A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana ClÃudia UchÃa AraÃjo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15233
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_1a3e7858a3497003931908ecbf388a9f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9701
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado The feminization of teaching in distance education in a comparative perspective between the female distance tutor and the female teacher of the past2015-07-08Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/9802514363178311Herminio Borges Neto01362062391Maria Juraci Maia Cavalcante11590033353Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623MÃrcia Gardenia Lustosa Pires38885395368http://lattes.cnpq.br/574378743044454547782668387http://lattes.cnpq.br/2238185129695360Ana ClÃudia UchÃa AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGenealogia MagistÃrio Feminino PrecarizaÃÃo Normalista TutoraGenealogical Method Women in the teaching profession Casualization Schoolteacher Distance learning tutorEDUCACAOnÃo hÃO estudo analisa o fenÃmeno da feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado. Buscou-se elucidar o papel da professora tutora, na EducaÃÃo a distÃncia no perÃodo de 2007 a 2012, com o intuito de estabelecer e compreender suas relaÃÃes com a feminizaÃÃo da docÃncia, fazendo um nexo com o momento deflagrador deste fenÃmeno, na dÃcada de 1920, e com a precarizaÃÃo da profissÃo docente no Brasil, tendo o Cearà como lÃcus de observaÃÃo e os cursos de licenciatura ofertados no Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB do estado do CearÃ, no perÃodo acima citado, momento em que os cursos de graduaÃÃo semipresenciais se intensificam em nosso estado, em comparaÃÃo com o papel exercido pelas mulheres no magistÃrio, na dÃcada de 1920. O referencial teÃrico ancora-se em estudiosos que tratam da mulher no trabalho e no campo da docÃncia, como Almeida (1998), Campos (2002); da mulher na histÃria, na famÃlia e na sociedade, como Perrot (2005), Dâincao (2011); da histÃria e histÃria da educaÃÃo, como Braudel (2002), Cavalcante (1998), Holanda (2000), Dallabrida (2009); da educaÃÃo comparada, como Bereday (1972), NÃvoa (2009), Cavalcante et al. (2011, 2012, 2013, 2014); da mulher e a relaÃÃo com a psicologia, como Holanda (2012), Chodorow (2002); a respeito da EaD, da tutoria e da prÃtica pedagÃgica na EaD, como Litto (2009), Bruno e Lemgruber (2009). Quanto aos procedimentos metodolÃgicos, a pesquisa à qualitativa, com abordagem GenealÃgica, baseada em Foucault (1982, 2003, 2007), posto que se ocupa em estudar a correlaÃÃo entre discursos e prÃticas sociais e a explicitaÃÃo do poder neles presentes, sem a preocupaÃÃo de alinhar os acontecimentos. AlÃm disso, faz-se uso de HistÃria Oral (ALBERTI, 2004; DELGADO, 2010), para trabalhar com o mosaico das experimentaÃÃes e interpretaÃÃes humanas em face de um acontecimento, com vistas ao maior enquadramento deste Ãltimo, por compreender que o vivido e o sentido pelo outro tÃm um importante valor, na medida em que confere significado ao visto e ao testemunhado. AlÃm da anÃlise bibliogrÃfica e documental, houve a recolha de evidÃncias empÃricas junto ao corpo docente, atravÃs de entrevistas semiestruturadas, bem como do estudo de ferramentas que monitoram a frequÃncia e a participaÃÃo no ambiente virtual de aprendizagem. O grupo de sujeitos entrevistados à formado por 12 (doze) professoras tutoras atuantes nas disciplinas pedagÃgicas da Licenciatura em MatemÃtica ofertada pela UAB, nas instituiÃÃes informadas. Os achados desta pesquisa, portanto, confirmam parcialmente a hipÃtese de partida: a feminizaÃÃo da docÃncia, caracterizada pela inserÃÃo e participaÃÃo das mulheres na docÃncia na EaD, nas instituiÃÃes investigadas, por meio da tutoria a distÃncia, traz impactos em sua vida familiar e profissional, porÃm nÃo se apresenta como uma causa direta do aprofundamento do processo de precarizaÃÃo da docÃncia para o gÃnero feminino, uma vez que mulheres e homens sÃo atingidos por esta precarizaÃÃo, em funÃÃo da docÃncia ser uma profissÃo destinada ao cuidado das massas, o que nÃo se constitui como foco prioritÃrio para o Estado patriarcal. PorÃm, no contexto da precarizaÃÃo, a mulher tende a ser a mais atingida, em virtude de toda a carga de atribuiÃÃes sociais e culturais que a ela sÃo delegadas, travestidas num senso de autocobranÃa e responsabilidade, porÃm sem direito pleno à salvaguarda das conquistas trabalhistas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15233application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:17Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The feminization of teaching in distance education in a comparative perspective between the female distance tutor and the female teacher of the past
title A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
spellingShingle A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
Ana ClÃudia UchÃa AraÃjo
Genealogia
MagistÃrio Feminino
PrecarizaÃÃo
Normalista
Tutora
Genealogical Method
Women in the teaching profession
Casualization
Schoolteacher
Distance learning tutor
EDUCACAO
title_short A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
title_full A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
