Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Cleyton de Oliveira Paes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_ec06466f2f8c8f1c851467ac346ba293
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13023
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9 ano do ensino fundamental2018-12-00Pollyanne Bicalho Ribeiro03688169662http://lattes.cnpq.br/894916817030783460033815313Francisco Cleyton de Oliveira PaesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBREnsino GÃneros discursivos Dialogismo Cinema - Resenhas Cinema e linguagem Dialogismo (AnÃlise literÃria) Dialogismo EducaÃÃo e cinema GÃneros discursivosLETRASnÃo hÃO presente trabalho tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do gÃnero resenha de filme, a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD), baseada na metodologia de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). Para o aporte teÃrico deste trabalho, foram consideradas as noÃÃes de gÃnero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). Com relaÃÃo à noÃÃo de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como Ãs releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Jà no tocante ao ensino de gÃneros, apresentamos as consideraÃÃes de Dolz e Schneuwly (2004) e de Biasi-Rodrigues (2008), alÃm dos documentos oficiais: PCN e BNCC. Por fim, sobre o gÃnero resenha crÃtica e o seu ensino, consideramos Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme Gil (2008). A coleta de dados se deu pela aplicaÃÃo de uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). Com a produÃÃo do gÃnero resenha crÃtica, o resultado da nossa anÃlise mostrou uma evoluÃÃo nas produÃÃes, constatando que os alunos se apropriaram do gÃnero resenha e ainda desenvolveram habilidades como opinar, avaliar, comentar, apreciar, revisar e reescrever. Entendemos, ainda, que, por intermÃdio da prÃtica escrita, os resultados mostraram que houve um aprimoramento da condiÃÃo de letramento dos alunos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
title Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
spellingShingle Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
Francisco Cleyton de Oliveira Paes
Ensino
GÃneros discursivos
Dialogismo
Cinema - Resenhas
Cinema e linguagem
Dialogismo (AnÃlise literÃria) Dialogismo
EducaÃÃo e cinema GÃneros discursivos
LETRAS
title_short Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
title_full Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
title_fullStr Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
title_sort Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
author Francisco Cleyton de Oliveira Paes
author_facet Francisco Cleyton de Oliveira Paes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pollyanne Bicalho Ribeiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03688169662
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8949168170307834
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60033815313
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Cleyton de Oliveira Paes
contributor_str_mv Pollyanne Bicalho Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
GÃneros discursivos
Dialogismo
Cinema - Resenhas
Cinema e linguagem
Dialogismo (AnÃlise literÃria) Dialogismo
EducaÃÃo e cinema GÃneros discursivos
topic Ensino
GÃneros discursivos
Dialogismo
Cinema - Resenhas
Cinema e linguagem
Dialogismo (AnÃlise literÃria) Dialogismo
EducaÃÃo e cinema GÃneros discursivos
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do gÃnero resenha de filme, a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD), baseada na metodologia de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). Para o aporte teÃrico deste trabalho, foram consideradas as noÃÃes de gÃnero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). Com relaÃÃo à noÃÃo de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como Ãs releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Jà no tocante ao ensino de gÃneros, apresentamos as consideraÃÃes de Dolz e Schneuwly (2004) e de Biasi-Rodrigues (2008), alÃm dos documentos oficiais: PCN e BNCC. Por fim, sobre o gÃnero resenha crÃtica e o seu ensino, consideramos Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme Gil (2008). A coleta de dados se deu pela aplicaÃÃo de uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). Com a produÃÃo do gÃnero resenha crÃtica, o resultado da nossa anÃlise mostrou uma evoluÃÃo nas produÃÃes, constatando que os alunos se apropriaram do gÃnero resenha e ainda desenvolveram habilidades como opinar, avaliar, comentar, apreciar, revisar e reescrever. Entendemos, ainda, que, por intermÃdio da prÃtica escrita, os resultados mostraram que houve um aprimoramento da condiÃÃo de letramento dos alunos.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350668132352