Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmar Rufino Braga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10399
Resumo: Este trabalho trata de uma reflexÃo sobre autobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes na periferia da cidade de Fortaleza (CE) e visa analisar e refletir sobre os processos (auto) formativos de produÃÃo de si vividos nos grupos juvenis e sobre a produÃÃo da vida pessoal e coletiva no contexto da periferia Parte pois do contexto socioespacial em que vivem os jovens e as jovens co-pesquisadores e co-pesquisadoras da pesquisa abordando a condiÃÃo juvenil trazendo à tona o imaginÃrio social contemporÃneo e o campo das juventudes populares destacando as significaÃÃes sociais em torno desses segmentos no mundo atual Essas reflexÃes apoiam-se em estudos de Henri Lefebvre Josà de Souza Martins Ana Fani Carlos J Habermas Hannah Arendt Karl Mannheim Pierre Bourdieu Giusepper Cocco Machado Pais Juarez Dayrell Antonio Negri dentre outros e outras à resultado de uma pesquisa qualitativa com base epistemolÃgica no campo da educaÃÃo com fundamentaÃÃo nos elementos teÃrico-metodolÃgicos da Pesquisa-aÃÃo e da BiografizaÃÃo acionando um dispositivo de pesquisa autobiogrÃfica nomeado de âMuseu das Juventudes: construÃÃo e movimentoâ TrÃs instrumentos deste dispositivo sÃo utilizados para produzir e analisar os dados da pesquisa os âCÃrculos de ContaÃÃo de Siâ as âCenas Fulgoresâ e o âProjeto-futuroâ O trabalho parte das histÃrias de vida dos jovens e das jovens integrantes de grupos artÃstico-culturais que atuam no Pici locus da pesquisa: Bando Oco do Mundo Maria das Vassouras Soltando a Voz Coletivo Muquifo de Teatro Subvercine Grafiticidade Casa da MÃe Joana e a ONG Escuta Todos esses grupos estÃo organizados em torno do Coletivo de Culturas Juvenis (CCJ-Fortaleza) articulaÃÃo que agrega os referidos grupos e tem o apoio tÃcnico e polÃtico da ONG Diaconia instituiÃÃo tambÃm integrante da pesquisa Autores como Jorge Larossa Michel Foucault Delory-Momberger Christine Josso Jacques Ardoino MartÃn-Barbero Jean Piaget Edgar Morin Maria Sposito dentre outros e outras foram fundamentais nesta parte da pesquisa Os processos (auto) formativos juvenis na periferia tambÃm sÃo analisados a partir de cenas fulgores recurso cÃnico utilizado para trazer à tona dimensÃes do vivido juvenil favorecendo reflexÃes de aspectos da subjetividade dos sujeitos donde o corpo à considerando como material biogrÃfico As cenas fulgores favoreceram uma abordagem da condiÃÃo juvenil com recorte de gÃnero O construto utilizado na produÃÃo de dados culmina com a construÃÃo dos projetos-futuro instrumental a partir do qual os sujeitos constroem aÃÃes que apontam para a continuidade de sua (auto) formaÃÃo considerando o conceito de formabilidade Pretende-se que os achados da pesquisa contribuam para pensar os processos de formaÃÃo no campo formal nÃo-formal e informal na periferia na Ãrea da educaÃÃo, podendo tambÃm serem Ãteis como corpus de conhecimento para a sociologia da juventude
id UFC_197915e85c0bd984f6b5c0c665ae7c8b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6758
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAutobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.AutobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes: uma reflexÃo sobre a produÃÃo da vida na periferia.2013-05-29Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Francisca Rejane Bezerra Andrade37890719353JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Marcos Ribeiro Mesquita5785239132024557480306Osmar Rufino BragaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR histÃrias de vida formaÃÃo de jovens juventudebiografizaÃÃo periferiaBiographization youth youth formation life stories suburbs.EDUCACAOEste trabalho trata de uma reflexÃo sobre autobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes na periferia da cidade de Fortaleza (CE) e visa analisar e refletir sobre os processos (auto) formativos de produÃÃo de si vividos nos grupos juvenis e sobre a produÃÃo da vida pessoal e coletiva no contexto da periferia Parte pois do contexto socioespacial em que vivem os jovens e as jovens co-pesquisadores e co-pesquisadoras da pesquisa abordando a condiÃÃo juvenil trazendo à tona o imaginÃrio social contemporÃneo e o campo das juventudes populares destacando as significaÃÃes