FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Andreza Amaral Lopes Lira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7036
Resumo: Tendo em vista a crescente discussÃo em torno da formaÃÃo de professores, o presente estudo à resultado da pesquisa de Mestrado em EducaÃÃo na linha de EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, eixo de estudo de FormaÃÃo de Professores. O objetivo geral à investigar se os alunos egressos da EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), oferecida pelo IFPA, estÃo utilizando em sua prÃtica pedagÃgica os conteÃdos ministrados no curso, bem como incentivando e sendo multiplicador da concepÃÃo do Programa na InstituiÃÃo. Os objetivos especÃficos sÃo contextualizar a implantaÃÃo do PROEJA a nÃvel nacional e IFPA, situando o momento polÃtico antes e durante sua implantaÃÃo, historiar e conceituar a proposta de currÃculo integrado para o PROEJA, buscando compreender e analisar quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos professores e gestores com relaÃÃo à efetivaÃÃo deste currÃculo, identificar e analisar qual a importÃncia, na visÃo dos alunos egressos da especializaÃÃo, da formaÃÃo continuada de professores na compreensÃo e efetivaÃÃo do currÃculo integrado concebido pelo PROEJA. A especializaÃÃo foi ofertada pelo IFPA de 2006 a 2009, sendo financiado exclusivamente pela SETEC/MEC, e objetivava formar profissionais com capacidades para atuar na elaboraÃÃo de estratÃgias e no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem, prevendo pro-ativamente as condiÃÃes necessÃrias e as alternativas possÃveis para o desenvolvimento adequado das prÃticas pedagÃgicas, visando o aprendizado do aluno. No trabalho abordaremos a formaÃÃo de professores, as duas grandes reformas da EducaÃÃo Profissional e TecnolÃgica de 1996 a 2010, faremos um breve apanhado sobre CurrÃculo, alÃm de todo o contexto polÃtico e social em que surgiu o PROEJA no Brasil e a EspecializaÃÃo no Ãmbito do IFPA. A pesquisa foi feita com docentes e tÃcnicos administrativos do campus BelÃm do IFPA, num total de 10 sujeitos, que concluÃram a EspecializaÃÃo nos anos de 2006 a 2008. A metodologia adotada foi a construtivista, utilizando o mÃtodo do CÃrculo HermenÃutico DialÃtico (CHD), proposto em 1989, por Guba e Lincoln, que visa atravÃs da conversa e da reflexÃo, uma discussÃo e construÃÃo conjunta entre os sujeitos escolhidos para a pesquisa e o entrevistador, em busca do que os referidos autores chamam de consenso (quando este à possÃvel). Esta metodologia vem de encontro ao mÃtodo positivista, que trabalha com a dualidade sujeito-objeto, o que na metodologia construtivista se constrÃi a partir da relaÃÃo de reciprocidade entre observador e observado, entre os atores da pesquisa. Trabalhamos autores que trazem a discussÃo da educaÃÃo profissional, como Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, e alguns que trabalham a formaÃÃo de professores como Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, alÃm de documentos institucionais, como relatÃrios circunstanciados e propostas pedagÃgicas dos cursos. A anÃlise final apontou que os sujeitos entrevistados conseguiram colocar em prÃtica os conhecimentos adquiridos na especializaÃÃo, sendo possÃvel, desta forma, atingir o objetivo geral deste estudo.
