A ciÃncia linguÃstica e as vÃrias culturas disciplinares no gÃnero projeto de pesquisa na graduaÃÃo em letras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20721 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA ciÃncia linguÃstica e as vÃrias culturas disciplinares no gÃnero projeto de pesquisa na graduaÃÃo em letras2018-12-00JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/301604285568554611559977553Emanoel Barbosa de Sousa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRProjeto de pesquisa Comunidade discursiva Cultura disciplinar Comunidade discursiva GÃnero textual Projeto de pesquisa Trabalho de ConclusÃo de CursoLINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta tese tem o objetivo de analisar a manifestaÃÃo das culturas disciplinares da Ãrea de LinguÃstica na elaboraÃÃo do gÃnero projeto de pesquisa com vistas à elaboraÃÃo do Trabalho de ConclusÃo de Curso - TCC no curso de Letras PortuguÃs da Universidade Federal do PiauÃ. A base teÃrica que orientou esse objetivo procede de uma conjunÃÃo de perspectivas que nos auxiliam a compreender as peculiaridades do objeto de estudo. As noÃÃes de gÃnero (MILLER, 2009 [1984]; DEVITT, 2004; BAZERMAN, 2005), de esfera de atividade humana (BAKHTIN, 1997 [1979]), de comunidade discursiva (SWALES, 1990, 2016), de comunidade e cultura disciplinar (CLARK, 1980; BECHER, 1994, GODFREY, 2003, 2008, 2014) e de projeto de pesquisa (MOTTA-ROTH e HENDGES, 2010; PRODANOV e FREITAS, 2013; RIO-LIMA, 2015; MONTEIRO, 2016), portanto, nos permitiram analisar a elaboraÃÃo do projeto de pesquisa da disciplina de TCC I do curso de Letras PortuguÃs. A abordagem de dados utilizada para albergar o objetivo apresentado foi do tipo quantitativa. Os dados da pesquisa foram gerados a partir da coleta dos projetos de pesquisa de TCC, atravÃs de solicitaÃÃo formal aos seus produtores, e por meio de resposta ao questionÃrio de pesquisa aplicado em meio eletrÃnico, estando o corpus final composto por trinta e seis projetos de pesquisa elaborados por membros considerados iniciantes nas comunidades discursivas disciplinares de LinguÃstica. A anÃlise dos dados nos possibilitou notar nÃo apenas a flexibilidade da organizaÃÃo retÃrica do projeto de pesquisa, mas tambÃm de que maneira os valores, crenÃas, atitudes, conceitos e epistemologias atuam na identificaÃÃo do membro iniciante como participante de uma comunidade discursiva disciplinar. Desse modo, os resultados a que chegamos nos autorizam a afirmar que, apesar de participarem de uma comunidade discursiva mais ampla, a de LinguÃstica, as Ãreas de AnÃlise do Discurso, mais apegada aos aspectos teÃricos; AnÃlise de GÃneros, que valoriza a articulaÃÃo entre vÃrias categorias de pesquisa; Ensino de PortuguÃs para Surdos, que se engaja na causa do ensino da pessoa surda; Letramentos, que vale-se da objetividade; LinguÃstica de Texto, que valoriza seu objeto de estudo; e SociolinguÃstica, que traz caracterÃsticas metodolÃgicas como traÃos da Ãrea; apresentam ao membro iniciante na academia uma comunidade/cultura disciplinar que adota um ponto de vista especÃfico em relaÃÃo ao objeto de estudo, o que nos permite concluir que a ciÃncia LinguÃstica pode ser analisada enquanto comunidade discursiva ampla, mas tambÃm enquanto conjunto de comunidades discursivas estritas.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20721application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-06T10:23:23Zmail@mail.com - |
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Esta tese tem o objetivo de analisar a manifestaÃÃo das culturas disciplinares da Ãrea de LinguÃstica na elaboraÃÃo do gÃnero projeto de pesquisa com vistas à elaboraÃÃo do Trabalho de ConclusÃo de Curso - TCC no curso de Letras PortuguÃs da Universidade Federal do PiauÃ. A base teÃrica que orientou esse objetivo procede de uma conjunÃÃo de perspectivas que nos auxiliam a compreender as peculiaridades do objeto de estudo. As noÃÃes de gÃnero (MILLER, 2009 [1984]; DEVITT, 2004; BAZERMAN, 2005), de esfera de atividade humana (BAKHTIN, 1997 [1979]), de comunidade discursiva (SWALES, 1990, 2016), de comunidade e cultura disciplinar (CLARK, 1980; BECHER, 1994, GODFREY, 2003, 2008, 2014) e de projeto de pesquisa (MOTTA-ROTH e HENDGES, 2010; PRODANOV e FREITAS, 2013; RIO-LIMA, 2015; MONTEIRO, 2016), portanto, nos permitiram analisar a elaboraÃÃo do projeto de pesquisa da disciplina de TCC I do curso de Letras PortuguÃs. A abordagem de dados utilizada para albergar o objetivo apresentado foi do tipo quantitativa. Os dados da pesquisa foram gerados a partir da coleta dos projetos de pesquisa de TCC, atravÃs de solicitaÃÃo formal aos seus produtores, e por meio de resposta ao questionÃrio de pesquisa aplicado em meio eletrÃnico, estando o corpus final composto por trinta e seis projetos de pesquisa elaborados por membros considerados iniciantes nas comunidades discursivas disciplinares de LinguÃstica. A anÃlise dos dados nos possibilitou notar nÃo apenas a flexibilidade da organizaÃÃo retÃrica do projeto de pesquisa, mas tambÃm de que maneira os valores, crenÃas, atitudes, conceitos e epistemologias atuam na identificaÃÃo do membro iniciante como participante de uma comunidade discursiva disciplinar. Desse modo, os resultados a que chegamos nos autorizam a afirmar que, apesar de participarem de uma comunidade discursiva mais ampla, a de LinguÃstica, as Ãreas de AnÃlise do Discurso, mais apegada aos aspectos teÃricos; AnÃlise de GÃneros, que valoriza a articulaÃÃo entre vÃrias categorias de pesquisa; Ensino de PortuguÃs para Surdos, que se engaja na causa do ensino da pessoa surda; Letramentos, que vale-se da objetividade; LinguÃstica de Texto, que valoriza seu objeto de estudo; e SociolinguÃstica, que traz caracterÃsticas metodolÃgicas como traÃos da Ãrea; apresentam ao membro iniciante na academia uma comunidade/cultura disciplinar que adota um ponto de vista especÃfico em relaÃÃo ao objeto de estudo, o que nos permite concluir que a ciÃncia LinguÃstica pode ser analisada enquanto comunidade discursiva ampla, mas tambÃm enquanto conjunto de comunidades discursivas estritas. |
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