sociais em torno desses segmentos no mundo atual Essas reflexÃes apoiam-se em estudos de Henri Lefebvre Josà de Souza Martins Ana Fani Carlos J Habermas Hannah Arendt Karl Mannheim Pierre Bourdieu Giusepper Cocco Machado Pais Juarez Dayrell Antonio Negri dentre outros e outras à resultado de uma pesquisa qualitativa com base epistemolÃgica no campo da educaÃÃo com fundamentaÃÃo nos elementos teÃrico-metodolÃgicos da Pesquisa-aÃÃo e da BiografizaÃÃo acionando um dispositivo de pesquisa autobiogrÃfica nomeado de âMuseu das Juventudes: construÃÃo e movimentoâ TrÃs instrumentos deste dispositivo sÃo utilizados para produzir e analisar os dados da pesquisa os âCÃrculos de ContaÃÃo de Siâ as âCenas Fulgoresâ e o âProjeto-futuroâ O trabalho parte das histÃrias de vida dos jovens e das jovens integrantes de grupos artÃstico-culturais que atuam no Pici locus da pesquisa: Bando Oco do Mundo Maria das Vassouras Soltando a Voz Coletivo Muquifo de Teatro Subvercine Grafiticidade Casa da MÃe Joana e a ONG Escuta Todos esses grupos estÃo organizados em torno do Coletivo de Culturas Juvenis (CCJ-Fortaleza) articulaÃÃo que agrega os referidos grupos e tem o apoio tÃcnico e polÃtico da ONG Diaconia instituiÃÃo tambÃm integrante da pesquisa Autores como Jorge Larossa Michel Foucault Delory-Momberger Christine Josso Jacques Ardoino MartÃn-Barbero Jean Piaget Edgar Morin Maria Sposito dentre outros e outras foram fundamentais nesta parte da pesquisa Os processos (auto) formativos juvenis na periferia tambÃm sÃo analisados a partir de cenas fulgores recurso cÃnico utilizado para trazer à tona dimensÃes do vivido juvenil favorecendo reflexÃes de aspectos da subjetividade dos sujeitos donde o corpo à considerando como material biogrÃfico As cenas fulgores favoreceram uma abordagem da condiÃÃo juvenil com recorte de gÃnero O construto utilizado na produÃÃo de dados culmina com a construÃÃo dos projetos-futuro instrumental a partir do qual os sujeitos constroem aÃÃes que apontam para a continuidade de sua (auto) formaÃÃo considerando o conceito de formabilidade Pretende-se que os achados da pesquisa contribuam para pensar os processos de formaÃÃo no campo formal nÃo-formal e informal na periferia na Ãrea da educaÃÃo, podendo tambÃm serem Ãteis como corpus de conhecimento para a sociologia da juventude This work is a reflection about autobiographization and outh formation on the outskirts of Fortaleza (CE). The research aims to analyse and reflect on self production (auto) formative processes lived by youth groups and it is about the personal and collective life production in the context of the suburbs. Therefore, it comes from the sociospatial context where live the young people, co-researchers of this work, dealing with the youth condition, and showing the contemporaneous social imaginary and the popular youth field, highlighting the social signification around these segments in the world today. These reflections rely on studies of Henri Lefebvre, Josà de Souza Martins, Ana Fani Carlos, J. Habermas, Hannah Arendt, Karl Mannheim, Pierre Bourdieu, Giusepper Cocco, Machado Pais, Juarez Dayrell, Antonio Negri, among others. The work is a result of a qualitative research on epistemological base in education field, with groundwork in theoretical-methodological elements of the research-action and of the biographization, activating a device of autobiographical research, created by the author, named of âyouth museumâ: construction and movement. Three instruments of this device are used to produce and analyse the research data: the âself-telling storiesâ, â the bright scenesâ, and the âfuture-projectâ. The work starts with the life stories of young people components of artistic-cultural groups that act in Pici, place of the research: âBando Oco do Mundoâ, âMaria das Vassourasâ, âSoltando a Vozâ, âColetivo Muquifo de Teatroâ, âSubvercineâ, âGrafiticidadeâ, âCasa da MÃe Joanaâ and the âEscutaâ NGO. All these groups are organized around the âColetivo de Culturas Juvenisâ (CCJ â Fortaleza), articulation that joins the mentioned groups and has the technical and political support of Diaconia NGO, institution also component of the research. Authors as Jorge Larossa, Michel Foucault, Delory-Momberger, Christine Josso, Jacques Ardoino, Martin-Barbero, Jean Piaget, Edgar Morin, Maria Sposito, among others, were essential to