id UFC_5063c0dfafd56dc925e932734fb262a5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4833
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.Continuing education of teachers for PROEJA: the reality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Para - IFPA.2011-11-23Silvia Elizabeth Miranda de Moraes23115084749 http://lattes.cnpq.br/8794370391611153CÃlia Maria Machado de Brito06106226334http://lattes.cnpq.br/9308824217772725 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 68338015253http://lattes.cnpq.br/6488431776027704 Carla Andreza Amaral Lopes LiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo continuada de Professores PROEJA/IFPA CÃrculo HermenÃutico DialÃtico.Continuing Education of Teachers PROEJA / IFPA Hermeneutic Dialectic Circle.EDUCACAOTendo em vista a crescente discussÃo em torno da formaÃÃo de professores, o presente estudo à resultado da pesquisa de Mestrado em EducaÃÃo na linha de EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, eixo de estudo de FormaÃÃo de Professores. O objetivo geral à investigar se os alunos egressos da EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), oferecida pelo IFPA, estÃo utilizando em sua prÃtica pedagÃgica os conteÃdos ministrados no curso, bem como incentivando e sendo multiplicador da concepÃÃo do Programa na InstituiÃÃo. Os objetivos especÃficos sÃo contextualizar a implantaÃÃo do PROEJA a nÃvel nacional e IFPA, situando o momento polÃtico antes e durante sua implantaÃÃo, historiar e conceituar a proposta de currÃculo integrado para o PROEJA, buscando compreender e analisar quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos professores e gestores com relaÃÃo à efetivaÃÃo deste currÃculo, identificar e analisar qual a importÃncia, na visÃo dos alunos egressos da especializaÃÃo, da formaÃÃo continuada de professores na compreensÃo e efetivaÃÃo do currÃculo integrado concebido pelo PROEJA. A especializaÃÃo foi ofertada pelo IFPA de 2006 a 2009, sendo financiado exclusivamente pela SETEC/MEC, e objetivava formar profissionais com capacidades para atuar na elaboraÃÃo de estratÃgias e no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem, prevendo pro-ativamente as condiÃÃes necessÃrias e as alternativas possÃveis para o desenvolvimento adequado das prÃticas pedagÃgicas, visando o aprendizado do aluno. No trabalho abordaremos a formaÃÃo de professores, as duas grandes reformas da EducaÃÃo Profissional e TecnolÃgica de 1996 a 2010, faremos um breve apanhado sobre CurrÃculo, alÃm de todo o contexto polÃtico e social em que surgiu o PROEJA no Brasil e a EspecializaÃÃo no Ãmbito do IFPA. A pesquisa foi feita com docentes e tÃcnicos administrativos do campus BelÃm do IFPA, num total de 10 sujeitos, que concluÃram a EspecializaÃÃo nos anos de 2006 a 2008. A metodologia adotada foi a construtivista, utilizando o mÃtodo do CÃrculo HermenÃutico DialÃtico (CHD), proposto em 1989, por Guba e Lincoln, que visa atravÃs da conversa e da reflexÃo, uma discussÃo e construÃÃo conjunta entre os sujeitos escolhidos para a pesquisa e o entrevistador, em busca do que os referidos autores chamam de consenso (quando este à possÃvel). Esta metodologia vem de encontro ao mÃtodo positivista, que trabalha com a dualidade sujeito-objeto, o que na metodologia construtivista se constrÃi a partir da relaÃÃo de reciprocidade entre observador e observado, entre os atores da pesquisa. Trabalhamos autores que trazem a discussÃo da educaÃÃo profissional, como Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, e alguns que trabalham a formaÃÃo de professores como Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, alÃm de documentos institucionais, como relatÃrios circunstanciados e propostas pedagÃgicas dos cursos. A anÃlise final apontou que os sujeitos entrevistados conseguiram colocar em prÃtica os conhecimentos adquiridos na especializaÃÃo, sendo possÃvel, desta forma, atingir o objetivo geral deste estudo.On account of the increasing discussion about the teacher formation, this present study is the result of the research of the Masterâs Course on Education, in the branch of study Teacher Formation. The main goal of this work is to investigate if the former students of the EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), offered by IFPA are using the knowledge acquired in the course in their pedagogical practice. Also, is those students are stimulating and acting as multipliers of the Program ideas in the Institution. The specific objectives are: to contextualize the implementation of PROEJA at a national level and at IFPA, posing the political moment before and after its posing