O ser como comeÃo da ciÃncia: a CiÃncia da LÃgica de Hegel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10216 |
Resumo: | A recusa hegeliana a todo Absoluto intuÃdo ou posto irrefletidamente exigiu a elaboraÃÃo de um sistema filosÃfico inteligÃvel e discursivo do princÃpio ao fim. A ideia daà decorrente à que a possibilidade de inteligibilidade deste Absoluto à correlata à possibilidade de sua exposiÃÃo. Ou seja, a necessidade a ele inerente, que precisa produzir seus prÃprios conteÃdos, exteriorizando-se e ao mesmo tempo reconhecendo sua identidade consigo mesmo, provando a necessidade do comeÃo na efetivaÃÃo de um sistema da ciÃncia que tem por base um projeto de uma ciÃncia da lÃgica fundadora da prÃpria ciÃncia em si mesma. Assim, o desenvolver de um princÃpio primeiro-Ãltimo especulativo, na filosofia hegeliana, marca o papel inequÃvoco de mediador, no sentido de liberar o sistema de mÃtodos e propostas exteriores e contingentes que ainda o condicionam. O resultado disso à que, na CiÃncia da LÃgica, a pressuposiÃÃo de um comeÃo imediato e vazio do sistema cientÃfico-filosÃfico das categorias do Absoluto, e o discurso metodolÃgico pelo qual ele se expÃe, precisam ser descritos e explicados, devido justamente ao carÃter incondicional do pensamento puro, no qual se estrutura tais bases para o dito sistema. Eis a tarefa, aparentemente irrecusÃvel à filosofia, de buscar a uniÃo entre ser e pensar em um sistema que seja capaz de se auto-fundar e justificar, doando bases sÃlidas nÃo somente a si, mas a toda e qualquer ciÃncia, o que o faz ser considerado como uma verdadeira doutrina da ciÃncia, capaz de estabelecer os pressupostos bÃsicos a todo e qualquer saber que se queira dizer vÃlido. Sendo em Hegel tal feito realizÃvel tÃo somente em bases de um mÃtodo dialÃtico, fruto da prÃpria natureza de comeÃo que traz imanente a si o elemento da contradiÃÃo, da negaÃÃo determinada, capaz de promover o autodesenvolvimento de um saber dito absoluto. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ser como comeÃo da ciÃncia: a CiÃncia da LÃgica de HegelThe Being as beginning of science: The Science of Logic of Hegel2008-03-31Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Marly Carvalho Soares05753732372http://lattes.cnpq.br/7904274005024958Konrad Christoph Utz60105681377 http://lattes.cnpq.br/0929660698674233kleber Carneiro Amora1912689138779603653349http://lattes.cnpq.br/8690938001272429Marcos FÃbio Alexandre NicolauUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRDialÃtica Sistema HegelDialectics System HegelFILOSOFIAA recusa hegeliana a todo Absoluto intuÃdo ou posto irrefletidamente exigiu a elaboraÃÃo de um sistema filosÃfico inteligÃvel e discursivo do princÃpio ao fim. A ideia daà decorrente à que a possibilidade de inteligibilidade deste Absoluto à correlata à possibilidade de sua exposiÃÃo. Ou seja, a necessidade a ele inerente, que precisa produzir seus prÃprios conteÃdos, exteriorizando-se e ao mesmo tempo reconhecendo sua identidade consigo mesmo, provando a necessidade do comeÃo na efetivaÃÃo de um sistema da ciÃncia que tem por base um projeto de uma ciÃncia da lÃgica fundadora da prÃpria ciÃncia em si mesma. Assim, o desenvolver de um princÃpio primeiro-Ãltimo especulativo, na filosofia hegeliana, marca o papel inequÃvoco de mediador, no sentido de liberar o sistema de mÃtodos e propostas exteriores e contingentes que ainda o condicionam. O resultado disso à que, na CiÃncia da LÃgica, a pressuposiÃÃo de um comeÃo imediato e vazio do sistema cientÃfico-filosÃfico das categorias do Absoluto, e o discurso metodolÃgico pelo qual ele se expÃe, precisam ser descritos e explicados, devido justamente ao carÃter incondicional do pensamento puro, no qual se estrutura tais bases para o dito sistema. Eis a tarefa, aparentemente irrecusÃvel à filosofia, de buscar a uniÃo entre ser e pensar em um sistema que seja capaz de se auto-fundar e justificar, doando bases sÃlidas nÃo somente a si, mas a toda e qualquer ciÃncia, o que o faz ser considerado como uma verdadeira doutrina da ciÃncia, capaz de estabelecer os pressupostos bÃsicos a todo e qualquer saber que se queira dizer vÃlido. Sendo em Hegel tal feito realizÃvel tÃo somente em bases de um mÃtodo dialÃtico, fruto da prÃpria natureza de comeÃo que traz imanente a si o elemento da contradiÃÃo, da negaÃÃo determinada, capaz de promover o autodesenvolvimento de um saber dito absoluto.The Hegelian refusal to entire Absolute suggests or post unrefletly demanded the establishment of a system of discursive and philosophical intelligible from the principle to the end. The idea is that the resulting possibility of intelligibility is the Absolute connection to the possibility of their exposure. That is, the inherent need it that needs to produce its own contents, extruding up while acknowledging its identity with itself, proving the need to start the effectiveness of a system of science that is based on a project of a science the logic founder of the science itself. Thus, the developing of a principle firstâlast speculation, the Hegelian philosophy, make clear the role of mediator, to liberate the system of methods and proposals outside and quotas that have condition. The result is that in the Science of Logic, the assumption of an early and immediate vacuum system of scientific-philosophical categories of the Absolute, and methodological speech in which it explains, must be described and explained, precisely due to the nature of the unconditional pure thought, which structure such bases to the said system. That is the task, apparently irrefutably the philosophy, to seek the union between being and thinking of a system that is capable of self-grounded and justified, donating solid basis not only to itself but to any science, which does be regarded as a genuine doctrine of science, able to establish the basic assumptions to any knowing that you want to say valid. As in Hegel made this feasible only on bases of a dialectical method, the fruit of the very nature of starting that brings you the inherent element of contradiction, denial determined, capable to promote self-development of a knowledge absolute said.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10216application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:13Zmail@mail.com - |
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