AnÃlise do processo de trabalho das equipes de saÃde bucal na microrregiÃo de sobral e sua relaÃÃo com os atributos da atenÃÃo primaria a saÃde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pollyana Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10191
Resumo: Esta dissertaÃÃo analisa o processo de trabalho das Equipes de SaÃde Bucal (ESB), na AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde (APS) da 11 RegiÃo de SaÃde (RS) de Sobral, CearÃ, e sua relaÃÃo com os atributos da APS. Utilizou-se questÃes adaptadas do Instrumento de AvaliaÃÃo da APS (PCATool), versÃo profissionais, e questÃes abertas. AnÃlises de correlaÃÃo utilizando testes estatÃsticos verificaram associaÃÃo entre as variÃveis. O mÃtodo de anÃlise de conteÃdo temÃtica foi aplicado nas perguntas abertas. O questionÃrio foi respondido por 91 CirurgiÃes-Dentistas (CD) e a taxa de nÃo resposta e recusas foi de 12,8%. Os atributos coordenaÃÃo do cuidado e orientaÃÃo familiar apresentaram alto escore geral (> 6,6) em todos os portes populacionais. A orientaÃÃo comunitÃria e competÃncia cultural apresentaram escore prÃximo ao ideal. Os atributos da longitudinalidade e acesso apresentaram baixos escores gerais (< 6,6). O acesso obteve o menor escore mÃdio em relaÃÃo a todos os atributos da APS. Todos os tipos de porte populacional apresentaram baixo escore geral para APS. Observou-se associaÃÃo positiva entre o porte populacional dos municÃpios, a presenÃa de cadastro dos pacientes, a realizaÃÃo de visitas domiciliares e a flexibilidade dos horÃrios de atendimento das ESB. A empregabilidade, atravÃs de vÃnculos formais, apresentou-se positivamente associada ao tempo de permanÃncia na mesma equipe, e negativamente associada ao porte populacional. A especializaÃÃo em SaÃde da FamÃlia esteve positivamente associada ao tempo de trabalho dos CD na APS. A programaÃÃo da demanda foi mais presente nas ESB de municÃpios acima de 20.000 habitantes. Os grupos mais priorizados entre as ESB, que apresentam algum tipo de programaÃÃo de demanda, foram os de gestantes, crianÃas, adultos e idosos. A maioria das ESB (86%) realiza procedimentos clÃnicos bÃsicos, entretanto, a realizaÃÃo de outras atividades, como visitas domiciliares e instalaÃÃo de prÃteses totais estÃo em fase inicial de implantaÃÃo. A garantia de atendimento à demanda espontÃnea e tambÃm a realizaÃÃo de aÃÃes programÃticas ainda se constituem como desafios para as ESB. A mudanÃa das prÃticas no processo de trabalho das ESB està em processo incipiente, entretanto, verificou-se uma maior sistematizaÃÃo destas aÃÃes em municÃpios de grande porte.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise do processo de trabalho das equipes de saÃde bucal na microrregiÃo de sobral e sua relaÃÃo com os atributos da atenÃÃo primaria a saÃde.The attributes of the Primary Health Care and the working process of the Oral Health Teams, inserted in the Family Health Strategy2012-03-27AndrÃa Silvia Walter de Aguiar31761500325http://lattes.cnpq.br/0341117842153741 Maria Adelane Monteiro da Silva46396810387http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755913J9Maria Socorro de AraÃjo Dias41433564300http://lattes.cnpq.br/925174326259217754667615320Pollyana Martins Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (Campus da UFC em Sobral-CE) UFCBRAtenÃÃo Primaria à SaÃde Programa SaÃde da FamÃlia ServiÃos de SaÃde BucalPrimary Health Care Family Health Program Oral Health ServicesSAUDE COLETIVAEsta dissertaÃÃo analisa o processo de trabalho das Equipes de SaÃde Bucal (ESB), na AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde (APS) da 11 RegiÃo de SaÃde (RS) de Sobral, CearÃ, e sua relaÃÃo com os atributos da APS. Utilizou-se questÃes adaptadas do Instrumento de AvaliaÃÃo da APS (PCATool), versÃo profissionais, e questÃes abertas. AnÃlises de correlaÃÃo utilizando testes estatÃsticos verificaram associaÃÃo entre as variÃveis. O mÃtodo de anÃlise de conteÃdo temÃtica foi aplicado nas perguntas abertas. O questionÃrio foi respondido por 91 CirurgiÃes-Dentistas (CD) e a taxa de nÃo resposta e recusas foi de 12,8%. Os atributos coordenaÃÃo do cuidado e orientaÃÃo familiar apresentaram alto escore geral (> 6,6) em todos