the political moment before and after its effectuation; to describe and conceptualize the proposition of the integrated curriculum for the PROEJA, seeking to understand and analize which are the difficulties and possibilities found by the teachers and managers when considering the accomplishment of that curriculum; to identify and examine the importance of the specialization, of the continuous teacher formation on the understanding and actuation of the integrated curriculum conceived by the PROEJA. The post-graduation course was presented by the IFPA from 2006 to 2009, financed exclusively by SETEC/MEC and aimed to train professionals with abilities to act on the development of strategies and on the establishment of creative forms of the learning and teaching activities. Also, the course had the goal of foreseeing in a pro-active way the necessary conditions and possible alternatives for the adequate development of the pedagogical practice, aiming the studentâs learning. The teacher formation will be considered in this work, as well as the two reforms of the Professional and Technological Education, in 1996 and 2010; a brief summary of curriculum will be done besides the complete political and social context from which the PROEJA arose in Brazil and the post-graduation course in the IFPA. The research was carried out with teachers and administrative workers from the IFPA-campus BelÃm, in a total of 10 subjects who finished the course from 2006 to 2008. The chosen method was the Construtivist one, using the Hermeneutic Dialectic Circle technique (HDC), proposed in 1989 by Guba and Lincoln, that aims a joint discussion and construction among the subjects of the research and the interviewer, through talking and thinking, seeking what the mentioned authors call consent (when it is possible). This methodology echoes the Positivist method, that works with the duality subject-object, which in the Construtivist methodology is built from the reciprocity relationship between the observer and the observed, among the authors of the research. We dealt with authors who bring about the discussion on the Professional education, such as Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, and some others who work on the teacher formation theme as Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif. Institutional documents like reports and pedagogical course propositions were used. The final analysis pointed out that the subjects who were interviewed succeeded in practicing the knowledge acquired in the post graduation course. Thus, it was possible to achieve the general objective of this study.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7036application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Continuing education of teachers for PROEJA: the reality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Para - IFPA.
title FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
spellingShingle FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
Carla Andreza Amaral Lopes Lira
FormaÃÃo continuada de Professores
PROEJA/IFPA
CÃrculo HermenÃutico DialÃtico.
Continuing Education of Teachers
PROEJA / IFPA
Hermeneutic Dialectic Circle.
EDUCACAO
title_short FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
title_full FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
title_fullStr FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
title_full_unstemmed FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
title_sort FormaÃÃo continuada de professores para o PROEJA: a realidade do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Parà - IFPA.
author Carla Andreza Amaral Lopes Lira
author_facet Carla Andreza Amaral Lopes Lira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvia Elizabeth Miranda de Moraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23115084749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8794370391611153
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CÃlia Maria Machado de Brito
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06106226334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9308824217772725
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 68338015253
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6488431776027704
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Andreza Amaral Lopes Lira
contributor_str_mv Silvia Elizabeth Miranda de Moraes
CÃlia Maria Machado de Brito
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo continuada de Professores
PROEJA/IFPA
CÃrculo HermenÃutico DialÃtico.
topic FormaÃÃo continuada de Professores
PROEJA/IFPA
CÃrculo HermenÃutico DialÃtico.
