Ensino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9Â ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino e aprendizagem do gÃnero resenha de filme no 9 ano do ensino fundamental2018-12-00Pollyanne Bicalho Ribeiro03688169662http://lattes.cnpq.br/894916817030783460033815313Francisco Cleyton de Oliveira PaesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBREnsino GÃneros discursivos Dialogismo Cinema - Resenhas Cinema e linguagem Dialogismo (AnÃlise literÃria) Dialogismo EducaÃÃo e cinema GÃneros discursivosLETRASnÃo hÃO presente trabalho tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do gÃnero resenha de filme, a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD), baseada na metodologia de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). Para o aporte teÃrico deste trabalho, foram consideradas as noÃÃes de gÃnero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). Com relaÃÃo à noÃÃo de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como Ãs releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Jà no tocante ao ensino de gÃneros, apresentamos as consideraÃÃes de Dolz e Schneuwly (2004) e de Biasi-Rodrigues (2008), alÃm dos documentos oficiais: PCN e BNCC. Por fim, sobre o gÃnero resenha crÃtica e o seu ensino, consideramos Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme Gil (2008). A coleta de dados se deu pela aplicaÃÃo de uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). Com a produÃÃo do gÃnero resenha crÃtica, o resultado da nossa anÃlise mostrou uma evoluÃÃo nas produÃÃes, constatando que os alunos se apropriaram do gÃnero resenha e ainda desenvolveram habilidades como opinar, avaliar, comentar, apreciar, revisar e reescrever. Entendemos, ainda, que, por intermÃdio da prÃtica escrita, os resultados mostraram que houve um aprimoramento da condiÃÃo de letramento dos alunos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20647application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do gÃnero resenha de filme, a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD), baseada na metodologia de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). Para o aporte teÃrico deste trabalho, foram consideradas as noÃÃes de gÃnero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). Com relaÃÃo à noÃÃo de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como Ãs releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Jà no tocante ao ensino de gÃneros, apresentamos as consideraÃÃes de Dolz e Schneuwly (2004) e de Biasi-Rodrigues (2008), alÃm dos documentos oficiais: PCN e BNCC. Por fim, sobre o gÃnero resenha crÃtica e o seu ensino, consideramos Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme Gil (2008). A coleta de dados se deu pela aplicaÃÃo de uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). Com a produÃÃo do gÃnero resenha crÃtica, o resultado da nossa anÃlise mostrou uma evoluÃÃo nas produÃÃes, constatando que os alunos se apropriaram do gÃnero resenha e ainda desenvolveram habilidades como opinar, avaliar, comentar, apreciar, revisar e reescrever. Entendemos, ainda, que, por intermÃdio da prÃtica escrita, os resultados mostraram que houve um aprimoramento da condiÃÃo de letramento dos alunos. |
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