Cultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educaÃÃo e currÃculo numa escola pÃblica de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leyla Beatriz de SÃ Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6257
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa participante realizada em uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Possui carÃter empÃrico e tem como principal objetivo contribuir para a aplicaÃÃo da Lei Federal n. 10.639/03 atravÃs da realizaÃÃo de atividades interativas com os alunos do perÃodo da tarde das turmas de infantil ao 5 ano. A proposta das oficinas foi criar mecanismos de valorizaÃÃo da cultura negra nessa escola. Estando o estado do Cearà sob o estigma de que âaqui nÃo hà negrosâ, muitos alunos e professores negam seu pertencimento Ãtnico, o que dificulta as aÃÃes direcionadas à valorizaÃÃo da HistÃria e Cultura Africana e Afro-brasileira em nosso estado. Outro fator citado relevante que interfere de forma negativa nas relaÃÃes Ãtnico-raciais dentro da escola, alavancando preconceitos, à a quase que total invisibilidade de personagens negros na mÃdia e na literatura, ou quando existem, ocupam papÃis irrelevantes ou malignos. As atividades realizadas na escola tiveram carÃter antirracista e evidenciaram o negro como figura de destaque. Para tanto, elas procuraram se enquadrar especialmente nas Ãreas de Literatura, HistÃria e EducaÃÃo ArtÃstica, sendo estas consideradas prioritÃrias no contexto escolar pela Lei Federal n. 10.639/03. Como anÃlise final, foi possÃvel verificar como os alunos reagiram de forma positiva com a introduÃÃo de conteÃdos sobre as populaÃÃes africanas e afrodescendentes. Ademais, ocorreram mudanÃas significativas na escola como tentativa de garantir a continuidade de atividades de valorizaÃÃo da cultura negra.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educaÃÃo e currÃculo numa escola pÃblica de FortalezaAfrocearense culture: a study on African education and curriculum in a public school of Fortaleza2011-07-04Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Ivan Costa Lima55280935972ttp://lattes.cnpq.br/8062245626803864Maria Zelma de AraÃjo Madeira37320629372http://lattes.cnpq.br/1832498331579131 87559129315http://lattes.cnpq.br/5155531418624334Leyla Beatriz de Sà OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREscola -Cearà Cultura africana Cultura AfrodescendenteSchool - Cearà African Culture African Descent CultureEDUCACAOEste trabalho consiste em uma pesquisa participante realizada em uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Possui carÃter empÃrico e tem como principal objetivo contribuir para a aplicaÃÃo da Lei Federal n. 10.639/03 atravÃs da realizaÃÃo de atividades interativas com os alunos do perÃodo da tarde das turmas de infantil ao 5 ano. A proposta das oficinas foi criar mecanismos de valorizaÃÃo da cultura negra nessa escola. Estando o estado do Cearà sob o estigma de que âaqui nÃo hà negrosâ, muitos alunos e professores negam seu pertencimento Ãtnico, o que dificulta as aÃÃes direcionadas à valorizaÃÃo da HistÃria e Cultura Africana e Afro-brasileira em nosso estado. Outro fator citado relevante que interfere de forma negativa nas relaÃÃes Ãtnico-raciais dentro da escola, alavancando preconceitos, à a quase que total invisibilidade de personagens negros na mÃdia e na literatura, ou quando existem, ocupam papÃis irrelevantes ou malignos. As atividades realizadas na escola tiveram carÃter antirracista e evidenciaram o negro como figura de destaque. Para tanto, elas procuraram se enquadrar especialmente nas Ãreas de Literatura, HistÃria e EducaÃÃo ArtÃstica, sendo estas consideradas prioritÃrias no contexto escolar pela Lei Federal n. 10.639/03. Como anÃlise final, foi possÃvel verificar como os alunos reagiram de forma positiva com a introduÃÃo de conteÃdos sobre as populaÃÃes africanas e afrodescendentes. Ademais, ocorreram mudanÃas significativas na escola como tentativa de garantir a continuidade de atividades de valorizaÃÃo da cultura negra. This work consists of a participatory research in a public school in Fortaleza. It has empirical character and its main objective is to contribute to the implementation of Federal Law 10.639/03 by conducting interactive activities with students in the afternoon classes with the groups of children from infant education to 5th period. The purpose of this research was to create mechanisms for recovery the Black Culture in this school. Concern to the stigma that state of Ceara "has not black people hereâ, many students deny their ethnic origins, which makes it more difficult the actions directed to the recovery of history and Afro-Brazilian and African culture in our state. Another factor cited as relevant that interfere negatively in the ethno-racial relations in the school, leveraging prejudices, is the almost total invisibility of black characters in the media and literature, and when they exist, deal with irrelevant or malignant roles. The activities at school were anti racist. To this end, they sought to fit especially in the areas of literature, history and art education, which are considered priorities in the school context by Federal Law 10.639/03. As the final analysis, it was possible to see how students reacted positively to the introduction of content about African people and their descent. Furthermore, it was noticed significant changes in the school as an attempt to ensure the continuity of recovery of Black culture. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6257application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:52Zmail@mail.com -
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