this part of the research. The youth (auto) formative processes in the suburbs are also analysed from âbright scenesâ, scenic resource used to come to surface dimensions of the youth lived, facilitating reflections of the aspects of the subjectivity of the subjects where the body is considered biographical material. The bright scenes favored a youth condition approach with gender cutting. The construct used in the data production culminates with the construction of the future-projects, instrument from which the subjects build actions that points to a continuity of their (auto) formation, considering the concept of formability. It intends that the research findings contribute to think the formation processes in the formal, non-formal and informal field in the suburbs in the education area. it can also be useful as corpus of knowledge to the youth sociology.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10399application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:35Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv AutobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes: uma reflexÃo sobre a produÃÃo da vida na periferia.
title Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
spellingShingle Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
Osmar Rufino Braga
histÃrias de vida
formaÃÃo de jovens
juventude
biografizaÃÃo
periferia
Biographization
youth
youth formation
life stories
suburbs.
EDUCACAO
title_short Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
title_full Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
title_fullStr Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
title_full_unstemmed Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
title_sort Autobiografphization and formation of youths: a reflection on the production life in periphery.
author Osmar Rufino Braga
author_facet Osmar Rufino Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Rejane Bezerra Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37890719353
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Ribeiro Mesquita
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 57852391320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24557480306
dc.contributor.author.fl_str_mv Osmar Rufino Braga
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
Celecina de Maria Veras Sales
Francisca Rejane Bezerra Andrade
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Marcos Ribeiro Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv histÃrias de vida
formaÃÃo de jovens
juventude
biografizaÃÃo
periferia
topic histÃrias de vida
formaÃÃo de jovens
juventude
biografizaÃÃo
periferia
Biographization
youth
youth formation
life stories
suburbs.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Biographization
youth
youth formation
life stories
suburbs.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho trata de uma reflexÃo sobre autobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes na periferia da cidade de Fortaleza (CE) e visa analisar e refletir sobre os processos (auto) formativos de produÃÃo de si vividos nos grupos juvenis e sobre a produÃÃo da vida pessoal e coletiva no contexto da periferia Parte pois do contexto socioespacial em que vivem os jovens e as jovens co-pesquisadores e co-pesquisadoras da pesquisa abordando a condiÃÃo juvenil trazendo à tona o imaginÃrio social contemporÃneo e o campo das juventudes populares destacando as significaÃÃes sociais em torno desses segmentos no mundo atual Essas reflexÃes apoiam-se em estudos de Henri Lefebvre Josà de Souza Martins Ana Fani Carlos J Habermas Hannah Arendt Karl Mannheim Pierre Bourdieu Giusepper Cocco Machado Pais Juarez Dayrell Antonio Negri dentre outros e outras à resultado de uma pesquisa qualitativa com base epistemolÃgica no campo da educaÃÃo com fundamentaÃÃo nos elementos teÃrico-metodolÃgicos da Pesquisa-aÃÃo e da BiografizaÃÃo acionando um dispositivo de pesquisa autobiogrÃfica nomeado de âMuseu das Juventudes: construÃÃo e movimentoâ TrÃs instrumentos deste dispositivo sÃo utilizados para produzir e analisar os dados da pesquisa os âCÃrculos de ContaÃÃo de Siâ as âCenas Fulgoresâ e o âProjeto-futuroâ O trabalho parte das histÃrias de vida dos jovens e das jovens integrantes de grupos artÃstico-culturais que atuam no Pici locus da pesquisa: Bando Oco do Mundo Maria das Vassouras