title_fullStr A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
title_full_unstemmed A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
title_sort A feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado
author Ana ClÃudia UchÃa AraÃjo
author_facet Ana ClÃudia UchÃa AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisca Geny Lustosa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35755415315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 11590033353
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 41990797300
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MÃrcia Gardenia Lustosa Pires
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 38885395368
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5743787430444545
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47782668387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2238185129695360
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana ClÃudia UchÃa AraÃjo
contributor_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
Francisca Geny Lustosa
Herminio Borges Neto
Maria Juraci Maia Cavalcante
Maria Socorro Lucena Lima
MÃrcia Gardenia Lustosa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Genealogia
MagistÃrio Feminino
PrecarizaÃÃo
Normalista
Tutora
topic Genealogia
MagistÃrio Feminino
PrecarizaÃÃo
Normalista
Tutora
Genealogical Method
Women in the teaching profession
Casualization
Schoolteacher
Distance learning tutor
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Genealogical Method
Women in the teaching profession
Casualization
Schoolteacher
Distance learning tutor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O estudo analisa o fenÃmeno da feminizaÃÃo do magistÃrio na educaÃÃo a distÃncia em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado. Buscou-se elucidar o papel da professora tutora, na EducaÃÃo a distÃncia no perÃodo de 2007 a 2012, com o intuito de estabelecer e compreender suas relaÃÃes com a feminizaÃÃo da docÃncia, fazendo um nexo com o momento deflagrador deste fenÃmeno, na dÃcada de 1920, e com a precarizaÃÃo da profissÃo docente no Brasil, tendo o Cearà como lÃcus de observaÃÃo e os cursos de licenciatura ofertados no Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB do estado do CearÃ, no perÃodo acima citado, momento em que os cursos de graduaÃÃo semipresenciais se intensificam em nosso estado, em comparaÃÃo com o papel exercido pelas mulheres no magistÃrio, na dÃcada de 1920. O referencial teÃrico ancora-se em estudiosos que tratam da mulher no trabalho e no campo da docÃncia, como Almeida (1998), Campos (2002); da mulher na histÃria, na famÃlia e na sociedade, como Perrot (2005), Dâincao (2011); da histÃria e histÃria da educaÃÃo, como Braudel (2002), Cavalcante (1998), Holanda (2000), Dallabrida (2009); da educaÃÃo comparada, como Bereday (1972), NÃvoa (2009), Cavalcante et al. (2011, 2012, 2013, 2014); da mulher e a relaÃÃo com a psicologia, como Holanda (2012), Chodorow (2002); a respeito da EaD, da tutoria e da prÃtica pedagÃgica na EaD, como Litto (2009), Bruno e Lemgruber (2009). Quanto aos procedimentos metodolÃgicos, a pesquisa à qualitativa, com abordagem GenealÃgica, baseada em Foucault (1982, 2003, 2007), posto que se ocupa em estudar a correlaÃÃo entre discursos e prÃticas sociais e a explicitaÃÃo do poder neles presentes, sem a preocupaÃÃo de alinhar os acontecimentos. AlÃm disso, faz-se uso de HistÃria Oral (ALBERTI, 2004; DELGADO, 2010), para trabalhar com o mosaico das experimentaÃÃes e interpretaÃÃes humanas em face de um acontecimento, com vistas ao maior enquadramento deste Ãltimo, por compreender que o vivido e o sentido pelo outro tÃm um importante valor, na medida em que confere significado ao visto e ao testemunhado. AlÃm da anÃlise bibliogrÃfica e documental, houve a recolha de evidÃncias empÃricas junto ao corpo docente, atravÃs de entrevistas semiestruturadas, bem como do estudo de ferramentas que monitoram a frequÃncia e a participaÃÃo no ambiente virtual de aprendizagem. O grupo de sujeitos entrevistados à formado por 12 (doze) professoras tutoras atuantes nas disciplinas pedagÃgicas da Licenciatura em MatemÃtica ofertada pela UAB, nas instituiÃÃes informadas. Os achados desta pesquisa, portanto, confirmam parcialmente a hipÃtese de partida: a feminizaÃÃo da docÃncia, caracterizada pela inserÃÃo e participaÃÃo das mulheres na docÃncia na EaD, nas instituiÃÃes investigadas, por meio da tutoria a distÃncia, traz impactos em sua vida familiar e profissional, porÃm nÃo se apresenta como uma causa direta do aprofundamento do processo de precarizaÃÃo da docÃncia para o gÃnero feminino, uma vez que mulheres e homens sÃo atingidos por esta precarizaÃÃo, em funÃÃo da docÃncia ser uma profissÃo destinada ao cuidado das massas, o que nÃo se constitui como foco prioritÃrio para o Estado patriarcal. PorÃm, no contexto da precarizaÃÃo, a mulher tende a ser a mais atingida, em virtude de toda a carga de atribuiÃÃes sociais e culturais que a ela sÃo delegadas, travestidas num senso de autocobranÃa e responsabilidade, porÃm sem direito pleno à salvaguarda das conquistas trabalhistas.
description nÃo hÃ
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15233
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295208948891648