A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavio Muniz Chaves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11482
Resumo: A pesquisa foi decorrente de um problema vivido durante a graduaÃÃo: a falta de documentos que contasse, mesmo que um pouco, sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo. ApÃs uma breve pesquisa na biblioteca do Centro de Humanidades da UFC e ouvindo os professores mais antigos da Faculdade de EducaÃÃo â FACED -, percebi que sà existe uma dissertaÃÃo da dÃcada de 1990 sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo da UFC. O foco dessa pesquisa à compreender como se deu a formaÃÃo em Pedagogia na Universidade Federal do CearÃ. Por meio de tal estudo foi possÃvel resgatar a histÃria do curso de Pedagogia, em nÃvel de Brasil e da Faculdade de EducaÃÃo da UFC, estudar sobre o projeto de monitoria aplicado no curso de pedagogia da UFC e refletir a importÃncia do programa de monitoria na vocaÃÃo pela docÃncia. Compreender como a monitoria foi importante para o corpo discente em optar pela docÃncia no ensino superior se torna de extrema importÃncia, por que a orientaÃÃo pedagÃgica da Ãpoca era a formaÃÃo para ser especialista no sistema escolar. A presente pesquisa foi feita de forma qualitativa, descritiva e historiogrÃfica. A primeira etapa metodolÃgica da pesquisa constarà da anÃlise documental e bibliogrÃfica. Na segunda etapa da pesquisa foi utilizadas entrevistas semi-estruturadas. A monitoria, no percurso do texto, se mostrou, naquela Ãpoca, como fundamental para alicerÃar as alunas pela opÃÃo no magistÃrio. Foi à monitoria que abriu as portas para uma vivÃncia atà entÃo deixada de lado. Quando a lei foi criada, tinha sim esse objetivo de uma formaÃÃo voltada para o ensino superior. Mas, nem tudo que à criado nesse paÃs à aplicado na prÃtica. E foi justamente essa lei que fez com que as alunas, e muitos outros alunos que foram monitores, se firmassem na carreira docente no ensino superior.
id UFC_3bb4fc896848665de267f0ccdc502dfe
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7813
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.Monitoring the Course of the Federal University of Pedagogy CearÃ: between the technical and specialty training teachers in the 1970s2014-03-27Francisco Ari de Andrade16576381387Luiz Botelho Albuquerque00200220187FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/066062115824889081078412391 http://lattes.cnpq.br/3851023219109477Flavio Muniz ChavesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo em PedagogiaMonitoriaHistÃria da EducaÃÃo Training PedagogiaMonitoriaHistÃria EducationHISTORIA DA EDUCACAOA pesquisa foi decorrente de um problema vivido durante a graduaÃÃo: a falta de documentos que contasse, mesmo que um pouco, sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo. ApÃs uma breve pesquisa na biblioteca do Centro de Humanidades da UFC e ouvindo os professores mais antigos da Faculdade de EducaÃÃo â FACED -, percebi que sà existe uma dissertaÃÃo da dÃcada de 1990 sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo da UFC. O foco dessa pesquisa à compreender como se deu a formaÃÃo em Pedagogia na Universidade Federal do CearÃ. Por meio de tal estudo foi possÃvel resgatar a histÃria do curso de Pedagogia, em nÃvel de Brasil e da Faculdade de EducaÃÃo da UFC, estudar sobre o projeto de monitoria aplicado no curso de pedagogia da UFC e refletir a importÃncia do programa de monitoria na vocaÃÃo pela docÃncia. Compreender como a monitoria foi importante para o corpo discente em optar pela docÃncia no ensino superior se torna de extrema importÃncia, por que a orientaÃÃo pedagÃgica da Ãpoca era a formaÃÃo para ser especialista no sistema escolar. A presente pesquisa foi feita de forma qualitativa, descritiva e historiogrÃfica. A primeira etapa metodolÃgica da pesquisa constarà da anÃlise documental e bibliogrÃfica. Na segunda etapa da pesquisa foi utilizadas entrevistas semi-estruturadas. A monitoria, no percurso do texto, se mostrou, naquela Ãpoca, como fundamental para alicerÃar as alunas pela opÃÃo no magistÃrio. Foi à monitoria que abriu as portas para uma vivÃncia atà entÃo deixada de lado. Quando a lei foi criada, tinha sim esse objetivo de uma formaÃÃo voltada para o ensino superior. Mas, nem tudo que à criado nesse paÃs à aplicado na prÃtica. E foi justamente essa lei que fez com que as alunas, e muitos outros alunos que foram monitores, se firmassem na carreira docente no ensino superior. The research was the result of a problem experienced during graduation : the lack of documents to tell , even a little about the history of the Faculty of Education . After a brief search in the Humanities Center of the UFC and hearing the older teachers of the Faculty of Education Library - FACED - I realized that there is only a dissertation of 1990 on the history of the Faculty of Education at the UFC . The focus of this research is to understand how was the training in pedagogy at the Federal University of Cearà . Through this study it was possible to rescue the history of pedagogy students at the level of Brazil and the Faculty of Education of the UFC , study on the design of monitoring applied in pedagogy courses of UFC and reflect the importance of monitoring program on vocation for teaching . Understanding how the monitoring was important for the student body opt for teaching in higher education becomes extremely important for the tutoring of the time was training to be a specialist in the school system . This research was done in a qualitative , descriptive and historiographical form . The first methodological step of the research will include analysis of documents and literature . In the second stage of the research semi- structured interviews were used . Monitoring , in the course of the text , it turned out, at that time , as fundamental to underpin the students in the teaching option . The monitoring was that opened the door to an experience hitherto overlooked. When the law was created , but had this goal oriented training for higher education . But not everything that is created in this country is applied in practice. And it was precisely this law that made the students and many other students who were monitors if firmassem the teaching career in higher education.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11482application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:38Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Monitoring the Course of the Federal University of Pedagogy CearÃ: between the technical and specialty training teachers in the 1970s
title A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
spellingShingle A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
Flavio Muniz Chaves
FormaÃÃo em Pedagogia
Monitoria
HistÃria da EducaÃÃo
Training Pedagogia
Monitoria
HistÃria Education
HISTORIA DA EDUCACAO
title_short A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
title_full A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
title_fullStr A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
title_full_unstemmed A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
title_sort A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ: entre a especialidade tÃcnica e a formaÃÃo docente na dÃcada de 1970.
author Flavio Muniz Chaves
author_facet Flavio Muniz Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24646121387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0660621158248890
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 81078412391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3851023219109477
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavio Muniz Chaves
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Luiz Botelho Albuquerque
FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo em Pedagogia
Monitoria
HistÃria da EducaÃÃo
topic FormaÃÃo em Pedagogia
Monitoria
HistÃria da EducaÃÃo
Training Pedagogia
Monitoria
HistÃria Education
HISTORIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Training Pedagogia
Monitoria
HistÃria Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa foi decorrente de um problema vivido durante a graduaÃÃo: a falta de documentos que contasse, mesmo que um pouco, sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo. ApÃs uma breve pesquisa na biblioteca do Centro de Humanidades da UFC e ouvindo os professores mais antigos da Faculdade de EducaÃÃo â FACED -, percebi que sà existe uma dissertaÃÃo da dÃcada de 1990 sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo da UFC. O foco dessa pesquisa à compreender como se deu a formaÃÃo em Pedagogia na Universidade Federal do CearÃ. Por meio de tal estudo foi possÃvel resgatar a histÃria do curso de Pedagogia, em nÃvel de Brasil e da Faculdade de EducaÃÃo da UFC, estudar sobre o projeto de monitoria aplicado no curso de pedagogia da UFC e refletir a importÃncia do programa de monitoria na vocaÃÃo pela docÃncia. Compreender como a monitoria foi importante para o corpo discente em optar pela docÃncia no ensino superior se torna de extrema importÃncia, por que a orientaÃÃo pedagÃgica da Ãpoca era a formaÃÃo para ser especialista no sistema