AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Adriano Santos Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14923
Resumo: O Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) foi introduzido em escolas pÃblicas brasileiras, por meio de uma articulaÃÃo entre os governos federal, estaduais e municipais, capitaneada pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e com participaÃÃo de secretarias de educaÃÃo, universidades, nÃcleos de tecnologia educacional, dentre outros, e trouxe consigo a inovaÃÃo do uso individual de laptops de baixo custo por estudantes do ensino fundamental. A incorporaÃÃo de tecnologias digitais na sala de aula, intenciona alterar o status da escola pÃblica brasileira que à tradicionalmente analÃgica e tem dificuldades em atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Em sua fase pre-piloto, entÃo denominado de âProjeto UCAâ, a incorporaÃÃo dos laptops foi testada em 2007, em cinco instituiÃÃes. Em 2010, transformado em programa, por forÃa da Lei 12.249, o PROUCA foi implantado em trezentas escolas, espalhadas por todos os estados do paÃs. Nesse Ãnterim, o municÃpio de Fortaleza foi contemplado em duas unidades: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, e a Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, pertencente à rede estadual. A partir da necessidade de investigaÃÃo dos efeitos provocados pelo advento do programa, delineou-se como objetivo geral desta investigaÃÃo em avaliar os resultados do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA), no municÃpio de Fortaleza, a partir de uma abordagem baseada no modelo CIPP, proposto por Daniel Stufflebeam. Ao seu tempo, foram delineados quatro objetivos especÃficos, a saber: identificar os principais interessados, recursos materiais e humanos disponÃveis e potenciais problemas do programa nas escolas; analisar a estratÃgia proposta pelo programa, em atenÃÃo Ãs necessidades dos beneficiÃrios, a partir de referÃncia a outros programas, pesquisas e estratÃgias alternativas, bem como a sua suficiÃncia orÃamentÃria; investigar os efeitos do processo de operacionalizaÃÃo do programa nas escolas; e analisar de que modo o programa serviu aos seus beneficiÃrios, com enfoque nos resultados positivos e negativos nas escolas. O percurso metodolÃgico constituiu-se a partir de uma abordagem indutiva, com suporte quantitativo (estatÃstica descritiva e teste de hipÃteses) e qualitativo (anÃlise de conteÃdo) e seu campo de aÃÃo restringiu-se ao estudo de caso mÃltiplo nas duas instituiÃÃes de ensino citadas. A estratÃgia de coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e de campo, com utilizaÃÃo dos instrumentos de observaÃÃo direta, questionÃrio, entrevistas e anÃlise documental. A avaliaÃÃo revelou que ambas as escolas tiveram reaÃÃes diferentes diante de situaÃÃes diferentes, ambas vivenciaram situaÃÃes que atrapalharam o desenvolvimento do PROUCA, entretanto, enquanto o cenÃrio de adversidade estimulou o desenvolvimento de soluÃÃes alternativas em uma delas, e consequentemente obteve melhoria em indicadores educacionais, na outra predominou um sentimento de frustraÃÃo e abandono, que levou à reduÃÃo das atividades do programa, e consequentemente dos seus efeitos.
id UFC_17b22057c417603845bf32265c90f511
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9769
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPPProgram evaluation Um Computador Por Aluno (PROUCA) under the optical CIPP model.2015-06-26Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Tania Vicente Viana46086790310Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Eloisa Maia Vidal56143276800http://lattes.cnpq.br/4257594561432768Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/214992802192256494466157553http://lattes.cnpq.br/8032789894143264Carlos Adriano Santos GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREnsino Fundamental AvaliaÃÃo de Programas PROUCA Laptops EducacionaisElementary teaching Program evaluations PROUCA Laptops EducationalEDUCACAOO Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) foi introduzido em escolas pÃblicas brasileiras, por meio de uma articulaÃÃo entre os governos federal, estaduais e municipais, capitaneada pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e com participaÃÃo de secretarias de educaÃÃo, universidades, nÃcleos de tecnologia educacional, dentre outros, e trouxe consigo a inovaÃÃo do uso individual de laptops de baixo custo por estudantes do ensino fundamental. A incorporaÃÃo de tecnologias digitais na sala de aula, intenciona alterar o status da escola pÃblica brasileira que à tradicionalmente analÃgica e tem dificuldades em atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Em sua fase pre-piloto, entÃo denominado de âProjeto UCAâ, a incorporaÃÃo dos laptops foi testada em 2007, em cinco instituiÃÃes. Em 2010, transformado em programa, por forÃa da Lei 12.249, o PROUCA foi implantado em trezentas escolas, espalhadas por todos os estados do paÃs. Nesse Ãnterim, o municÃpio de Fortaleza foi contemplado em duas unidades: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, e a Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, pertencente