Soltando a Voz Coletivo Muquifo de Teatro Subvercine Grafiticidade Casa da MÃe Joana e a ONG Escuta Todos esses grupos estÃo organizados em torno do Coletivo de Culturas Juvenis (CCJ-Fortaleza) articulaÃÃo que agrega os referidos grupos e tem o apoio tÃcnico e polÃtico da ONG Diaconia instituiÃÃo tambÃm integrante da pesquisa Autores como Jorge Larossa Michel Foucault Delory-Momberger Christine Josso Jacques Ardoino MartÃn-Barbero Jean Piaget Edgar Morin Maria Sposito dentre outros e outras foram fundamentais nesta parte da pesquisa Os processos (auto) formativos juvenis na periferia tambÃm sÃo analisados a partir de cenas fulgores recurso cÃnico utilizado para trazer à tona dimensÃes do vivido juvenil favorecendo reflexÃes de aspectos da subjetividade dos sujeitos donde o corpo à considerando como material biogrÃfico As cenas fulgores favoreceram uma abordagem da condiÃÃo juvenil com recorte de gÃnero O construto utilizado na produÃÃo de dados culmina com a construÃÃo dos projetos-futuro instrumental a partir do qual os sujeitos constroem aÃÃes que apontam para a continuidade de sua (auto) formaÃÃo considerando o conceito de formabilidade Pretende-se que os achados da pesquisa contribuam para pensar os processos de formaÃÃo no campo formal nÃo-formal e informal na periferia na Ãrea da educaÃÃo, podendo tambÃm serem Ãteis como corpus de conhecimento para a sociologia da juventude
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work is a reflection about autobiographization and outh formation on the outskirts of Fortaleza (CE). The research aims to analyse and reflect on self production (auto) formative processes lived by youth groups and it is about the personal and collective life production in the context of the suburbs. Therefore, it comes from the sociospatial context where live the young people, co-researchers of this work, dealing with the youth condition, and showing the contemporaneous social imaginary and the popular youth field, highlighting the social signification around these segments in the world today. These reflections rely on studies of Henri Lefebvre, Josà de Souza Martins, Ana Fani Carlos, J. Habermas, Hannah Arendt, Karl Mannheim, Pierre Bourdieu, Giusepper Cocco, Machado Pais, Juarez Dayrell, Antonio Negri, among others. The work is a result of a qualitative research on epistemological base in education field, with groundwork in theoretical-methodological elements of the research-action and of the biographization, activating a device of autobiographical research, created by the author, named of âyouth museumâ: construction and movement. Three instruments of this device are used to produce and analyse the research data: the âself-telling storiesâ, â the bright scenesâ, and the âfuture-projectâ. The work starts with the life stories of young people components of artistic-cultural groups that act in Pici, place of the research: âBando Oco do Mundoâ, âMaria das Vassourasâ, âSoltando a Vozâ, âColetivo Muquifo de Teatroâ, âSubvercineâ, âGrafiticidadeâ, âCasa da MÃe Joanaâ and the âEscutaâ NGO. All these groups are organized around the âColetivo de Culturas Juvenisâ (CCJ â Fortaleza), articulation that joins the mentioned groups and has the technical and political support of Diaconia NGO, institution also component of the research. Authors as Jorge Larossa, Michel Foucault, Delory-Momberger, Christine Josso, Jacques Ardoino, Martin-Barbero, Jean Piaget, Edgar Morin, Maria Sposito, among others, were essential to this part of the research. The youth (auto) formative processes in the suburbs are also analysed from âbright scenesâ, scenic resource used to come to surface dimensions of the youth lived, facilitating reflections of the aspects of the subjectivity of the subjects where the body is considered biographical material. The bright scenes favored a youth condition approach with gender cutting. The construct used in the data production culminates with the construction of the future-projects, instrument from which the subjects build actions that points to a continuity of their (auto) formation, considering the concept of formability. It intends that the research findings contribute to think the formation processes in the formal, non-formal and informal field in the suburbs in the education area. it can also be useful as corpus of knowledge to the youth sociology.