escolar. A presente pesquisa foi feita de forma qualitativa, descritiva e historiogrÃfica. A primeira etapa metodolÃgica da pesquisa constarà da anÃlise documental e bibliogrÃfica. Na segunda etapa da pesquisa foi utilizadas entrevistas semi-estruturadas. A monitoria, no percurso do texto, se mostrou, naquela Ãpoca, como fundamental para alicerÃar as alunas pela opÃÃo no magistÃrio. Foi à monitoria que abriu as portas para uma vivÃncia atà entÃo deixada de lado. Quando a lei foi criada, tinha sim esse objetivo de uma formaÃÃo voltada para o ensino superior. Mas, nem tudo que à criado nesse paÃs à aplicado na prÃtica. E foi justamente essa lei que fez com que as alunas, e muitos outros alunos que foram monitores, se firmassem na carreira docente no ensino superior.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The research was the result of a problem experienced during graduation : the lack of documents to tell , even a little about the history of the Faculty of Education . After a brief search in the Humanities Center of the UFC and hearing the older teachers of the Faculty of Education Library - FACED - I realized that there is only a dissertation of 1990 on the history of the Faculty of Education at the UFC . The focus of this research is to understand how was the training in pedagogy at the Federal University of Cearà . Through this study it was possible to rescue the history of pedagogy students at the level of Brazil and the Faculty of Education of the UFC , study on the design of monitoring applied in pedagogy courses of UFC and reflect the importance of monitoring program on vocation for teaching . Understanding how the monitoring was important for the student body opt for teaching in higher education becomes extremely important for the tutoring of the time was training to be a specialist in the school system . This research was done in a qualitative , descriptive and historiographical form . The first methodological step of the research will include analysis of documents and literature . In the second stage of the research semi- structured interviews were used . Monitoring , in the course of the text , it turned out, at that time , as fundamental to underpin the students in the teaching option . The monitoring was that opened the door to an experience hitherto overlooked. When the law was created , but had this goal oriented training for higher education . But not everything that is created in this country is applied in practice. And it was precisely this law that made the students and many other students who were monitors if firmassem the teaching career in higher education.
description A pesquisa foi decorrente de um problema vivido durante a graduaÃÃo: a falta de documentos que contasse, mesmo que um pouco, sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo. ApÃs uma breve pesquisa na biblioteca do Centro de Humanidades da UFC e ouvindo os professores mais antigos da Faculdade de EducaÃÃo â FACED -, percebi que sà existe uma dissertaÃÃo da dÃcada de 1990 sobre a histÃria da Faculdade de EducaÃÃo da UFC. O foco dessa pesquisa à compreender como se deu a formaÃÃo em Pedagogia na Universidade Federal do CearÃ. Por meio de tal estudo foi possÃvel resgatar a histÃria do curso de Pedagogia, em nÃvel de Brasil e da Faculdade de EducaÃÃo da UFC, estudar sobre o projeto de monitoria aplicado no curso de pedagogia da UFC e refletir a importÃncia do programa de monitoria na vocaÃÃo pela docÃncia. Compreender como a monitoria foi importante para o corpo discente em optar pela docÃncia no ensino superior se torna de extrema importÃncia, por que a orientaÃÃo pedagÃgica da Ãpoca era a formaÃÃo para ser especialista no sistema escolar. A presente pesquisa foi feita de forma qualitativa, descritiva e historiogrÃfica. A primeira etapa metodolÃgica da pesquisa constarà da anÃlise documental e bibliogrÃfica. Na segunda etapa da pesquisa foi utilizadas entrevistas semi-estruturadas. A monitoria, no percurso do texto, se mostrou, naquela Ãpoca, como fundamental para alicerÃar as alunas pela opÃÃo no magistÃrio. Foi à monitoria que abriu as portas para uma vivÃncia atà entÃo deixada de lado. Quando a lei foi criada, tinha sim esse objetivo de uma formaÃÃo voltada para o ensino superior. Mas, nem tudo que à criado nesse paÃs à aplicado na prÃtica. E foi justamente essa lei que fez com que as alunas, e muitos outros alunos que foram monitores, se firmassem na carreira docente no ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11482
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295185003610112