à rede estadual. A partir da necessidade de investigaÃÃo dos efeitos provocados pelo advento do programa, delineou-se como objetivo geral desta investigaÃÃo em avaliar os resultados do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA), no municÃpio de Fortaleza, a partir de uma abordagem baseada no modelo CIPP, proposto por Daniel Stufflebeam. Ao seu tempo, foram delineados quatro objetivos especÃficos, a saber: identificar os principais interessados, recursos materiais e humanos disponÃveis e potenciais problemas do programa nas escolas; analisar a estratÃgia proposta pelo programa, em atenÃÃo Ãs necessidades dos beneficiÃrios, a partir de referÃncia a outros programas, pesquisas e estratÃgias alternativas, bem como a sua suficiÃncia orÃamentÃria; investigar os efeitos do processo de operacionalizaÃÃo do programa nas escolas; e analisar de que modo o programa serviu aos seus beneficiÃrios, com enfoque nos resultados positivos e negativos nas escolas. O percurso metodolÃgico constituiu-se a partir de uma abordagem indutiva, com suporte quantitativo (estatÃstica descritiva e teste de hipÃteses) e qualitativo (anÃlise de conteÃdo) e seu campo de aÃÃo restringiu-se ao estudo de caso mÃltiplo nas duas instituiÃÃes de ensino citadas. A estratÃgia de coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e de campo, com utilizaÃÃo dos instrumentos de observaÃÃo direta, questionÃrio, entrevistas e anÃlise documental. A avaliaÃÃo revelou que ambas as escolas tiveram reaÃÃes diferentes diante de situaÃÃes diferentes, ambas vivenciaram situaÃÃes que atrapalharam o desenvolvimento do PROUCA, entretanto, enquanto o cenÃrio de adversidade estimulou o desenvolvimento de soluÃÃes alternativas em uma delas, e consequentemente obteve melhoria em indicadores educacionais, na outra predominou um sentimento de frustraÃÃo e abandono, que levou à reduÃÃo das atividades do programa, e consequentemente dos seus efeitos.The program A Computer for each Student / Um Computador por Aluno (PROUCA), was introduced in brazilian public schools, as an articulation means between the federal, state, and municipal governments, sustained by the Education Ministry, and with the participation of the education secretaries, universities, educational technology core, among others, and brought with itself the innovation of the individual use of low cost laptops by elementary school students. The incorporation of digital technology inside classes intends to alter the brazilian public schools status, which is traditionally analog and has difficulties in attending the needs of a much more digital society. In the pre-pilot fase, called âProjeto UCAâ, the incorporation of laptops was tested in 2007, in five institutions. In 2010, transformed in a program, by the Law 12.249, the PROUCA was inserted in three hundred schools, spread all over the country. At that time, the city of Fortaleza was contemplated with two units, which are: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, and the Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, that belongs to the state schools network. From the necessity of investigating the effects made by the program, it was established that the main goal of this investigation was to evaluate the results of the program Um Computador por Aluno (PROUCA), at the city of Fortaleza, and in an approach based on the CIPP model, proposed by Daniel Stufflebeam. By that time, it was planned some specific goals, such as: identify the main interested people; material and human resources availables and potential problems of the schools programs; analyse the strategy proposed by the program, paying attention to the beneficiaries needs, from others programs references, searches and possible alternatives strategies, such as its budget sufficiency; investigate the effects of the operationalizing process of the schools program; and analysing in which way the program fitted the beneficiaries, focused on the positives and negatives results at the schools. The methodological route was constituted by an inductive approach, with quantitative (descriptive statistics and hypotheses tests) and qualitative (content analysis) and the action field restrained to the study of the multiple case in two teaching institutions quoted. The strategy of data collection was chosen by documental and field researches, using instruments of the direct observation, questionnaires, interviews and documental analysis. The evaluation revealed that both schools had different reactions faced to distant situations, both lived situations that disrupted the PROUCA development, however, while the adversity scenario stimulated the development of alternative solutions in one of them, and consequentially obtained improvements in educational indicators, in the other prevailed a feeling of frustration and abandonment, which lead to reduction of the program activities, and consequentially, its effects.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14923application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Program evaluation Um Computador Por Aluno (PROUCA) under the optical CIPP model.
title AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
spellingShingle AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
Carlos Adriano Santos Gomes
Ensino Fundamental
AvaliaÃÃo de Programas
PROUCA
Laptops Educacionais
Elementary teaching
Program evaluations
PROUCA
Laptops
Educational
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
title_full AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
title_fullStr AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
title_sort AvaliaÃÃo do Programa Um computador por Aluno (PROUCA) sob a Ãtica do modelo CIPP
author Carlos Adriano Santos Gomes
author_facet Carlos Adriano Santos Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eloisa Maia Vidal
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 56143276800
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4257594561432768
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alberto Sampaio Lima
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 25885626391
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2149928021922564
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 94466157553
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8032789894143264
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Adriano Santos Gomes
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Tania Vicente Viana
Isaias Batista de Lima
Eloisa Maia Vidal
Alberto Sampaio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
AvaliaÃÃo de Programas
PROUCA
Laptops Educacionais
topic Ensino Fundamental
AvaliaÃÃo de Programas
PROUCA
Laptops Educacionais
Elementary teaching
Program evaluations
PROUCA
Laptops
Educational
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary teaching
Program evaluations
PROUCA
Laptops
Educational
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) foi introduzido em escolas pÃblicas brasileiras, por meio de uma articulaÃÃo entre os governos federal, estaduais e municipais, capitaneada pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e com participaÃÃo de secretarias de educaÃÃo, universidades, nÃcleos de tecnologia educacional, dentre outros, e trouxe consigo a inovaÃÃo do uso individual de laptops de baixo custo por estudantes do ensino fundamental. A incorporaÃÃo de tecnologias digitais na sala de aula, intenciona alterar o status da escola pÃblica brasileira que à tradicionalmente analÃgica e tem dificuldades em atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Em sua fase pre-piloto, entÃo denominado de âProjeto UCAâ, a incorporaÃÃo dos laptops foi testada em 2007, em cinco instituiÃÃes. Em 2010, transformado em programa, por forÃa da Lei 12.249, o PROUCA foi implantado em trezentas escolas, espalhadas por todos os estados do paÃs. Nesse Ãnterim, o municÃpio de Fortaleza foi contemplado em duas unidades: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, e a Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, pertencente à rede estadual. A partir da necessidade de investigaÃÃo dos efeitos provocados pelo advento do programa, delineou-se como objetivo geral desta investigaÃÃo em avaliar os resultados do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA), no municÃpio de Fortaleza, a partir de uma abordagem baseada no modelo CIPP, proposto por Daniel Stufflebeam. Ao seu tempo, foram delineados quatro objetivos especÃficos, a saber: identificar os principais interessados, recursos materiais e humanos disponÃveis e potenciais problemas do programa nas escolas; analisar a estratÃgia proposta pelo programa, em atenÃÃo Ãs necessidades dos beneficiÃrios, a partir de referÃncia a outros programas, pesquisas e estratÃgias alternativas, bem como a sua suficiÃncia orÃamentÃria; investigar os efeitos do processo de operacionalizaÃÃo do programa nas escolas; e analisar de que modo o programa serviu aos seus beneficiÃrios, com enfoque nos resultados positivos e negativos nas escolas. O percurso metodolÃgico constituiu-se a partir de uma abordagem indutiva, com suporte quantitativo (estatÃstica descritiva e teste de hipÃteses) e qualitativo (anÃlise de conteÃdo) e seu campo de aÃÃo restringiu-se ao estudo de caso mÃltiplo nas duas instituiÃÃes de ensino citadas. A estratÃgia de coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e de campo, com utilizaÃÃo dos instrumentos de observaÃÃo direta, questionÃrio, entrevistas e anÃlise documental. A avaliaÃÃo revelou que ambas as escolas tiveram reaÃÃes diferentes diante de situaÃÃes diferentes, ambas vivenciaram situaÃÃes que atrapalharam o desenvolvimento do PROUCA, entretanto, enquanto o cenÃrio de adversidade estimulou o desenvolvimento de soluÃÃes alternativas em uma delas, e consequentemente obteve melhoria em indicadores educacionais, na outra predominou um sentimento de frustraÃÃo e abandono, que levou à reduÃÃo das atividades do programa, e consequentemente dos seus efeitos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The program A Computer for each Student / Um Computador por Aluno (PROUCA), was introduced in brazilian public schools, as an articulation means between the federal, state, and municipal governments, sustained by the Education Ministry, and with the participation of the education secretaries, universities, educational technology core, among others, and brought with itself the innovation of the individual use of low cost laptops by elementary school students. The incorporation of digital technology inside classes intends to alter the brazilian public schools status, which is traditionally analog and has difficulties in attending the needs of a much more digital