AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo. |
id |
UFC_18dd1ed10f79a88789bcf6169bfc8d95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9705 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearensesAssessment of socioeconomic and behavioral factors on student outcomes in the competition Brazil 2011 in Ceara municipalities2014-02-12Francisco Josà Silva Tabosa00000000056http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4736635E8Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822Andrei Gomes Simonassi00000060068http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 43017991334Pedro Fernando Damasceno RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRProva Brasil EducaÃÃo Modelo LogitBrazil Support Education Logit ModelCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5 e 9 ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9 ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo.This study aims to identify the socioeconomic and behavioral factors that most influenced the students on their results of the âProva Brasil 2011â. Therefore, we use four econometric models of the logit type to measure the chance of these students to achieve a cutoff in Portuguese-speaking subjects and mathematics on the 5th and 9th grade of elementary school. The results show the importance of the variables related to families on student outcomes. Simple measures such as encouraging children to study had more importance in estimates that variables related to goods of possessions. Students who reported that teachers give and correct tasks, as well as those who do regularly homework are more likely to achieve the desired results, reaching 16 percentage points more chance for math in grade 9. Having no previous failure increases the likelihood significantly in both series and disciplines which indicates the importance of a more personalized support for children with learning difficulties in the first years of school life. Finally, we highlight the great heterogeneity of results among municipalities. Even with similar GDP some municipalities have very distant middle notes indicating the importance of public policies in education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:52Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assessment of socioeconomic and behavioral factors on student outcomes in the competition Brazil 2011 in Ceara municipalities |
title |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses Pedro Fernando Damasceno Rocha Prova Brasil EducaÃÃo Modelo Logit Brazil Support Education Logit Model CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
title_full |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
title_sort |
AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses |
author |
Pedro Fernando Damasceno Rocha |
author_facet |
Pedro Fernando Damasceno Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Josà Silva Tabosa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00000000056 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4736635E8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ricardo Brito Soares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00000000003 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2439089390333822 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andrei Gomes Simonassi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00000060068 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
43017991334 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Fernando Damasceno Rocha |
contributor_str_mv |
Francisco Josà Silva Tabosa Ricardo Brito Soares Andrei Gomes Simonassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova Brasil EducaÃÃo Modelo Logit |
topic |
Prova Brasil EducaÃÃo Modelo Logit Brazil Support Education Logit Model CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brazil Support Education Logit Model |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aims to identify the socioeconomic and behavioral factors that most influenced the students on their results of the âProva Brasil 2011â. Therefore, we use four econometric models of the logit type to measure the chance of these students to achieve a cutoff in Portuguese-speaking subjects and mathematics on the 5th and 9th grade of elementary school. The results show the importance of the variables related to families on student outcomes. Simple measures such as encouraging children to study had more importance in estimates that variables related to goods of possessions. Students who reported that teachers give and correct tasks, as well as those who do regularly homework are more likely to achieve the desired results, reaching 16 percentage points more chance for math in grade 9. Having no previous failure increases the likelihood significantly in both series and disciplines which indicates the importance of a more personalized support for children with learning difficulties in the first years of school life. Finally, we highlight the great heterogeneity of results among municipalities. Even with similar GDP some municipalities have very distant middle notes indicating the importance of public policies in education. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295206326403072 |