os portes populacionais. A orientaÃÃo comunitÃria e competÃncia cultural apresentaram escore prÃximo ao ideal. Os atributos da longitudinalidade e acesso apresentaram baixos escores gerais (< 6,6). O acesso obteve o menor escore mÃdio em relaÃÃo a todos os atributos da APS. Todos os tipos de porte populacional apresentaram baixo escore geral para APS. Observou-se associaÃÃo positiva entre o porte populacional dos municÃpios, a presenÃa de cadastro dos pacientes, a realizaÃÃo de visitas domiciliares e a flexibilidade dos horÃrios de atendimento das ESB. A empregabilidade, atravÃs de vÃnculos formais, apresentou-se positivamente associada ao tempo de permanÃncia na mesma equipe, e negativamente associada ao porte populacional. A especializaÃÃo em SaÃde da FamÃlia esteve positivamente associada ao tempo de trabalho dos CD na APS. A programaÃÃo da demanda foi mais presente nas ESB de municÃpios acima de 20.000 habitantes. Os grupos mais priorizados entre as ESB, que apresentam algum tipo de programaÃÃo de demanda, foram os de gestantes, crianÃas, adultos e idosos. A maioria das ESB (86%) realiza procedimentos clÃnicos bÃsicos, entretanto, a realizaÃÃo de outras atividades, como visitas domiciliares e instalaÃÃo de prÃteses totais estÃo em fase inicial de implantaÃÃo. A garantia de atendimento à demanda espontÃnea e tambÃm a realizaÃÃo de aÃÃes programÃticas ainda se constituem como desafios para as ESB. A mudanÃa das prÃticas no processo de trabalho das ESB està em processo incipiente, entretanto, verificou-se uma maior sistematizaÃÃo destas aÃÃes em municÃpios de grande porte. The objective of this study was to analyze the process of work of the Oral Health Teams (OHT), at the Primary Health Care (PHC) in 11th Region Health of Sobral city, Cearà state, Brazil, and OHT in relation to the attributes of the PHC. For data collection, questions adapted from the Assessment Instrument PHC (PCATool), professional version and subjective questions. Statistical tests analyzed the association between the variables. The method of thematic content analysis was applied to the subjective questions. The questionnaire was answered by 91 dentists and the non-response rate and refusals was 12.8%.The coordination of care and family counseling had a high overall score (> 6.6) in all population sizes. A community orientation and cultural competence scores were close to ideal. The acess and the longitudinality attribute reached low overall score (<6.6). The Access had the lowest average score in all population sizes and for all the attributes of the PHC. All types of population size had low overall score for PHC. There was a positive association between population size of cities, the presence of registration of patients, carrying out home visits and flexibility in opening hours of the OHT. The Employability, through formal links, presented positive association with length of stay on the same team, and negative association with population size of cities.The graduate in Family Health was positively associated with the working time of the dentist in the PHC. The demand schedule was more present in the OHT at cities above 20,000 inhabitants.The groups prioritized between the OHT, which have some kind of demand schedule, were the pregnant women, children, adults and elderlies. Most of the OHT (86%) perform basic clinical procedures, however, carrying out other activities such as home visits and installation of complete dentures are in early stages of deployment. ensure care for patients seeking health services and to priorizite groups for Oral attention are challenges for OHT. The practices changing in the work process of the OHT are in incipient process, however, it was found that a greater systematization of these actions in big cities.The use of PCATool allowed opportunity to examine the presence and extent of the attributes of the PHC in the working process of the OHT, and as a method for obtaining information on the direction and performance of oral health services in the PHC.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10191application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:10Zmail@mail.com -
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