Continuing Education of Teachers
PROEJA / IFPA
Hermeneutic Dialectic Circle.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing Education of Teachers
PROEJA / IFPA
Hermeneutic Dialectic Circle.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Tendo em vista a crescente discussÃo em torno da formaÃÃo de professores, o presente estudo à resultado da pesquisa de Mestrado em EducaÃÃo na linha de EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, eixo de estudo de FormaÃÃo de Professores. O objetivo geral à investigar se os alunos egressos da EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), oferecida pelo IFPA, estÃo utilizando em sua prÃtica pedagÃgica os conteÃdos ministrados no curso, bem como incentivando e sendo multiplicador da concepÃÃo do Programa na InstituiÃÃo. Os objetivos especÃficos sÃo contextualizar a implantaÃÃo do PROEJA a nÃvel nacional e IFPA, situando o momento polÃtico antes e durante sua implantaÃÃo, historiar e conceituar a proposta de currÃculo integrado para o PROEJA, buscando compreender e analisar quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos professores e gestores com relaÃÃo à efetivaÃÃo deste currÃculo, identificar e analisar qual a importÃncia, na visÃo dos alunos egressos da especializaÃÃo, da formaÃÃo continuada de professores na compreensÃo e efetivaÃÃo do currÃculo integrado concebido pelo PROEJA. A especializaÃÃo foi ofertada pelo IFPA de 2006 a 2009, sendo financiado exclusivamente pela SETEC/MEC, e objetivava formar profissionais com capacidades para atuar na elaboraÃÃo de estratÃgias e no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem, prevendo pro-ativamente as condiÃÃes necessÃrias e as alternativas possÃveis para o desenvolvimento adequado das prÃticas pedagÃgicas, visando o aprendizado do aluno. No trabalho abordaremos a formaÃÃo de professores, as duas grandes reformas da EducaÃÃo Profissional e TecnolÃgica de 1996 a 2010, faremos um breve apanhado sobre CurrÃculo, alÃm de todo o contexto polÃtico e social em que surgiu o PROEJA no Brasil e a EspecializaÃÃo no Ãmbito do IFPA. A pesquisa foi feita com docentes e tÃcnicos administrativos do campus BelÃm do IFPA, num total de 10 sujeitos, que concluÃram a EspecializaÃÃo nos anos de 2006 a 2008. A metodologia adotada foi a construtivista, utilizando o mÃtodo do CÃrculo HermenÃutico DialÃtico (CHD), proposto em 1989, por Guba e Lincoln, que visa atravÃs da conversa e da reflexÃo, uma discussÃo e construÃÃo conjunta entre os sujeitos escolhidos para a pesquisa e o entrevistador, em busca do que os referidos autores chamam de consenso (quando este à possÃvel). Esta metodologia vem de encontro ao mÃtodo positivista, que trabalha com a dualidade sujeito-objeto, o que na metodologia construtivista se constrÃi a partir da relaÃÃo de reciprocidade entre observador e observado, entre os atores da pesquisa. Trabalhamos autores que trazem a discussÃo da educaÃÃo profissional, como Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, e alguns que trabalham a formaÃÃo de professores como Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, alÃm de documentos institucionais, como relatÃrios circunstanciados e propostas pedagÃgicas dos cursos. A anÃlise final apontou que os sujeitos entrevistados conseguiram colocar em prÃtica os conhecimentos adquiridos na especializaÃÃo, sendo possÃvel, desta forma, atingir o objetivo geral deste estudo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv On account of the increasing discussion about the teacher formation, this present study is the result of the research of the Masterâs Course on Education, in the branch of study Teacher Formation. The main goal of this work is to investigate if the former students of the EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), offered by IFPA are using the knowledge acquired in the course in their pedagogical practice. Also, is those students are stimulating and acting as multipliers of the Program ideas in the Institution. The specific objectives are: to contextualize the implementation of PROEJA at a national level and at IFPA, posing the political moment before and after its posing the political moment before and after its effectuation; to describe and conceptualize the proposition of the integrated curriculum for the PROEJA, seeking to understand and analize which are the difficulties and possibilities found by the teachers and managers when considering the accomplishment of that curriculum; to identify and examine the importance of the specialization, of the continuous teacher formation on the understanding and actuation of the integrated curriculum conceived by the PROEJA. The post-graduation course was presented by the IFPA from 2006 to 2009, financed exclusively by SETEC/MEC and aimed to train professionals with abilities to act on the development of strategies and on the establishment of creative forms of the learning and teaching activities. Also, the course had the goal of foreseeing in a pro-active way the necessary conditions and possible alternatives for the adequate development of the pedagogical practice, aiming the studentâs learning. The teacher formation will be considered in this work, as well as the two reforms of the Professional and Technological Education, in 1996 and 2010; a brief summary of curriculum will be done besides the complete political and social context from which the PROEJA arose in Brazil and the post-graduation course in the IFPA. The research was carried out with teachers and administrative workers from the IFPA-campus BelÃm, in a total of 10 subjects who finished the course from 2006 to 2008. The chosen method was the Construtivist one, using the Hermeneutic Dialectic Circle technique (HDC), proposed in 1989 by Guba and Lincoln, that aims a joint discussion and construction among the subjects of the research and the interviewer, through talking and thinking, seeking what the mentioned authors call consent (when it is possible). This methodology echoes the Positivist method, that works with the duality subject-object, which in the Construtivist methodology is built from the reciprocity relationship between the observer and the observed, among the authors of the research. We dealt with authors who bring about the discussion on the Professional education, such as Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, and some others who work on the teacher formation theme as Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif. Institutional documents like reports and pedagogical course propositions were used. The final analysis pointed out that the subjects who were interviewed succeeded in practicing the knowledge acquired in the post graduation course. Thus, it was possible to achieve the general objective of this study.
