AnÃlise da atenÃÃo primÃria à saÃde da sede de Sobral, Cearà a partir da teoria de sistemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7491 |
Resumo: | A avaliaÃÃo da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde ganha destaque no Sistema Ãnico de SaÃde (SUS), mas enfrenta desafios teÃricos e operacionais decorrentes da complexidade de seus processos e de suas mÃltiplas causas conjunturais e histÃricas. Em Sobral, CearÃ, a construÃÃo do Sistema Municipal de SaÃde, enquanto um conjunto de serviÃos coordenados por gestÃo local, com Ãrea geogrÃfica definida e metas para melhoria da situaÃÃo de saÃde da populaÃÃo claramente estabelecidas, iniciou-se em 1997. Diante disso, nos reportamos ao modelo de atenÃÃo a saÃde vigente em Sobral, completou dez anos de implantaÃÃo, embasado nos pressupostos do Programa SaÃde da FamÃlia, e centrado nas aÃÃes de promoÃÃo da saÃde e prevenÃÃo das doenÃas, no sentido de avaliar como se encontra esse processo de mudanÃa ao longo desse perÃodo. Nos propomos, neste estudo a analisar o cenÃrio da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde à luz do pensamento sistÃmico. Para tanto, desenvolvemos um estudo avaliativo de abordagem qualitativa, a partir dos referenciais do Pensamento SistÃmico (PS). Os atores sociais da pesquisa foram os profissionais que atuam na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia de trÃs Centros de SaÃde da FamÃlia de Sobral, CearÃ, os gerentes destes Centros de SaÃde e os usuÃrios do serviÃo de saÃde, que aceitaram participar da pesquisa a partir da utilizaÃÃo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As informaÃÃes foram coletadas durante o ano de 2006, a partir de formulÃrio, grupo focal e entrevista. Os dados foram analisados a partir da TÃcnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, prevaleceram os fatores facilitadores da satisfaÃÃo dos serviÃos apresentados: acolhimento, sentimento de conforto, limpeza das UBS, satisfaÃÃo com o atendimento, a nÃo existÃncia de dÃvidas pÃs-consulta, confianÃa no trabalho da equipe, respeito demonstrado pela equipe; Sendo os restritivos: limitadas informaÃÃes sobre o funcionamento do serviÃo e pouca receptividade dos usuÃrios para participaÃÃo nas sessÃes educativas. O estudo demonstrou ainda que os profissionais da equipe de saÃde da famÃlia, tem uma forte relaÃÃo estabelecida com a comunidade do territÃrio de abrangÃncia da mesma e isso se apresenta como um determinante da qualidade da assistÃncia prestada, mostra tambÃm a importÃncia do agente comunitÃrio de saÃde como elo de ligaÃÃo entre profissionais e comunidade, a participaÃÃo da comunidade nas tomadas de decisÃo atravÃs do espaÃo da roda de co gestÃo de coletivos, percebemos ainda a dificuldade dos gerentes dos Centros de SaÃde da FamÃlia em assumir dois papÃis gerenciamento e cuidado das famÃlias, a dificuldade de acesso da populaÃÃo em relaÃÃo aos serviÃos mÃdicos. Por fim, o estudo demonstrou que os princÃpios da promoÃÃo da saÃde estÃo presentes em alguns aspectos, mas ainda precisam esforÃos de todas as esferas de governo para que as aÃÃes sejam fortalecidas atravÃs de polÃticas centradas na promoÃÃo da saÃde e prevenÃÃo de doenÃas, permitindo um melhor desempenho dos atores na ESF, inclusive de mais investimentos que priorizem o financiamento dos componentes que dÃo sustentabilidade as polÃticas na atenÃÃo primÃria. |
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Em Sobral, CearÃ, a construÃÃo do Sistema Municipal de SaÃde, enquanto um conjunto de serviÃos coordenados por gestÃo local, com Ãrea geogrÃfica definida e metas para melhoria da situaÃÃo de saÃde da populaÃÃo claramente estabelecidas, iniciou-se em 1997. Diante disso, nos reportamos ao modelo de atenÃÃo a saÃde vigente em Sobral, completou dez anos de implantaÃÃo, embasado nos pressupostos do Programa SaÃde da FamÃlia, e centrado nas aÃÃes de promoÃÃo da saÃde e prevenÃÃo das doenÃas, no sentido de avaliar como se encontra esse processo de mudanÃa ao longo desse perÃodo. Nos propomos, neste estudo a analisar o cenÃrio da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde à luz do pensamento sistÃmico. Para tanto, desenvolvemos um estudo avaliativo de abordagem qualitativa, a partir dos referenciais do Pensamento SistÃmico (PS). 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Through this, we report on the current health care model in Sobral that has completed ten years of implantation, based on presuppositions from the Family Health Program and centered on health promotion actions and illness prevention, in the sense of evaluating how this process of change is faring throughout this process and socialize, after research, the main indicators of change, enabling the redirecting of actions proposed by the actors involved in the system from the perspective of health care professionals and users. Understanding the intrinsic relationship between the Health Care model developed in Sobral and the presuppositions of Health Promotion, we propose in this study to analyze the Primary Health Care scenario in the light of systemic thinking, taking the year 2006 as reference. For which, we developed an evaluative study with qualitative approach, from the referential of Systemic Thinking (ST). The social actors in the survey were the professionals that perform in the Family Health Strategy in the three Health Centers in Sobral, CearÃ: Pedrinhas, Sumarà and Padre Palhano, the managers of these Health Centers and the health service users, who accepted to participate in the survey by means of a Term of Free and Informed Consent. The information was collected by means of a form, group focus and interview. For the data from interviews, managers and focus groups, we used the Collective Subject Speech technique. In the results, the facilitating factors for the satisfaction of presented services prevailed: reception, sense of comfort, at Basic Health Units, attendance satisfaction, and non-existence of post-consultation doubts, confidence in the work team, respect demonstrated by the team; With limitations being in smaller proportions and overcome by the relevance of facilitating factors, being presented by: limited information on the running of the service and little receptivity from users for participation in educative sessions. The study demonstrated that the professionals from the Family Health Team (FHT) had a strong relationship established with the community in the territory covered and this is presented as a determinant in the quality of assistance provided. Finally, we require articulation from all the governmental and non-governmental spheres to rethink, discuss and redirect strategies that permit better performance and running of (FHTs), including more investments that prioritize the financing of components that give sustainability to policies in primary care.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7491application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:28Zmail@mail.com - |
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