society. In the pre-pilot fase, called âProjeto UCAâ, the incorporation of laptops was tested in 2007, in five institutions. In 2010, transformed in a program, by the Law 12.249, the PROUCA was inserted in three hundred schools, spread all over the country. At that time, the city of Fortaleza was contemplated with two units, which are: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, and the Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, that belongs to the state schools network. From the necessity of investigating the effects made by the program, it was established that the main goal of this investigation was to evaluate the results of the program Um Computador por Aluno (PROUCA), at the city of Fortaleza, and in an approach based on the CIPP model, proposed by Daniel Stufflebeam. By that time, it was planned some specific goals, such as: identify the main interested people; material and human resources availables and potential problems of the schools programs; analyse the strategy proposed by the program, paying attention to the beneficiaries needs, from others programs references, searches and possible alternatives strategies, such as its budget sufficiency; investigate the effects of the operationalizing process of the schools program; and analysing in which way the program fitted the beneficiaries, focused on the positives and negatives results at the schools. The methodological route was constituted by an inductive approach, with quantitative (descriptive statistics and hypotheses tests) and qualitative (content analysis) and the action field restrained to the study of the multiple case in two teaching institutions quoted. The strategy of data collection was chosen by documental and field researches, using instruments of the direct observation, questionnaires, interviews and documental analysis. The evaluation revealed that both schools had different reactions faced to distant situations, both lived situations that disrupted the PROUCA development, however, while the adversity scenario stimulated the development of alternative solutions in one of them, and consequentially obtained improvements in educational indicators, in the other prevailed a feeling of frustration and abandonment, which lead to reduction of the program activities, and consequentially, its effects.
description O Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) foi introduzido em escolas pÃblicas brasileiras, por meio de uma articulaÃÃo entre os governos federal, estaduais e municipais, capitaneada pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e com participaÃÃo de secretarias de educaÃÃo, universidades, nÃcleos de tecnologia educacional, dentre outros, e trouxe consigo a inovaÃÃo do uso individual de laptops de baixo custo por estudantes do ensino fundamental. A incorporaÃÃo de tecnologias digitais na sala de aula, intenciona alterar o status da escola pÃblica brasileira que à tradicionalmente analÃgica e tem dificuldades em atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Em sua fase pre-piloto, entÃo denominado de âProjeto UCAâ, a incorporaÃÃo dos laptops foi testada em 2007, em cinco instituiÃÃes. Em 2010, transformado em programa, por forÃa da Lei 12.249, o PROUCA foi implantado em trezentas escolas, espalhadas por todos os estados do paÃs. Nesse Ãnterim, o municÃpio de Fortaleza foi contemplado em duas unidades: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, e a Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Estado do ParanÃ, pertencente à rede estadual. A partir da necessidade de investigaÃÃo dos efeitos provocados pelo advento do programa, delineou-se como objetivo geral desta investigaÃÃo em avaliar os resultados do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA), no municÃpio de Fortaleza, a partir de uma abordagem baseada no modelo CIPP, proposto por Daniel Stufflebeam. Ao seu tempo, foram delineados quatro objetivos especÃficos, a saber: identificar os principais interessados, recursos materiais e humanos disponÃveis e potenciais problemas do programa nas escolas; analisar a estratÃgia proposta pelo programa, em atenÃÃo Ãs necessidades dos beneficiÃrios, a partir de referÃncia a outros programas, pesquisas e estratÃgias alternativas, bem como a sua suficiÃncia orÃamentÃria; investigar os efeitos do processo de operacionalizaÃÃo do programa nas escolas; e analisar de que modo o programa serviu aos seus beneficiÃrios, com enfoque nos resultados positivos e negativos nas escolas. O percurso metodolÃgico constituiu-se a partir de uma abordagem indutiva, com suporte quantitativo (estatÃstica descritiva e teste de hipÃteses) e qualitativo (anÃlise de conteÃdo) e seu campo de aÃÃo restringiu-se ao estudo de caso mÃltiplo nas duas instituiÃÃes de ensino citadas. A estratÃgia de coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e de campo, com utilizaÃÃo dos instrumentos de observaÃÃo direta, questionÃrio, entrevistas e anÃlise documental. A avaliaÃÃo revelou que ambas as escolas tiveram reaÃÃes diferentes diante de situaÃÃes diferentes, ambas vivenciaram situaÃÃes que atrapalharam o desenvolvimento do PROUCA, entretanto, enquanto o cenÃrio de adversidade estimulou o desenvolvimento de soluÃÃes alternativas em uma delas, e consequentemente obteve melhoria em indicadores educacionais, na outra predominou um sentimento de frustraÃÃo e abandono, que levou à reduÃÃo das atividades do programa, e consequentemente dos seus efeitos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14923
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295207577354240