Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sammia Castro Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18452
Resumo: Este trabalho pretendeu registrar prÃticas educativas da capoeira cearense a partir do inÃcio do sÃculo XXI, perÃodo em que a capoeira obteve maior prestÃgio polÃtico no Brasil e no mundo em virtude das polÃticas patrimonialistas vigentes. A imersÃo nos saberes e modos de ensinar a capoeira foi realizada atravÃs de uma anÃlise sobre as prÃticas educativas do Centro Cultural Ãgua de Beber - CECAB, ou seja, um Estudo de Caso. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa intensiva em documentos e relatos orais, cuja relevÃncia consistiu em responder ao seguinte questionamento: Do que à constituÃdo o Campo de Saberes da Capoeira na atualidade? O processo de coleta de dados se desenvolveu a partir do registro histÃrico de aspectos dos principais projetos empreendidos pelo grupo que, alÃm da prÃtica ritualÃstica da Capoeira, tambÃm promove cursos de qualificaÃÃo, eventos e espetÃculos, em uma perspectiva de pesquisar a diversidade cultural de um modo geral e da Capoeira. Entre os resultados obtidos, destacamos que o Campo de Saberes da Capoeira assume relaÃÃes com campos cientÃficos tradicionais da educaÃÃo formal e com os saberes populares tradicionais. Contudo, nÃo se refere a um campo eminentemente disciplinar com estruturas rÃgidas e imutÃveis, mas sim um campo livre de atuaÃÃo de educadores carismÃticos e com perfil de lideranÃa. à um campo em que alguns saberes sÃo postos em evidÃncia de acordo com os interesses coletivos de determinado perÃodo e pela motivaÃÃo oriunda das prÃticas corporais, oferecendo subsÃdios para propostas de ensino ativo e crÃtico. Portanto, concluÃmos que os projetos investigados sÃo aÃÃes educativas coletivas que, atravÃs de recursos pÃblicos e privados, perpetuam conhecimentos sobre valores e elementos culturais africanos e indÃgenas, numa perspectiva multicultural.
id UFC_18e9fe064735b75e270d56b9df30e9ce
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11851
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCampo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016). The field of knowledge of capoeira of CearÃ: a study on the Cultural Center Poultry Drinking Water (2002-2016).2017-01-10Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/4614894191113114Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/604148707985544895682392353http://lattes.cnpq.br/2181777054309189Sammia Castro SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria da Capoeira Campo de Saberes da Capoeira Ensino ativo.History of Capoeira. Capoeira Field of Knowledge. Active teaching.EDUCACAOEste trabalho pretendeu registrar prÃticas educativas da capoeira cearense a partir do inÃcio do sÃculo XXI, perÃodo em que a capoeira obteve maior prestÃgio polÃtico no Brasil e no mundo em virtude das polÃticas patrimonialistas vigentes. A imersÃo nos saberes e modos de ensinar a capoeira foi realizada atravÃs de uma anÃlise sobre as prÃticas educativas do Centro Cultural Ãgua de Beber - CECAB, ou seja, um Estudo de Caso. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa intensiva em documentos e relatos orais, cuja relevÃncia consistiu em responder ao seguinte questionamento: Do que à constituÃdo o Campo de Saberes da Capoeira na atualidade? O processo de coleta de dados se desenvolveu a partir do registro histÃrico de aspectos dos principais projetos empreendidos pelo grupo que, alÃm da prÃtica ritualÃstica da Capoeira, tambÃm promove cursos de qualificaÃÃo, eventos e espetÃculos, em uma perspectiva de pesquisar a diversidade cultural de um modo geral e da Capoeira. Entre os resultados obtidos, destacamos que o Campo de Saberes da Capoeira assume relaÃÃes com campos cientÃficos tradicionais da educaÃÃo formal e com os saberes populares tradicionais. Contudo, nÃo se refere a um campo eminentemente disciplinar com estruturas rÃgidas e imutÃveis, mas sim um campo livre de atuaÃÃo de educadores carismÃticos e com perfil de lideranÃa. à um campo em que alguns saberes sÃo postos em evidÃncia de acordo com os interesses coletivos de determinado perÃodo e pela motivaÃÃo oriunda das prÃticas corporais, oferecendo subsÃdios para propostas de ensino ativo e crÃtico. Portanto, concluÃmos que os projetos investigados sÃo aÃÃes educativas coletivas que, atravÃs de recursos pÃblicos e privados, perpetuam conhecimentos sobre valores e elementos culturais africanos e indÃgenas, numa perspectiva multicultural.This work sought to know pedagogical practices of capoeira from the beginning of the XXI century, capoeira period gained greater