description Tendo em vista a crescente discussÃo em torno da formaÃÃo de professores, o presente estudo à resultado da pesquisa de Mestrado em EducaÃÃo na linha de EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, eixo de estudo de FormaÃÃo de Professores. O objetivo geral à investigar se os alunos egressos da EspecializaÃÃo PROEJA (Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade EJA), oferecida pelo IFPA, estÃo utilizando em sua prÃtica pedagÃgica os conteÃdos ministrados no curso, bem como incentivando e sendo multiplicador da concepÃÃo do Programa na InstituiÃÃo. Os objetivos especÃficos sÃo contextualizar a implantaÃÃo do PROEJA a nÃvel nacional e IFPA, situando o momento polÃtico antes e durante sua implantaÃÃo, historiar e conceituar a proposta de currÃculo integrado para o PROEJA, buscando compreender e analisar quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos professores e gestores com relaÃÃo à efetivaÃÃo deste currÃculo, identificar e analisar qual a importÃncia, na visÃo dos alunos egressos da especializaÃÃo, da formaÃÃo continuada de professores na compreensÃo e efetivaÃÃo do currÃculo integrado concebido pelo PROEJA. A especializaÃÃo foi ofertada pelo IFPA de 2006 a 2009, sendo financiado exclusivamente pela SETEC/MEC, e objetivava formar profissionais com capacidades para atuar na elaboraÃÃo de estratÃgias e no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem, prevendo pro-ativamente as condiÃÃes necessÃrias e as alternativas possÃveis para o desenvolvimento adequado das prÃticas pedagÃgicas, visando o aprendizado do aluno. No trabalho abordaremos a formaÃÃo de professores, as duas grandes reformas da EducaÃÃo Profissional e TecnolÃgica de 1996 a 2010, faremos um breve apanhado sobre CurrÃculo, alÃm de todo o contexto polÃtico e social em que surgiu o PROEJA no Brasil e a EspecializaÃÃo no Ãmbito do IFPA. A pesquisa foi feita com docentes e tÃcnicos administrativos do campus BelÃm do IFPA, num total de 10 sujeitos, que concluÃram a EspecializaÃÃo nos anos de 2006 a 2008. A metodologia adotada foi a construtivista, utilizando o mÃtodo do CÃrculo HermenÃutico DialÃtico (CHD), proposto em 1989, por Guba e Lincoln, que visa atravÃs da conversa e da reflexÃo, uma discussÃo e construÃÃo conjunta entre os sujeitos escolhidos para a pesquisa e o entrevistador, em busca do que os referidos autores chamam de consenso (quando este à possÃvel). Esta metodologia vem de encontro ao mÃtodo positivista, que trabalha com a dualidade sujeito-objeto, o que na metodologia construtivista se constrÃi a partir da relaÃÃo de reciprocidade entre observador e observado, entre os atores da pesquisa. Trabalhamos autores que trazem a discussÃo da educaÃÃo profissional, como Marise Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, e alguns que trabalham a formaÃÃo de professores como Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, alÃm de documentos institucionais, como relatÃrios circunstanciados e propostas pedagÃgicas dos cursos. A anÃlise final apontou que os sujeitos entrevistados conseguiram colocar em prÃtica os conhecimentos adquiridos na especializaÃÃo, sendo possÃvel, desta forma, atingir o objetivo geral deste estudo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7036
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295155039502336