description Este trabalho trata de uma reflexÃo sobre autobiografizaÃÃo e formaÃÃo de juventudes na periferia da cidade de Fortaleza (CE) e visa analisar e refletir sobre os processos (auto) formativos de produÃÃo de si vividos nos grupos juvenis e sobre a produÃÃo da vida pessoal e coletiva no contexto da periferia Parte pois do contexto socioespacial em que vivem os jovens e as jovens co-pesquisadores e co-pesquisadoras da pesquisa abordando a condiÃÃo juvenil trazendo à tona o imaginÃrio social contemporÃneo e o campo das juventudes populares destacando as significaÃÃes sociais em torno desses segmentos no mundo atual Essas reflexÃes apoiam-se em estudos de Henri Lefebvre Josà de Souza Martins Ana Fani Carlos J Habermas Hannah Arendt Karl Mannheim Pierre Bourdieu Giusepper Cocco Machado Pais Juarez Dayrell Antonio Negri dentre outros e outras à resultado de uma pesquisa qualitativa com base epistemolÃgica no campo da educaÃÃo com fundamentaÃÃo nos elementos teÃrico-metodolÃgicos da Pesquisa-aÃÃo e da BiografizaÃÃo acionando um dispositivo de pesquisa autobiogrÃfica nomeado de âMuseu das Juventudes: construÃÃo e movimentoâ TrÃs instrumentos deste dispositivo sÃo utilizados para produzir e analisar os dados da pesquisa os âCÃrculos de ContaÃÃo de Siâ as âCenas Fulgoresâ e o âProjeto-futuroâ O trabalho parte das histÃrias de vida dos jovens e das jovens integrantes de grupos artÃstico-culturais que atuam no Pici locus da pesquisa: Bando Oco do Mundo Maria das Vassouras Soltando a Voz Coletivo Muquifo de Teatro Subvercine Grafiticidade Casa da MÃe Joana e a ONG Escuta Todos esses grupos estÃo organizados em torno do Coletivo de Culturas Juvenis (CCJ-Fortaleza) articulaÃÃo que agrega os referidos grupos e tem o apoio tÃcnico e polÃtico da ONG Diaconia instituiÃÃo tambÃm integrante da pesquisa Autores como Jorge Larossa Michel Foucault Delory-Momberger Christine Josso Jacques Ardoino MartÃn-Barbero Jean Piaget Edgar Morin Maria Sposito dentre outros e outras foram fundamentais nesta parte da pesquisa Os processos (auto) formativos juvenis na periferia tambÃm sÃo analisados a partir de cenas fulgores recurso cÃnico utilizado para trazer à tona dimensÃes do vivido juvenil favorecendo reflexÃes de aspectos da subjetividade dos sujeitos donde o corpo à considerando como material biogrÃfico As cenas fulgores favoreceram uma abordagem da condiÃÃo juvenil com recorte de gÃnero O construto utilizado na produÃÃo de dados culmina com a construÃÃo dos projetos-futuro instrumental a partir do qual os sujeitos constroem aÃÃes que apontam para a continuidade de sua (auto) formaÃÃo considerando o conceito de formabilidade Pretende-se que os achados da pesquisa contribuam para pensar os processos de formaÃÃo no campo formal nÃo-formal e informal na periferia na Ãrea da educaÃÃo, podendo tambÃm serem Ãteis como corpus de conhecimento para a sociologia da juventude
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10399
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295177724395520