political prestige in Brazil and the world due to patrimonialist policies. The methodology used was the Case Study, that is, an intensive qualitative research in documents and oral reports of a certain group of capoeira of the city of Fortaleza, the Cultural Center Capoeira Water of Drink- CECAB. The relevance of this study is to contribute with knowledge about the Field of Knowledge that constitutes this socioeducational space in constant expansion. The data collection process developed from the historical record of aspects of the main projects undertaken by the group which, in addition to the ritualistic practice of Capoeira, also promotes qualification courses, events and shows with a view to researching cultural diversity in a general way and Capoeira. Among the results obtained, we emphasize that the Capoeira Field of Knowledge assumes relations with traditional scientific fields of formal education and with traditional popular knowledge. However, it does not refer to an eminently disciplinary field with rigid and cast structures, but rather a free field of action of charismatic educators with a leadership profile. It is a field in which some knowledges are highlighted according to the collective interests of a given period and the motivation derived from corporal practices, offering subsidies for active and critical teaching proposals. Therefore, we conclude that the projects investigated are collective pedagogical actions that, through public and private resources, perpetuate knowledge about African and indigenous cultural values and elements, from a multicultural perspective.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18452application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The field of knowledge of capoeira of CearÃ: a study on the Cultural Center Poultry Drinking Water (2002-2016).
title Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
spellingShingle Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
Sammia Castro Silva
HistÃria da Capoeira
Campo de Saberes da Capoeira
Ensino ativo.
History of Capoeira. Capoeira Field of Knowledge. Active teaching.
EDUCACAO
title_short Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
title_full Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
title_fullStr Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
title_full_unstemmed Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
title_sort Campo de saberes da capoeira cearense: um estudo sobre o Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (2002-2016).
author Sammia Castro Silva
author_facet Sammia Castro Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lia Machado Fiuza Fialho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 62691104320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4614894191113114
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio Roberto Xavier
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 01357695748
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041487079855448
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95682392353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2181777054309189
dc.contributor.author.fl_str_mv Sammia Castro Silva
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
Josà RogÃrio Santana
Lia Machado Fiuza Fialho
Antonio Roberto Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv HistÃria da Capoeira
Campo de Saberes da Capoeira
Ensino ativo.
topic HistÃria da Capoeira
Campo de Saberes da Capoeira
Ensino ativo.
History of Capoeira. Capoeira Field of Knowledge. Active teaching.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Capoeira. Capoeira Field of Knowledge. Active teaching.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho pretendeu registrar prÃticas educativas da capoeira cearense a partir do inÃcio do sÃculo XXI, perÃodo em que a capoeira obteve maior prestÃgio polÃtico no Brasil e no mundo em virtude das polÃticas patrimonialistas vigentes. A imersÃo nos saberes e modos de ensinar a capoeira foi realizada atravÃs de uma anÃlise sobre as prÃticas educativas do Centro Cultural Ãgua de Beber - CECAB, ou seja, um Estudo de Caso. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa intensiva em documentos e relatos orais, cuja relevÃncia consistiu em responder ao seguinte questionamento: Do que à constituÃdo o Campo de Saberes da Capoeira na atualidade? O processo de coleta de dados se desenvolveu a partir do registro histÃrico de aspectos dos principais projetos empreendidos pelo grupo que, alÃm da prÃtica ritualÃstica da Capoeira, tambÃm promove cursos de qualificaÃÃo, eventos e espetÃculos, em uma perspectiva de pesquisar a diversidade cultural de um modo geral e da Capoeira. Entre os resultados obtidos, destacamos que o Campo de Saberes da Capoeira assume relaÃÃes com campos cientÃficos tradicionais da educaÃÃo formal e com os saberes populares tradicionais. Contudo, nÃo se refere a um campo eminentemente disciplinar com estruturas rÃgidas e imutÃveis, mas sim um campo livre de atuaÃÃo de educadores carismÃticos e com perfil de lideranÃa. à um campo em que alguns saberes sÃo postos em evidÃncia de acordo com os interesses coletivos de determinado perÃodo e pela motivaÃÃo oriunda das prÃticas corporais, oferecendo subsÃdios para propostas de ensino ativo e crÃtico. Portanto, concluÃmos que os projetos investigados sÃo aÃÃes educativas coletivas que, atravÃs de recursos pÃblicos e privados, perpetuam conhecimentos sobre valores e elementos culturais africanos e indÃgenas, numa perspectiva multicultural.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work sought to know pedagogical practices of capoeira from the beginning of the XXI century, capoeira period gained greater political prestige in Brazil and the world due to patrimonialist policies. The methodology used was the Case Study, that is, an intensive qualitative research in documents and oral reports of a certain group of capoeira of the city of Fortaleza, the Cultural Center Capoeira Water of Drink- CECAB. The relevance of this study is to contribute with knowledge about the Field of Knowledge that constitutes this socioeducational space in constant expansion. The data collection process developed from the historical record of aspects of the main projects undertaken by the group which, in addition to the ritualistic practice of Capoeira, also promotes qualification courses, events and shows with a view to researching cultural diversity in a general way and Capoeira. Among the results obtained, we emphasize that the Capoeira Field of Knowledge assumes relations with traditional scientific fields of formal education and with traditional popular knowledge. However, it does not refer to an eminently disciplinary field with rigid and cast structures, but rather a free field of action of charismatic educators with a leadership profile. It is a field in which some knowledges are highlighted according to the collective interests of a given period and the motivation derived from corporal practices, offering subsidies for active and critical teaching proposals. Therefore, we conclude that the projects investigated are collective pedagogical actions that, through public and private resources, perpetuate knowledge about African and indigenous cultural values and elements, from a multicultural perspective.
description Este trabalho pretendeu registrar prÃticas educativas da capoeira cearense a partir do inÃcio do sÃculo XXI, perÃodo em que a capoeira obteve maior prestÃgio polÃtico no Brasil e no mundo em virtude das polÃticas patrimonialistas vigentes. A imersÃo nos saberes e modos de ensinar a capoeira foi realizada atravÃs de uma anÃlise sobre as prÃticas educativas do Centro Cultural Ãgua de Beber - CECAB, ou seja, um Estudo de Caso. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa intensiva em documentos e relatos orais, cuja relevÃncia consistiu em responder ao seguinte questionamento: Do que à constituÃdo o Campo de Saberes da Capoeira na atualidade? O processo de coleta de dados se desenvolveu a partir do registro histÃrico de aspectos dos principais projetos empreendidos pelo grupo que, alÃm da prÃtica ritualÃstica da Capoeira, tambÃm promove cursos de qualificaÃÃo, eventos e espetÃculos, em uma perspectiva de pesquisar a diversidade cultural de um modo geral e da Capoeira. Entre os resultados obtidos, destacamos que o Campo de Saberes da Capoeira assume relaÃÃes com campos cientÃficos tradicionais da educaÃÃo formal e com os saberes populares tradicionais. Contudo, nÃo se refere a um campo eminentemente disciplinar com estruturas rÃgidas e imutÃveis, mas sim um campo livre de atuaÃÃo de educadores carismÃticos e com perfil de lideranÃa. à um campo em que alguns saberes sÃo postos em evidÃncia de acordo com os interesses coletivos de determinado perÃodo e pela motivaÃÃo oriunda das prÃticas corporais, oferecendo subsÃdios para propostas de ensino ativo e crÃtico. Portanto, concluÃmos que os projetos investigados sÃo aÃÃes educativas coletivas que, atravÃs de recursos pÃblicos e privados, perpetuam conhecimentos sobre valores e elementos culturais africanos e indÃgenas, numa perspectiva multicultural.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18452
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230333550592