AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Fernando Damasceno Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo.
id UFC_18dd1ed10f79a88789bcf6169bfc8d95
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9705
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearensesAssessment of socioeconomic and behavioral factors on student outcomes in the competition Brazil 2011 in Ceara municipalities2014-02-12Francisco Josà Silva Tabosa00000000056http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4736635E8Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822Andrei Gomes Simonassi00000060068http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 43017991334Pedro Fernando Damasceno RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRProva Brasil EducaÃÃo Modelo LogitBrazil Support Education Logit ModelCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5 e 9 ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9 ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo.This study aims to identify the socioeconomic and behavioral factors that most influenced the students on their results of the âProva Brasil 2011â. Therefore, we use four econometric models of the logit type to measure the chance of these students to achieve a cutoff in Portuguese-speaking subjects and mathematics on the 5th and 9th grade of elementary school. The results show the importance of the variables related to families on student outcomes. Simple measures such as encouraging children to study had more importance in estimates that variables related to goods of possessions. Students who reported that teachers give and correct tasks, as well as those who do regularly homework are more likely to achieve the desired results, reaching 16 percentage points more chance for math in grade 9. Having no previous failure increases the likelihood significantly in both series and disciplines which indicates the importance of a more personalized support for children with learning difficulties in the first years of school life. Finally, we highlight the great heterogeneity of results among municipalities. Even with similar GDP some municipalities have very distant middle notes indicating the importance of public policies in education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of socioeconomic and behavioral factors on student outcomes in the competition Brazil 2011 in Ceara municipalities
title AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
spellingShingle AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
Pedro Fernando Damasceno Rocha
Prova Brasil
EducaÃÃo
Modelo Logit
Brazil Support
Education
Logit Model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
title_full AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
title_fullStr AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
title_sort AvaliaÃÃo de fatores socioeconÃmicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municÃpios cearenses
author Pedro Fernando Damasceno Rocha
author_facet Pedro Fernando Damasceno Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Josà Silva Tabosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000000056
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4736635E8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Brito Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000003
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrei Gomes Simonassi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000060068
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8542940399953204
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43017991334
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Fernando Damasceno Rocha
contributor_str_mv Francisco Josà Silva Tabosa
Ricardo Brito Soares
Andrei Gomes Simonassi
dc.subject.por.fl_str_mv Prova Brasil
EducaÃÃo
Modelo Logit
topic Prova Brasil
EducaÃÃo
Modelo Logit
Brazil Support
Education
Logit Model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazil Support
Education
Logit Model
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims to identify the socioeconomic and behavioral factors that most influenced the students on their results of the âProva Brasil 2011â. Therefore, we use four econometric models of the logit type to measure the chance of these students to achieve a cutoff in Portuguese-speaking subjects and mathematics on the 5th and 9th grade of elementary school. The results show the importance of the variables related to families on student outcomes. Simple measures such as encouraging children to study had more importance in estimates that variables related to goods of possessions. Students who reported that teachers give and correct tasks, as well as those who do regularly homework are more likely to achieve the desired results, reaching 16 percentage points more chance for math in grade 9. Having no previous failure increases the likelihood significantly in both series and disciplines which indicates the importance of a more personalized support for children with learning difficulties in the first years of school life. Finally, we highlight the great heterogeneity of results among municipalities. Even with similar GDP some municipalities have very distant middle notes indicating the importance of public policies in education.
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconÃmicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos economÃtricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de lÃngua portuguesa e matemÃtica no 5Â e 9Â ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importÃncia das variÃveis relacionadas Ãs famÃlias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importÃncia nas estimativas que variÃveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular tÃm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemÃtica no 9Â ano. NÃo ter reprovaÃÃo anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as sÃries e disciplinas o que indica a importÃncia de um acompanhamento mais individualizado para as crianÃas com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municÃpios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municÃpios tÃm notas mÃdias muito distantes indicando a importÃncia de polÃticas pÃblicas na Ãrea de educaÃÃo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206326403072