas disciplinas semipresenciais e as ferramentas digitais que mais contribuÃram no processo de aprendizagem foram os textos de apoio com 41,5%, seguido do fÃrum de discussÃo com 31,9% e o portfÃlio com 19,1%. O uso do SOLAR na graduaÃÃo, em disciplinas semipresenciais, trouxe benefÃcios ao processo de ensino-aprendizagem, pois facilitou a construÃÃo do conhecimento atravÃs das ferramentas de interaÃÃo e comunicaÃÃo, contribuindo no desenvolvimento da autonomia do aluno.The use of virtual learning environments proposes an adaptation of educational methodologies and has become increasingly common recently in Brazil. The objective of this research was to evaluate the Virtual Learning Environment SOLAR program according to the perception of the graduate students of the Dentistry course at UFC â Federal University of CearÃ. The participants were 94 students egress in the disciplines of Scientific Methodology applied to Dentistry I (1st semester), Public Health II (6th semester), Forensic Dentistry (7th semester), offered in the period 2012.1. A questionnaire was used as an instrument of data collection, whose information was organized in a database in Epi Info and analyzed using Stata 11. The study was approved by the Ethics in Research Protocol N  44/12. It was found that 42.4% of the students took courses in attendance, while only 2.1% said they had done courses in blended. Approximately 98% of respondents reported that was their first undergraduate dental experience with semipresential disciplines, specifically with the use of SOLAR and 89,3% of students stated that the SOLAR favored the teaching-learning process. Also it can be argued that 98.9% of students have studied computer to carry out the activities of the subjects in this mode, however approximately 64% stated that this computer is not for individual use. The forum was considered the interaction tool most used by students in the semi presential disciplines and digital tools that contributed most in the learning process were the handouts with 41.5%, followed by the discussion forum with 31.9% and the portfolio with 19.1%. Using the SOLAR graduation program, the semi presential disciplines brought benefits to the teaching and learning process, because as facilitated the construction of knowledge through the tools of interaction and communication, contributing in the development of learner autonomy. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10944application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:07Zmail@mail.com - |
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